Editora: Verus
Páginas: 300
Classificação: 5/5 estrelas
Beleza Perdida foi um achado no Goodreads, onde eu buscava algum livro com a pegada de A Bela e a Fera. Apesar do livro de Amy Harmon não ser realmente uma adaptação desse conto, ele foi bem além das expectativas e agora penso nesse romance não como o livro do ano, mas como uma história para toda vida.
“Só se ele tiver sorte.”
Agora, meses se passaram desde que li esse livro e a oportunidade de relê-lo, já em português, surgiu. Mas não importa quantas vezes eu leia essa história, em todas me emociono e continuarei a me emocionar. Então, mesmo que minha resenha esteja aquém e não passe toda a mensagem, desde já te indico esse livro, dentro dele há uma história linda de diferentes formas e se você parar para ler e sentir é provável que mais tarde você concorde comigo.
O livro gira em torno de Ambrose Young e Fern Taylor. Ele é o garoto de ouro da pequena cidade onde vivem, lindo, alto, musculoso e um destaque nos esportes. Já Fern é uma garota aparentemente comum, nem tão bonita, nada que a destaque realmente. Mas enquanto ambos crescem vamos percebendo que eles vão além dessas características.
Não ficamos sabendo de imediato o que tinha acontecido com você. Prometi a mim mesma que, se você voltasse para casa, eu não teria medo de revelar os meus sentimentos. Mas ainda tenho medo, porque não consigo fazer você retribuir o meu amor.
Fern cresceu junto ao seu primo Bailey, um garoto com uma doença que torna seus músculos fracos, e essa dupla vai mostrar ao leitor o verdadeiro significado da fé. Já Ambrose está sempre junto de seus quatro amigos e é com eles que decide se alistar para a guerra, mas apenas ele retorna. Esses acontecimentos e outros tornam esse livro uma história de perda, não só para a cidade que perdeu seus garotos ou de Ambrose que perdeu sua identidade e beleza, mas também a perda do leitor, que acompanha todo o crescimento dos personagens, se apaixona e precisa deixar ir pessoas que ensinaram tanto, mesmo que essas sejam somente fictícias.
Pouco a pouco vamos conhecendo o casal de protagonista, com uma narrativa que vai além do presente ao recontar acontecimentos marcantes nas vidas de Fern e Ambrose, seja ela ao se apaixonar pelo garoto, ou os ataques de 11 de setembro que fizeram ele repensar no que seria de sua vida no futuro, mas também vamos conhecendo toda a cidade, os garotos que perderam suas vidas, Bailey com sua fragilidade e inteligência, e a fé que todos possuem para seguir em frente. Ao terminar a leitura, só pude me perguntar como um livro tão pequeno pode ensinar tanto.
“Tem horas que eu acho que não aguento mais.”
“Existem momentos assim, Bailey. Momentos em que você acha que não vai mais aguentar. Mas aí descobre que consegue. Sempre consegue. Você é duração. Vai respirar fundo, engolir só um pouco mais, aguentar só um pouco mais, e depois vai conseguir fôlego novo.”
“Mas tem horas que a gente só precisa reconhecer a merda, Fern, sabe?”
“Sim. E isso também é bom.
E agora que acabou, gosto de pensar que todos nós temos um pouco dessas pessoas, um pouco da bondade de Fern, da ousadia e fé de Bailey, da coragem de tentar novamente de Ambrose, da sensibilidade de Paulie e que todos podemos ser heróis, não para ir ao Iraque, mas para perceber que a vida é uma batalha própria e decidir lutá-la.
Beleza Perdida foi além do romance entre uma garota e o menino de ouro, é também sobre o amor de mãe e pai, filhos, irmãos, laços de sangue e espírito que tornam algumas amizades algo eterno. Principalmente, é sobre a fé nas pessoas e no desconhecido, fé que há algo mais, e mesmo que não entendamos o que é esse algo, e fé de que fazemos parte dele também.
— Meu pai sempre cita essa passagem da Bíblia. É a resposta dele quando não entende alguma coisa. Já ouvi tantas vezes na vida que se tornou uma espécie de mantra —, disse Fern. — “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos do que os vossos pensamentos.”
— O que isso quer dizer, Fern? — Ambrose suspirou, mas seu fervor havia esmaecido.
