Pesquisa retratos da Leitura no Brasil aponta que 44% da população não são felizes, ou seja, não lê, e 30% nunca encontrou sua alma gêmea, ou seja, nunca comprou um livro.
Uma boa e má notícia para o cenário brasileiro. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Estadão, há mais leitores no Brasil; o que antes eram 50% da população, hoje são 56% de leitores, o que ainda é uma taxa baixa. Apesar da melhora, ainda é perceptível o quão pouco o brasileiro lê: cerca de 4,96 livros por ano – desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria.
A pesquisa realizada pelo ibope ouviu 5.012 pessoas, alfabetizadas ou não, amostra da pesquisa passada. Isso representa, segundo o Ibope, 93% da população brasileira, para a pesquisa o leitor que leu, CONSEGUIU ler apenas um livro nos últimos três meses isso me dá palpitação no coração. Já o não leitor é aquele que declarou não ter lido nenhum livro nos últimos três meses acho que estou enfartando.
Entre as pessoas que responderam a pesquisa, em torno de 74% não comprou nenhum livro nos últimos três meses. Já quanto a preferência de leitura, 16% da população prefere livros impresso e 1% e-book. Entre os livros mais lidos está A bíblia, em qualquer nível de escolaridade.
O que essa pesquisa deixa claro é que as pessoas ao seu redor podem fazer toda a diferença para o hábito da leitura. Para 67% da população não houveram pessoas que incentivassem a leitura em suas vidas, mas 33% tiveram alguma influência, e a mãe, ou alguma representante do sexo feminino, é a principal responsável. E claro, entre os sexos, as mulheres continuam lendo mais: 59% são leitoras, entre os homens 52% são leitores.
Poxa, eu leio 5 por mês!!!!
O importante é não ser chato!