fbpx

“Fundação” – Isaac Asimov | UMA INDICAÇÃO POR DIA


Autora: Isaac Asimov
Editora: Editora Aleph
Páginas:
239

Fundação é minha série ”todo mundo devia ler”. Sempre que posso estou indicando e precisooo de mais gente para discutir sobre essa obra máxima comigo. Então, aproveitando a oportunidade, vou indicar a série aqui porque temos que manter em evidência, né? hahaha

Essa série conquistou o prêmio Hugo, um dos mais prestigiados prêmios para obras de ficção científica, e foi eleita melhor obra de Sci-Fi e Fantasia (em uma das premiações), superando até mesmo O Senhor dos Anéis, de JRR Tolkien.
A série é composta por sete livros, todos eles já lançados no Brasil, nos quais 3 deles compõem a ‘’trilogia principal’’ da história. São eles: Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação. São meus amores eternos logo depois de Harry Potter. Vou apresentar para vocês o primeiro livro, Fundação. Bora lá?

Hari Seldon é um psicólogo que vive num mundo futurístico onde a humanidade já alcançou e ocupou todos os planetas com possibilidade de manter a vida na Via Láctea, criando um verdadeiro Império Galáctico. Com isso, as pessoas até mesmo esqueceram-se de seu planeta origem.

A violência é o último refúgio do incompetente.

É nesse contexto que Seldon cria a psico-história, uma ciência que é uma mistura de psicologia, sociologia e matemática, que permite calcular o futuro de grandes massas (uma vez que o indivíduo é imprevisível). Após seus cálculos ele prevê o declínio próximo do Império Galáctico, que jogará a humanidade em 30.000 anos de barbárie até que sejam capazes de se reconduzir ao conhecimento e civilização. Com esta mesma ciência, Seldon consegue bolar um plano para reduzir esse tempo para 1.000 anos. Para isso Seldon pede ao governo de Trantor – a capital da galáxia, uma cidade construída a base de aço – para reunir as pessoas mais inteligentes e criar a Enciclopédia Galáctica.

Ao tentar avisar o Império sobre seu fim, ele é acusado de traição e exilado para o longíquo planeta Terminus, num dos extremos da galáxia, e é ali que ele inicia seu plano de criação da ‘’Fundação’’: dois planetas que ficariam em extremos opostos da galáxia e reconduziram a humanidade a era do conhecimento usando apenas os instintos de seus brilhantes habitantes e gravações do próprio Seldon como guia.

Sei que pareceu ser uma narrativa complexa, mas não é. Ela é fluída e espantosamente fácil de compreender. Asimov nos prende do início ao fim, totalmente absortos em descobrir como Salvor Hardin e outros futuros habitantes da Fundação descobrirão como prosseguir quanto aos planos de Seldon para salvar a humanidade da escuridão de 30 milênios.

Pessoalmente, considero esta uma leitura obrigatória para qualquer fã de ficção-científica e aconselho muito a qualquer pessoa, pois é uma obra agradável de ler e muito enriquecedora. Enredo incrível, personagens carismáticos, desdobramentos nunca vistos antes. Enfim, um prato cheio para qualquer leitor.


⠀⠀

Resenha por Grazi (instagram @grazicomenta)
Uma Indicação Por Dia é um projeto do Livros & Citações em colaboração com diversos leitores que visa, todos os dias, publicar uma indicação de livro. Para participar, basta enviar um email para contato@livrosecitacoes.com

Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0
51 compartilhamento

Qual sua Reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
3
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Gabrielle

"Guerra é Paz. Liberdade é Escravidão: Ignorância é Força"

Primeiros comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Choose A Format
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Notícia ou resenha
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
Os clássicos da Internet Listicles
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Rankeada
Vota ou desce para decidir o melhor item da lista