Editoras se manifestam sobre a censura da prefeitura do Rio de Janeiro


Diante da  proibição e recolhimento da HQ Vingadores: A Cruzada das Crianças, pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivela, as editoras começaram a se manifestar repudiando qualquer tipo de censura com relação a qualquer temática literária, pois um dos motivos da censura da HQ era uma cena de beijo gay.

Confira as notas das editoras publicadas em suas redes sociais repudiando tal ato e reforçando os seus livros com a mesma temática que estavam sendo expostos na bienal:

 

Ver essa foto no Instagram

 

O Grupo Autêntica apoia a diversidade. Por isso, manifesta seu repúdio diante da tentativa de controle exercida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, que visitou a Bienal Internacional do Livro do Rio em busca de livros que abordem conteúdo “impróprio”. Tal classificação é absolutamente contrária a tudo pelo que lutamos: a construção de um mundo livre, sem preconceitos, no qual cada pessoa tenha o direito de amar quem quiser. . . Nossos livros trazem histórias incríveis sobre personagens – fictícios ou não – que lutaram e lutam para viver livremente. O que aconteceu nesta sexta (06/09) mostra que ainda são muitas as barreiras a serem ultrapassadas. Mas estaremos ao lado do que realmente importa em toda essa história: o amor. Homofobia é crime, e nossos livros seguirão à venda, encantando e auxiliando nossos leitores a verem o mundo com diversas cores.

Uma publicação compartilhada por Editora Nemo (@editoranemo) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

Seja nas histórias mais sensíveis, divertidas, clássicas ou nas obras mais trevosas, literatura é literatura 🏳️‍🌈 Somos todas as cores 💀

Uma publicação compartilhada por DarkSide® Books (@darksidebooks) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

E o Prefeito do Rio de Janeiro, Crivella, agora realiza a grande campanha que tanto estávamos esperando. Ele tenta decidir quais livros devem ser expostos na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. . Entregaram, nesta manhã, um comunicado em nosso estande e nós vamos cumpri-lo integralmente, COM O OPOSTO. 🏳️‍🌈🏳️‍🌈🏳️‍🌈🏳️‍🌈🏳️‍🌈 Livros com temática LGBTQI irão para a frente do estande da Faro, para as pontas, para ficarem com maior visibilidade. Vamos aplicar um desconto extra. Afinal, queremos ajudar nessa campanha contra a ignorância. 🏳️‍🌈🏳️‍🌈🏳️‍🌈🏳️‍🌈🏳️‍🌈 Venha nos visitar no corredor M. Preconceito a gente vence com amor! #maisamor #lgbt #semcensura #bienaldolivrorj #faroeditorial #leiamais #amemais #livros #juntossomosmaisfortes

Uma publicação compartilhada por Faro Editorial (@faroeditorial) em

A organização da Bienal do Livro também se manifestou diante da postura do prefeito e publicou a seguinte nota nas redes sociais:

“A Bienal Internacional do Livro Rio, consagrada como o maior evento literário do país, dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor”


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0
325 compartilhamento

Qual sua Reação?

hate hate
1
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
1
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
7
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Luke

Primeiros comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Choose A Format
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Notícia ou resenha
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
Os clássicos da Internet Listicles
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Rankeada
Vota ou desce para decidir o melhor item da lista