RESENHA | Dumplin’ – Julie Murphy


Autor: Julie Murphy
Editora: Valentina
Páginas: 300
Classificação: 4/5 estrelas

A autora americana Julie Murphy, 31 anos, estréia aqui no Brasil em grande estilo, representada pela editora Valentina, através do seu Young Adult, Dumplin’. A capa brasileira se manteve igual à capa gringa, que digamos de passagem é muito maravilhosa e transmite toda a essência que a história é.

Willowdean Dickson, uma adolescente de 16 anos, é apelidada pela sua mãe (uma ex-miss) de Dumplin’ ( digamos que seria um tipo de bolinho frito), gorda, auto-estima no controle, sempre conviveu bem com seu corpo e com sua vida. Trabalha numa lanchonete chamada Harpy’s Burgers & dog, é fã incondicional de Dolly Parton, sua melhor amiga, Ellen, é linda, alta e maravilhosa. No Harpy’s trabalha com o lindo rapaz chamado Bo, por quem nutre grandes sentimentos.

Porque a palavra gorda deixa as pessoas constrangidas. Mas, quando alguém me vê, a primeira coisa que nota é o meu corpo. E o meu corpo é de uma gorda.

O que Will não esperava é que Bo retribuísse os sentimentos nutridos por ela, eles acabam se envolvendo, e Bo a coloca numa situação que ela nunca poderia imaginar: o que a sociedade poderia pensar vendo um garoto lindo com uma gorda? Como ficará sua auto-estima?

Não entendo por que ele gosta de mim, mas acredito que goste. Sinceramente. Só que não acho que os outros vão entender o que ele vê em mim.

Numa tentativa desenfreada e impulsiva de recuperar sua auto-estima, Will resolve se inscrever para o tradicional concurso Miss Jovem Flor do Texas, sendo esse dirigido pela sua mãe, Rosie, há 15 anos . Será que Rosie vai concordar e apoiar a participação da filha no concurso? O que será que a sociedade estereotipada vai dizer?

Não sou ingênua. Sei que não vou vencer. Nem quero. Mas quero chegar lá e provar que não há razão pela qual eu não possa ou não deva participar.

Adoro ler novos autores, nunca tinha lido nada da Julie, e pra mim foi uma grata surpresa. O livro é em primeira pessoa, todo narrado pela Willowdean. A escrita da autora é muito boa, gostosa de se ler e fluída! Quanto aos temas abordados? Só tenho a dizer que tudo isso que escrevi acima gera embates maravilhosos e um prato cheio para um livro rico em conteúdo. A personagem principal passa por todos os dramas já conhecidos na adolescência, só que com uma dose a mais: o fato dela ser gorda! Tem abordagem de um relacionamento confuso entre mãe e filha, tem tretas entre melhores amigas, tem primeiro amor, dor da perda, quem nunca enfrentou um desses temas, né? Mas acima de tudo tem Will mostrando que o mundo não deve e não pode apoiar a cultura de que quem só é magro e bonito é melhor e feliz! Os estereótipos devem ser quebrados!

Foram tantas mensagens positivas, tantos ensinamentos lendo esse livro, que foi até difícil separar os quotes para colocar nessa resenha, então, não reparem a quantidade acima do normal em comparação com outras resenhas minhas, mas sim, vocês precisam ser estimulados a ler esse livro. O empoderamento feminino numa adolescente de 16 anos é lindo de se ver! Preciso ressaltar que foi ótimo ler o livro e ouvir as músicas de Dolly Parton ao fundo a cada menção da personagem.

O único aspecto negativo que poderia dizer referente ao livro foi que achei que a autora enrolou um pouco até chegar no tema principal da sinopse que é o Concurso. Eu sou uma pessoa que sofre de ansiedade, e isso me deixou um pouco aflita, nos meus pensamentos Will teria muitos embates dentro do concurso, e não paralelamente à ele. A autora deixou o final meio aberto, entendi a proposta disso, achei genial, totalmente de acordo com a personagem, porém ela anunciou um segundo livro, chamado de Pundin’, sobre 2 personagens desse livro (ainda não revelados) e se a proposta dela era deixar esse final em aberto, então que ela mantenha isso no segundo livro e não me decepcione.

Para finalizar, Dumplin’ foi comprado pelos studios Disney, já tem seu casting escalado, Danielle Macdonald como Willowdean e Jennifer Aniston como sua mãe, parece que as gravações já iniciaram! Se eu estou ansiosa para esse lacre? Bastante!

Às vezes, descobrir quem você é implica entender que o ser humano é um mosaico de experiências.


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual sua Reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
1
omg
win win
0
win
Fabiana Lagassa

Primeiros comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Choose A Format
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Notícia ou resenha
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
Os clássicos da Internet Listicles
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Rankeada
Vota ou desce para decidir o melhor item da lista