[RESENHA SUMA DE LETRAS] “Travessia” – Ally Condie


Autora: Ally Condie
 Editora: Suma de Letras
 Páginas: 271
 Classificação: 3.5/5 estrelas

Eu nunca enrolei tanto para  ler um livro quanto enrolei com Travessia. Claro, eu tenho uma desculpa: Destino me esgotou. Ally Condie abusou tanto do lirismo que mesmo o final ganhando pontos comigo não há dúvidas de que se eu continuasse a ler a saga naquele momento eu estaria com muita bagagem e o segundo livro da dita cuja e sua respectiva resenha estariam fadados a receber uma classificação ruim.

No segundo livro da saga Matched, após os acontecimentos finais do livro anterior,  Cassia decide romper os preceitos que possuía e ir em busca de Ky nas Províncias Exteriores ao mesmo tempo que Ky, enquanto serve de alvo para o Inimigo, tenta viver em meio a desesperança e morte de centenas sem deixar de buscar uma chance de fuga. É nesse cenário que novos personagens são apresentados, dúvidas e mistérios sobre antigos vêm a tona e a saga quase me conquista. Foi um livro que começou bem para acabar em lugar nenhum.

Você tem alguma ideia do que é ser abandonado? 

A autora investiu em vários pontos, como não poderia deixar de ser. O maior deles foi o poder da palavra. Eu não sei dizer quanto a vocês mas foi esse fator que salvou grande parte da leitura em Destino. Quem melhor do que nós, assíduos leitores, para entender o poder da palavra? Afinal, bebemos dela diariamente. E Condie soube usar e abusar disso. Porém ao colocar Ky como narrador e rechear  Travessia de clichês, dois pontos que se melhor trabalhados poderiam ter dado um ótimo livro, o efeito foi inverso. Ky perde pontos e muito com seu jeitinho de ser. Sem dúvidas o time Xander, ao mesmo tempo que saiu perdendo pelo personagem pouco aparecer, também saiu ganhando porquê muitos debandaram do time Ky com a imagem empobrecida que Condie deixou dele.

Quando eu não estiver mais aqui, será sua vez de tomar meu lugar.

Em suma, foi uma leitura extremamente fácil mas apesar de a autora investir em vários pontos, esqueceu o principal: dar andamento na história. Sim, caros colegas, Travessia é um ponto morto, um livro estagnado e que pouco acrescenta. Apesar de ressaltar um personagem como o Piloto, o qual eu adoro e sempre encontro em livros distópicos, ainda falta muita fagulha para fazer de Matched uma ótima saga.

Sorteio do livro

 Para concorrer a um exemplar de Travessia, basta preencher o formulário. O sorteio será realizado em 16 de agosto. Lembrando que é necessário residir no Brasil e comentar no post.

a Rafflecopter giveaway


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual sua Reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Gabrielle

"Guerra é Paz. Liberdade é Escravidão: Ignorância é Força"

Primeiros comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Li umas resenhas elogiando, outras disseram que faltaram coisas. Mas isso é o bom da leitura, cada um cria sua própria opinião. Gostei de Destino. Não vou dizer que amei, mas gostei e quero ler o Travessia logo logo!

  2. Não li o primeiro então entendi algumas partes da resenha. haha
    Mas mesmo você dando menos de 4 estrelas, continuo me interessando.
    Uma coisa que gosto é de ler e comparar, pra ver se o que eu acho é o mesmo que as outras pessoas, ou parecido.
    É claro que muitos tem opiniões diferentes e momentos diferentes de leitura.
    To participando e to curiosa. :DD

    Beijos!
    Blog|Fã Page|Twitter|Sorteios

  3. Curti muito a resenha, só achei a capa meio meia-boca, mas ok. Tô curiosa pra ler esse livro, por ter visto mais qualidades do que defeitos de quem os descreve. Quem sabe agora ele não é meu, haha

    Participando!

  4. Caramba , estou de cara com a autora, pensei que nesse ela desenrolava a estória e acabou sem fazer isso, bom mas quem gosta deve ler né,d eve ter pontos bem importantes !

