Filme da Netflix sobre irmã de Sherlock Holmes está sendo processado!


A Netflix resolveu lançar um filme sobre a irmã mais nova do detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes, baseado na obra de Nancy Springer, intitulada de Os Mistérios de Enola Holmes. O filme conta a história de Enola Holmes, interpretada por Millie Bobby Brown, de Stranger Things, e conta com Henry Cavill como Sherlock e Sam Claflin como Mycroft. Porém, eles não esperavam estar envolvidos em um processo de investigação!

Sinopse: “Enola Holmes é uma menina adolescente cujo irmão, 20 anos mais velho, é o renomado detetive Sherlock Holmes. Quando sua mãe desaparece, fugindo do confinamento da sociedade vitoriana e deixando dinheiro para trás para que ela faça o mesmo, Enola precisa ir contra os desejos de seu irmão, Mycroft, que quer mandá-la para um colégio interno só de meninas.”

O processo está relacionado com os direitos autorais das obras de Sir Arthur Conan Doyle. Sherlock foi criado há 133 anos e é uma figura de domínio público, porém a firma responsável por administrar o patrimônio de Sir Arthur informou que nem todas as histórias do detetive são de domínio público e Enola faria parte das histórias que não estão nesse grupo.

O processo judicial é contra a Netflix, Nancy Springer, a editora do livro (Penguin Random House) e a produtora do filme (Legendary Pictures). É PROCESSO QUE NÃO ACABA MAIS! Segundo eles, após a Primeira Guerra Mundial, na qual Doyle perdeu o filho e irmão, Sherlock se tornou mais humano e amigável, apresentando uma personalidade mais gentil além da sua brilhante mente analítica. O filme da Netflix abordaria esses traços emocionais, presentes nas obras foram publicadas entre 1923 e 1927 e não são de domínio público.

“Domínio público é o conjunto de obras culturais, de tecnologia ou de informação (livros, artigos, obras musicais, invenções e outros) de livre uso comercial. No Brasil, os direitos autorais duram 70 anos contados em 1º de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor ou do último coautor. Nos Estados Unidos, se um trabalho foi publicado entre 1 de janeiro 1925 e 31 de dezembro de 1963 com nota de direitos autorais, então ele está no domínio público apenas se os direitos autorais não foram renovados.” (Fonte: https://avctoris.com/prazo-de-validade-do-direito-autoral/)

É válido lembrar que, em 2015, a firma também processou o filme Sr. Sherlock Holmes, pois mostrava o detetive já com idade mais avançada, porém a disputa acabou com um acordo entre as partes e o filme foi lançado. O lançamento do filme de Enola está previsto para Setembro, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos!


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

1
425 compartilhamento, 1 point

Qual sua Reação?

hate hate
0
hate
confused confused
1
confused
fail fail
1
fail
fun fun
1
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
1
love
lol lol
0
lol
omg omg
12
omg
win win
0
win
Mariana Villarim

Choose A Format
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Notícia ou resenha
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
Os clássicos da Internet Listicles
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Rankeada
Vota ou desce para decidir o melhor item da lista