Autora: Maitena Burundarena
Editora: Benvirá
Páginas: 256
Classificação: 4/5 estrelas
Segredos de Menina é o romance de estreia de Maitena, mais conhecida por seus trabalhos como cartunista. Nessa ficção, que muitos acreditam ser autobiográfica, a história da protagonista é dividida em três partes.
O livro gira em torno de uma garota de doze anos de uma família tradicional de Buenos Aires, que já mudou de colégio quatro vezes nos últimos sete anos – e acha difícil que exista um mais chato que o atual – e a única coisa que faz sentido em sua vida é ficar o dia todo na rua com os amigos. Enquanto o tempo passa, e ela não é mais tão menina, seguimos seus passos pela movimentada Buenos Aires dos anos setenta, entre a morte de Perón e a Copa do Mundo. A mãe depressiva, o pai ausente, as brigas entre os irmãos, o internato, a primeira vez, a experiência com alucinógenos – tudo vai desenhando o perfil dessa adolescente que se exila por vontade própria de seu colégio, de sua família e até si mesma.
Maitena criou uma protagonista que retrata bem muitas adolescentes, apesar de um pouco mais louca e inconsequente, e conforme as páginas passam podemos conferir como ela amadurece até a história tomar outra intensidade em sua última parte.
Nossa protagonista é sombria, mas também é inocente e só vive a vida como melhor acha que deve ser vivida, mas essa busca pela felicidade acarreta em momentos inesperados, em escolhas que não podem ser desfeitas.
Inicialmente o livro pode não ser assim tão surpreendente, mas logo o leitor se encontra torcendo por essa menina jogada em uma família infeliz, sendo tocado por essa história tão poderosa e formando seu próprio felizes para sempre à garota ao término da leitura. A autora também se desdobrou para mostrar o contraste entre ricos e pobres e a ditadura latente no país na época.
E sim, eu indico a leitura desse livro. Segredos de Menina é uma história que mesmo dias após a leitura do livro ainda fica na mente do leitor, é uma realidade triste a retratada, mas também verídica e, mesmo nem tudo sendo flores, essa menina-mulher surpreende com sua disposição para encontrar algo de bom no seu mundo.
Parece ser aquele tipo de livro com a história comum e ao meso tempo que nos instiga nos empolga e nos incentiva a ler…Acho que acaba que alguns de nós nos identificamos em alguns momentos com esse tipo de história..porque querendo ou não já passamos por infância e adolescência e algumas situações são sempre vistas nessas fases da vida de cada um..Acho que isso faz com que torcemos e queiramos um final feliz sempre para esse tipo de protagonista.
Parece ser uma história bem interessante, mas não chamou tenta atenção pra mim. É desses livros que fico só com resenhas mesmo =/
Gostei do livro pelo contexto da vida em Buenos Aires, mas acho que não leria o livro pq não tenho muita paciência com esses dramas adolescentes, sempre acabo irritada com o livro.
Não me interessei tanto pelo livro, quem sabe mais para frente…
Bjs, Rose.
não gosto muito de livros assim, mas quem sabe um dia eu leia…
Não gosto muito desses dramas muito tristes ou dramáticos,por isso não me interessei pelo livro,mas a resenha está muito boa 😀
História forte. Realmente deve ser difícil viver em uma família sem estruturas. Tem pai e mãe, mas esses não estão nem ai. Já tem seus próprios problemas,sem ligar para o que acontece com os filhos,se estão se drogando e assim por diante. Deve ser uma barra viver em uma família assim.
Não é o tipo de leitura que eu gosto, mas gosto dos cartuns dessa autora, talvez um dia possa ler para comprovar o que eu estava perdendo ou não.
Apesar de ter achado o enredo bem curioso, a forma como a protagonista leve sua vida e tudo mais, o livro me pareceu bastante triste sabe, então não sei, leria se ele viesse até mim, mas não que eu fosse compra-lo para isso! Curioso é que gosto bastante dos cartuns da autora, já o livro não me conquistou tanto assim não!
Parabéns pela resenha! :*
Esse livro já me repeliu pela capa, li a resenha, gostei, mas mesmo assim não sinto vontade de ler.
Não me interessei pelo livro. Não achei a capa muito bacana e muito menos o enredo, não sei, não me chamou a atenção.
Parabéns pela resenha, foi muito bem escrita
Sua resenha me deixou curiosa, porém ainda não me matou de vontade de ler. Talvez um dia eu de uma oportunidade.
Beijoos