  5. Eu ainda não li o primeiro livro mas pela resenha fiquei muito interessada… é claro que após ler o primeiro livro pretendo ler o segundo, não vejo a hora de conhecer Ky e Xander e você me deixou bem curiosa a respeito do Piloto ^^

  6. Ja li Destino, não chegou a ser um dos meus favoritos, mas gostei. Pela resenha Travessia não deve animar tanto a ler, mas ainda espero uma melhora da série. Por isso, vou continuar acompanhando-a. 🙂

  7. Muito do que está ‘bombando’ atualmente no mundo dos leitores são as distopias… Coisa que muitos gostam e muitos outros não. Confesso não ter lido os livros dessa série e confesso, também, estar bastante curiosa a respeito. É estranho ler tiros de amores ou canhões sobre uma mesma coisa e permanecer na eterna dúvida de “mas, será?”.
    Se der sorte, eu ganho e leio o/ Tentando! 🙂

  8. Eu quero muito ler a continuação para ter minha própria opinião, eu adorei o 1º livro e quero muito ler o 2º!!!

    Boa sorte para quem está participando do sorteio!!

  9. Li Destino esse ano e não sei muito bem qual foi a minha opinião sobre a série. Por um lado gostei de conhecer os aspectos da Sociedade, mas por outro achei os personagens… fracos? Sempre fui team Xander. Bom, estava esperando que em Travessia a história andasse mais e melhor, afinal, acho que a série te um grande potencial, mas parece que não é isso que acontece, né? Uma pena. Resta esperar que no terceiro e ultimo volume Ally Condie “salve” a história.
    Beijos

  10. Nossa! Depois dessa resenha fiquei com um pé atrás para ler o livro.
    Ainda não li o primeiro, mas gostaria de ler e tirar minhas próprias conclusões.

  11. Quando Destino foi lançado, não me interessei pela serie. Mas tenho lido tantas resenhas de Travessia que estou ficando cada vez mais curiosa. Apesar de não ter mtas expectativas com o livro, pretendo ler. Bjkss

  12. Gabi, o Destino foi o primeiro livro distópico que li (pelo menos que eu me lembro de ter lido). Lembro que gostei MUITO na época. Mas de repente teve um boom tão grande de distopia, que desanimei. Queria ler só para saber o que aconteceu com eles, mas to meio sem paciência. Será ressaca literária do gênero?

    1. É uma boa pergunta, Dal. Eu estava com ressaca da saga em si mesmo mas acho que livro bom nós topamos a qualquer momento, indiferente do estilo <3

  13. Só li o primeiro o último parágrafo da sua resenha, confesso, porque tô aqui com Destino pra ler e fiquei com medo de encontrar algum spoiler dele. Bom, pela parte que li percebi que mais uma série está sofrendo com “a maldição do 2º livro”. Sério, não sei se já percebeu, mas o 2º livro da série (da maioria delas) cai um pouquinho…

  14. amei a resenha
    quero muito ler o livro
    obrigada pela oportunidade rs
    x
    https://twitter.com/Ellianeramos/status/227608460940947456
    X
    X
    X
    PARTICIPANDO DO SORTEIO
    AMO O BLOG. SIGO O BLOG.
    NOME: ELIANE RAMOS DE SOUZA
    SEGUIDORA: ELLIANE RAMOS
    skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/570471-elliane-ramos
    twitter: https://twitter.com/#!/Ellianeramos
    newsletter: [email protected]
    facebook: https://www.facebook.com/Elliane.linda
    blog: ellianeramos.blogspot.com
    ESTADO: RIO DE JANEIRO
    PAÍS: BRASIL
    AMEI O SORTEIO. QUERO GANHAR.
    OBRIGADA. BEIJOS
    x
    x

  15. Já li destino e adorei apesar de ter sido um pouco lenta a historia,mas acho que Travessia vai ser um máximo pelo menos e isso que deixa no ar no final de Destino.

  16. Participando!!
    adoro livros sobre distopia, mesmo seu post não dando muitos pontos sobre livro, odeio tb quando autores escrevem 3 livros que poderiam ser 2…
    Mas mesmo assim quero saber tudo sobre essa série…

  17. “Eu nunca enrolei tanto para ler um livro quanto enrolei com Travessia. Claro, eu tenho uma desculpa: Destino me esgotou.”

    O mesmo! só quero ganhar Travessia, pq detesto ficar sem saber o final!

  18. Ai to loca pra ler esse livro, destino é realmente lindo e estou aguardando muito esse livro mesmo já tendo lido algumas criticas negativas quanto a ele.

  19. Confesso que só leio trilogias quando estão completas por isso não li nem o primeiro livro ainda. Mas gosto de distopias, então dependendo dos comentários sobre o final eu vou decidir se leio ou não, afinal são tantos livros para ler.

