[RESENHA NOVO CONCEITO] “Se eu ficar” – Gayle Forman


Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Classificação: 5/5 estrelas

Finalmente esse livro que tanto me surpreendeu, partiu meu coração e me fez dar maior valor ao que realmente é precioso na vida recebeu sua devida atenção e foi publicado novamente pela Novo Conceito. Se você ainda não conhece Se eu Ficar, esse é o tipo de livro que vai adicionar algo a sua vida, simplesmente não canso de indicá-lo.

Algumas vezes você faz escolhas e algumas vezes escolhas fazem você.

O livro, de Gayle Forman, narra a história de Mia, que está em coma após o acidente que matou seus pais e precisa escolher entre ficar e viver ou morrer.

Em meio as lembranças da própria Mia, eu acabei me colocando em seu lugar, rindo e chorando com ela. Afinal, quem nunca achou que não era boa o suficiente para o namorado ou que deveria ser mais ousada? E como seria perder algum irmão que você viu crescer ou os pais que sempre te apoiaram? Alguma vez você já parou para pensar que nada é para sempre, nem mesmo as pessoas que amamos? Todos nós, acredito eu, tememos a morte, mas Mia nos mostra que morrer é muito fácil, viver e ter que passar por tantas dificuldades é o que realmente dá medo.

— Eu estava conversando com Liz e ela disse que talvez voltar para sua antiga vida seja doloroso demais, que talvez seja mais fácil para você nos apagar. E isso seria uma droga, mas eu faço. Eu posso perder você dessa forma se eu não te perder hoje. Eu te deixo ir. Se você ficar.

Se eu ficar é um livro de história curta e emocionante que mostra medos e desejos de uma adolescente de alma velha. O segundo livro, narrado por Adam, é mais um new adult do que um drama então esse primeiro foi essencial para mostrar a delicadeza e arte na escrita de Gayle. Eu me tornei tão fã, já se passaram anos desde que li esse livro e ainda assim choro ao relembrar não só de toda a tristeza em Se eu ficar, mas também a luta para mostrar o lado bonito da vida e como a família, seja ela formada por pais, irmãos ou até melhores amigos, é algo essencial para seguir em frente e ser feliz.

O filme baseado no livro está prestes a sair no cinema — agosto nos Estados Unidos e setembro no Brasil –, e só o trailer já me emocionou, essa é uma história tão visceral, simples mas que engloba tudo que há de mais importante na vida, que só dessa vez eu não só peço como também insisto que você leia esse livro, dê uma chance, pode não se tornar o melhor de sua vida, mas eu espero que faça alguma diferença assim como fez na minha.

Percebi agora que morrer é fácil. Viver é difícil.


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual sua Reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Gabrielle

"Guerra é Paz. Liberdade é Escravidão: Ignorância é Força"

Primeiros comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Eu acabei de terminar Se Eu Ficar e acho que não consigo viver se não ler a continuação. Mas provavelmente o universo quer me ensinar que eu posso sim porque o máximo que eu consegui foi ler o primeiro capítulo em português de Portugal—o que me faz pensar que os jovens de lá seriam muito formais aqui. É meio complicado ler daquele jeito e ler úmido com h quase me fez surtar. Ok, não era para falar sobre livros que eu vim aqui. Na verdade, quero elogiar as suas resenhas. Elas são ótimas! Eu gosto da maneira como você as escreve e acho o site lindo. A resenha mais perfeita que eu li sua foi a de Incendeia-me. Eu ri muito com ela, nas partes que você falou sobre o Warner porque eu tenho certeza que me sentirei exatamente do mesmo jeito que você quando estiver lendo este livro, o que eu espero que aconteça em breve. Bem, era só isso. Boa sorte com o site, sucesso e tudo o mais. P.S.: sou péssima para dar final aos meus recados. Preciso melhorar nisso :p

  2. Eu Li. E não me surpreendeu. Eu tive a sorte de adivinhar o final do livro no começo dele – sorte ? – enfim, isso me fez achar o livro ” não tão bacana assim ” , sei lá. E serio, acredito que qualquer leitor consegue saber o fim da historia antes do meio do livro.

    1. Eu sabia o fim da história na primeira página, mas não é bem isso que gostei, eu me coloquei na situação por ter uma família grande e tal, acho que quando esse livro ganha alguém é pelo emocional.

  3. Porque tem fotos na capa que não acontecem na historia ? Como as duas fotos da primeira linha de fotos das pontas ? Porque ela não tem cabelo castanho escuro como na discrição do livro ? … Gostava da capa, ate comprar e ler o livro.

  4. eu quero muito comprar este livro,eu adorei a resenha mais se for ter uma continuação acho que prefiro esperar pois sou muuuuuuuuuuuito ansiosa pra ficar esperando.Então vai ter uma continuação compensa ler ou esperar a continuação se tiver

Choose A Format
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Notícia ou resenha
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
Os clássicos da Internet Listicles
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Rankeada
Vota ou desce para decidir o melhor item da lista