[RESENHA RECORD] “À Sombra das Espadas” – Kamran Pasha



Autora: Kamran Pasha
Editora: Editora Record
Páginas:
 406
Classificação:
 4/5 estrelas

A Sombra das Espadas é um livro que relata três lados na Terceira Cruzadas. Nele, temos Ricardo I da Inglaterra, mais conhecido como Ricardo Coração de Leão, o guerreiro muçulmano e sultão Saladino e a linda judia Miriam. Essas três vidas se encontram durante a guerra e tudo pode mudar.

Eu estava com uma enorme vontade de ver um histórico cheio de guerra e ação e devo dizer que À Sombra das Espadas realmente cumpre esse propósito. As lutas são bem impressionantes e detalhadas, te deixando numa grande expectativa pelos acontecimentos.

Eu nunca li muito sobre as cruzadas, só algo rápido em uma aula de história e algumas referências em séries, então foi muito bom conhecer mais sobre pessoas como Ricardo e Saladino, mas o melhor mesmo foi se aprofundar nessa época e descobrir através das perspectivas muçulmanas e judias sobre o que estava acontecendo.

Então, já vou avisando que a autora não poupa detalhes, então se você não tiver estômago forte não encare esse livro. Kamran conta tudo, desde mortes à torturas, sinceramente tinha horas que eu me sentia repugnada com alguns acontecimentos feitos pelos Francos, eles pareciam os verdadeiros bárbaros dá história.

E, claro, eu amei a escrita da autora, ela é fluída e te faz querer ler mais. Além do livro ser escrito de diferentes pontos de vista, como os três principais e outros personagens, ela pincela tão bem as características de cada um que é impossível se perder entre eles.

Outra coisa que eu amei foram as intrigas da corte, que claro não podem faltar em um livro de época e estiveram bem presentes aqui, em ambas as cortes. Eu amo essas partes, pois a maioria das pessoas que fazem essas intrigas são as mulheres e isso mostra que quem manda na verdade são elas, não importa se você está na Inglaterra ou no Oriente Médio.

Eu gostei de alguns dos personagens principais, mas o sultão Saladino realmente conquistou  meu coração, primeiro porque morenos são sempre os meus preferidos e também porque ele é simplesmente um fofo, inteligente e uma pessoa que acredita na convivência pacífica entre os três povos de diferentes religiões. Já Ricardo e Miriam poderiam ir dançar a conga no Havaí ou desaparecer em um vulcão que eu não me importaria.

Aliás, o romance foi a parte que eu menos gostei, talvez porque acho mais interessantes os personagens sozinhos, menos a Mirian — porque os gênios não bateram — e o Ricardo, tudo bem que ele é bem legalzinho, mas esse desprezo que ele mostra pelas mulheres francesas meio que me irritou e me fez ficar com raiva. No resto, do triângulo, eu acho que só o Saladino se salvava.

Sinceramente, não acho que as pessoas deveria ver esse livro pelo romance, como promete a sinopse, mas sim por algo mais, com guerras e suas consequências, um aprofundamento histórico e mergulhar na visão de outras pessoas e entender um pouco mais sobre religiões, e eu adorei descobrir mais sobre o judaísmo e o islamismo.


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual sua Reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Debora

Estudante e residente de Cuiabá, capital do Mato-Grosso, divide seu tempo entre estudar, ler, se divertir, ver filme e séries. Lê de tudo um pouco, menos auto-ajuda e sobrenaturais. Ama séries de TV, principalmente as policiais como NCIS e Criminal Minds. Tem uma horrível tendência de gostar de personagens e casais que poucas pessoas gostam. Além de ter uma imaginação fértil, que a faz escrever fanfics que provavelmente nunca serão terminadas.

Primeiros comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Choose A Format
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Notícia ou resenha
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
Os clássicos da Internet Listicles
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Rankeada
Vota ou desce para decidir o melhor item da lista