fbpx

Venda de livros em livrarias despenca no Brasil


Há muitos anos as livrarias são a principal fonte de renda para as editoras, mas isso está mudando. Segundo um levantamento feito pela Fipe por encomenda da Câmara Brasileira do Livro e do Sindicato Nacional de Editores de Livros, as vendas nas livrarias físicas caíram em média 20% no último ano e agora são responsáveis por 50,45% do faturamento das editoras. Entretanto, vale destacar que desde novembro de 2018 a Livraria Cultura e Saraiva fecharam, juntas, mais de vinte lojas e essa porcentagem deve mudar até o fechamento do faturamento de 2019.

Com esse cenário desanimador, as editoras publicaram menos livros no último ano. Dos novos livros lançados, 5.626 (-14,2%) foram traduzidos e 9.013 (-5,4%) foram escritos por brasileiros. E a maior queda em livros produzidos está justamente nos livros jovem adultos, que recuou 32,12%.

Os leitores também sentiram a crise no bolso. Segundo a pesquisa, houve um aumento de 7% nos livros. Possivelmente, por conta da instabilidade no mercado, os leitores agora estejam mais interessados em comprar em lojas online, que muitas vezes atrelam ao preço do livro descontos convidativos ao cliente.


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0
Gabrielle

"Guerra é Paz. Liberdade é Escravidão: Ignorância é Força"

Primeiros comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.