RESENHA ALEPH | “O Trono de Diamante” – David Eddings


Autora: David Eddings
Editora: Aleph
Páginas:
408
Classificação:
4.5/5 estrelas

Sir Sparhawk é um cavaleiro da Ordem Pandion exilado por 10 anos no quente e escaldante reino de Rendor. Ele retorna para Elenia ao descobrir que a sua jovem Rainha Ehlana está doente e morrendo, e foi traída pelo inescrupuloso Annias, primado da Igreja e membro do Conselho Real, que manipula o débil príncipe regente favorecendo suas próprias ambições. Cabe a Sparhawk como campeão da Rainha encontrar uma cura para sua doença, com ajuda de amigos e outros cavaleiros, um ladrão e uma misteriosa menina, antes que Ehlana morra e o mundo seja jogado em uma idade de trevas.

Certo, fazia um bom tempo que não via uma qualidade na escrita tão refinada, é de uma elegância impressionante, até agora só Deborah Harkness me mostrou algo assim. A grande diferença aqui é que o refinamento se deve muito ao tempo e temática do enredo, na disciplina História isso tem um termo e se não me engano se chama “cavalaria” ou “imaginário medieval”. Eu adorei os personagens e a dinâmica entre eles, os diálogos são tão bem construídos. Na trilogia The Elenium o mundo criado por David Eddings é fantástico, há uma estrutura hierárquica, com tramas políticas, guerras, magia e mitologia, onde religião e política se chocam de maneira constante.

Um homem precisa de alguns vícios, Sparhawk. Isso lhe dá algo para se arrepender quando ele vai à capela.

Eu amo a trama, em geral, as reviravoltas são muito bem orquestradas e quando justamente você pensa que tudo vai se resolver, algo só consegue dar errado, sem aparentar que ele está sendo repetitivo. É um romance completo, que não se arrasta, repleto de ação e dinâmica com um ritmo bem acelerado. Eu apreciei isso.

Um entre os vários pontos altos desse livro, e meu favorito, são os personagens: eles são bastante variados, meio clichês, às vezes, e me fizeram rir em voz alta. Eles podem ser engraçados, eles podem te fazer ficar triste, e eles parecem tão reais…

Há um detalhe que realmente preciso mencionar aqui a cerca dos personagens secundários da Trilogia Elenium: Eles não são descartáveis! Eu ando tendo um tempo bem difícil ultimamente com autores que simplesmente descartam seus personagens secundários em provento do protagonista, mas aqui não e graças aos céus por isso. E se não bastasse a gama de personagens formidáveis nesse enredo ainda há o protagonista: Sir Sparhawk, ele não é um cavaleiro convencional, ele é mal humorado, atrevido e muito inteligente, com uma língua mordaz e um grande senso de honra e eu estou tão embevecida por ele…*suspiro*

Definitivamente eu gostei e recomendaria para os amantes de fantasia épica e do estilo cavalaria medieval, pois, David Eddings vai te surpreender a cada página e te levar a um impressionante mundo de magia.

Um aviso: no inicio você pode ficar meio confuso com a mitologia aplicada aqui, eu também fiquei, eu confesso, mas depois ela vai se tornando mais aceitável, e o panteão mitológico toma sua forma.


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual sua Reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Emeraude

crítica, detalhista e cheia de manias. Leio livros da mesma forma como respiro, ou seja, sem eles não conseguiria viver. Leio o que gosto e nem sempre é o que todo mundo lê, na maioria das vezes leio coisas estranhas... bizarras mesmo, mas sempre dou um jeitinho de voltar ao mundo sensato da literatura.

Primeiros comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Choose A Format
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Notícia ou resenha
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
Os clássicos da Internet Listicles
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Rankeada
Vota ou desce para decidir o melhor item da lista