  20. Nunca li o livro (por falta de vontade nao foi $$) mas a capa é incrivelmente linda e a sinopse bem legal, alem de que esse tema do livro é bem legal, quando bem bem desenvolvido.

  21. Eu tô doida para ler os livros dessa série, mas são tão carinhos. Nunca consigo comprá-los. Nossa, se era para ser trilogia, não fazer a história andar é tenso, hein? Porque não fazer só dois? Mas, talvez, tenha algum propósito para isso que só vai ser revelado no terceiro. Vamos aguardar.

    Beijos!

  22. Ah, quero tanto ler Destino e Travessia!! Sou fascinada por distopias.

    Que pena que esse livro pouco acrescentou à história do anterior. Mesmo assim me interesso por essa série e espero ter a oportunidade de ler logo.

  23. Ah, gostei muito de “Destino”. Notei o lirismo, mas ele não me esgotou. Não sei se foi o que você sentiu, mas achei algumas coisas meio exageradas na verdade bem possíveis. Já vi vidas regadas a um lirismo semelhante. Assim, encantei-me com a narrativa. Mas me encanto com uns 70% do que leio, então sou suspeita para falar. Aguardo ansiosamente a leitura de “Travessia”, apesar das resenhas negativas que li.

  24. Apesar de ainda não ter lido o primeiro volume, estou curiosa a muito tempo. A nota baixa e sua visão de que o livro é um “ponto morto” só me deu mais vontade de ler. Talvez não faça muito sentido falando assim, mas é que gosto de tirar minhas próprias conclusões. Então, é claro, estou aproveitando a oportunidade de concorrer e ter uma desculpa para finalmente começar a ler essa série.

  25. Senti a mesma coisa que você quando li o primeiro livro da série, e tenho que confessar que não estou nem um pouco interessada pela continuação.
    Lerei apenas porque não consigo começar uma série e não terminar, me incomoda imensamente.
    Sou do time do Xander desde o começo, mas não quero que ele fique com a principal, porque eu não gosto dela. Pra mim, ela pode ficar com o Ky, eles combinam.
    Parabéns pela a resenha!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://www.trocandoconceitos.blogspot.com.br/

  26. Eu adorei Destino,então estava super ansiosa para ler Travessia,
    todavia após ler algumas resenhas,acabei ficando mais receosa do que ansiosa.kkkkkkkkkkkkkkkk

    Espero que eu goste do livro,e que no próximo livro,tenha mais Xander (adoro ele!)

    bjs Nati

  27. Oi, não conhecia este blog, mas graças ao twitter e minha curiosidade encontrei um lugar que vou adorar.

    Li Destino ano passado e fiquei muito curiosa para saber dos próximos acontecimentos, então vou tentar o sorteio, pois amei a série, Bjosss

  28. Parece ser uma leitura instigante, bastante gostosa até…
    Gostei da resenha e do quote ali em baixo… “Quando eu não estiver mais aqui, será sua vez de tomar meu lugar.” Deu para imaginar milhares de situações…

    Eu quero, eu quero!
    Boa sorte pra mim! 🙂

  29. Já faz um bom tempo que tenho vontade de lê-lo, assim também como “Destino.” Gostaria de saber se a narrativa é lenta mesmo, e sem muita ação, como alguns dizem.

    Abraço
    @BrinaSophie

  30. Não li o primeiro livro ainda, mas o interessante é que, lendo as resenhas eu vi vários pontos de vista!!! Eu ainda não tinha lido nenhuma falando que tinha enrolado para ler o livro… bom saber, assim eu não vou com muita sede ao pote na hora de ler. A pior coisa que pode acontecer é ter expectativas sobre um livro e depois não ser nada daquilo!!!

  31. Nossa, parece que o primeiro livro foi cansativo, né? Me impressionei, pois uma amiga já tinha me indicado e como ela tem bom gosto, quero ler. Espero que eu consiga, visto que odeeeeio livros que enrolam etc.
    Adorei a resenha!

  32. Ainda não li Destino, logo não posso dar mta opinião sobre Travessia…Sei que quero ler a coleção…ouvi td tipo de opinião a respeito…Boa Resenha!

    O lirismo que te incomodou acho que vai me agradar, mas isso tb pode acabar atrapalhando na fluidez do livro rs.

    Miquilissss

Choose A Format
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Notícia ou resenha
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
Os clássicos da Internet Listicles
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Rankeada
Vota ou desce para decidir o melhor item da lista