— Acho que significa que não entendemos tudo, nem vamos entender. Talvez os porquês não são respondidos aqui. Não por não existirem respontas, mas porque a gente não ia entender se elas fossem ditas.
Esse livro. <3 Não dá nem pra começar a dizer o quanto é lindo!
Chorei horrores com esse livro. Pior que estava no ônibus ao lado de uma mulher com um buque e ela preocupada que eu estava com alergia as flores. rsrsrsrs
Coragem, eu não aguentaria ler em local público hahaha
Poxa vida. Eu to com esse ebook no meu kobo e acabei deixando a leitura para depois, achando que seria uma leitura leve…passatempo. Mas ele eh o contrario disso, tem pegada. Me deu vontade de ler agora. Ele tem uma nota boa no GoodReads e não eh a toa então.
Eu chorei tanto, tanto lendo Making Faces, nossa muito ansiosa para o lançamento do livro aqui no Brasil, foi um livro que me surpreendeu muitoooo, que vai ficar no meu coração e é meu favorito com certeza do ano.
Achei que fosse mais um de tantos livros, fiquei surpresa.Belíssimo!
Adoreiiii a resenha. Parabéns!
A história é linda, faz a gente repensar na vida e agradecer pelas coisas boas e ruins que acontecem conosco, afinal, tudo tem um propósito, por mais que as vezes não possamos compreende-lo.
Beijos
Olá! Eu ouvi falar brevemente deste livro no Clube do Livro, mas não sabia dessa pegada “A Bela e a Fera” e do toda essa dramaticidade. Espero poder lê-lo logo.
Bjs
http://garotablockbuster.com
Eu li esse livro. ótimo mesmo, me emocionei muito com o bailey <3
Esse livro é lindo demais!! Além de divertido devido ao primo fofo dela. É um dos meus preferidos!! Recomendo muito sem hesitar!!
Vi que você queria um livro inspirado em a Bela e a Fera. Recomendo “The Vixen and The Vet”, adorei demais!!
Me indicaram ele, Ka!!!! Vou ler assim que terminar os livros para resenha <3
Estou a tempos querendo ler esse livro e agora com essa resenha maravilhosa fiquei mais ansiosa ainda pela leitura. Logo, logo vou compra e vou poder matar minha vontade.
Beijos e Parabéns pelo maravilhoso blog.
Aí, ontem eu reli no ônibus chorando ahhaha vai sem medo, Lana
<3 e obrigada pelo carinho
Eita, já vi que vou chorar horrores quando lê-lo…
Gostei muito dessa resenha, fiquei mega curiosa pra ler esse livro e ver se eu também vou me afogar em lágrimas kkkkk…
Eu amei ler esse livro , não consegui parar até chegar no final as 3 horas da manhã , a beleza perdida e o amor sem fronteiras misturado a luta pela vida e o patriotismo americano , bom demais .
gente, acabei de ler Beleza Perdida sabado e me pergunto: como eu não tinha lido antes? chorei sabado todo, simplesmente ameiiiiiiiiiiiiii
nao queria termina de ler nunca
Esse livro simplesmente me conquistou. Ele também foi um achado pra mim, e li a resenha q você fez depois de ter lido o livro, e que bom q mais alguém ficou do mesmo jeito que eu com essa leitura. Como você mesma disse, não esperava aprender tanto com um livro tão pequeno. Mas este é simplesmente fantástico. Não sei se você já leu, mas recomendo My Favorite Mistake e My Sweetest Escape, ambos da Chelsea Cameron. 😉
Eu acabei de ler ele, sem duvida um dos melhores que li.
A história me tocou muito, e não só por toda a tragedia que envolve o livro mas porque acho que todo mundo fica mais forte depois dele de alguma forma. Recomendo super!
e olha que esse nem é o melhor livro da autora, Amy arrasa demais
Aquele momento que voce termina de ler o livro no ônibus e não sabe onde esconder o rosto por causa das lágrimas, ainda mais depois de se dar conta onde esta escrita a lista do Bailey, quase tive um infarto. Amei, nunca fiquei tão feliz quanto a hora que encontrei o post sobre o livro.
Acabei de ler esse livro e estou procurando uma palavra capaz de descrevê-lo.. ainda não achei. Apaixonada pela historia, pela Fern, pelo Ambrose.