[RESENHA GUTENBERG] “Sombra e Ossos” – Leigh Bardugo


Sombra e Ossos

Autora:  Leigh Bardugo
Editora:  Gutenberg
Páginas:
 288
Classificação:
 5/5 estrelas

Vocês já começaram um livro esperando algo grande, uma leitura que não só seria a melhor do mês, mas também estaria entre as melhores do ano, e por quê não entre os top livros de toda sua vida? Imaginem essa sensação, o medo de começar tal livro e se decepcionar, as borboletas na barriga ao ler as primeiras páginas… Conseguem imaginar? Então vocês estão se colocando no meu lugar ao ler Sombra e Ossos. E o livro é tudo isso e mais um pouco, é água da boa para os amantes da fantasia que estão sedentos por algo que foi escrito para fazer vibrar e emocionar.

O problema em querer é que isso nos deixa fracos.

O livro começa sendo narrado em terceira pessoa, contando a história de duas crianças, com em torno de oito anos, que vivem baixo as asas de Duque Keramsov, um herói de guerra e benfeitor. Inconscientemente, a vida de ambos começa a mudar quando dois Examinadores Grishas chegam para tentar descobrir se as crianças possuem alguma habilidade como praticantes da Pequena Ciência.

Anos depois, com o livro já sendo narrado em primeira pessoa por Alina, o cenário é completamente outro. Maly, seu companheiro de farras na infância, já não está mais tão presente. Agora cartógrafa de seu regimento militar, Maly possui outra posição, de maior destaque. Entretanto a distância entre eles é esquecida quando suas vidas são ameaçadas, e no caos Alina acaba revelando um poder que pode salvar a todos.

Eu odiava esconder o quanto as coisas estúpidas que ele fazia me magoavam, mas odiava ainda mais a ideia de que ele descobrisse.

Transportada à um mundo de riquezas e luxos como a única Conjuradora do Sol viva, Alina deve aprender a usar seu poder e batalhar enquanto conhece pessoas completamente diferentes de sua antiga vida e tenta se acostumar aos melindres da corte e dos Grisha. Porém, logo ela vai descobrir que nada é o que parece, e que o amor não pode ser deixado de lado, não importa quão forte tente. Mas será ela forte suficiente para se sacrificar por todos, sem levar em conta também as vidas que sofrerão o mesmo destino com suas escolhas?

Grisha, Conjuradora, e outros tantos termos que nem sequer mencionei podem fazer você acreditar que esse livro é um tanto confuso, mas é o contrário. A história escrita por Leigh Bardugo é original, e a forma como a autora escolheu seguir a trama é imperdível, ela brinca com os sentimentos do leitor e fica difícil saber o que ou quem é certo e errado, e tudo possui um duplo significado, mas jamais o livro chega a ficar cansativo, a narrativa flui ao leitor com leveza e naturalmente.

E mesmo o exemplar que recebi sendo a prova do livro, a diagramação já se nota linda e bem trabalhada. Cara, para ser sincera esse livro é uma obra prima. Valeu a pena esperar um tempo para lê-lo em português, a tradução não decepciona e a Gutenberg traz o livro para o Brasil com gosto, ciente de que tem uma preciosidade em mãos.

“Do que você esta rindo?”

(…)

“De mim,” admiti.

“Você é assim tão engraçada?”

“Eu sou hilária.”

E alguns podem dizer, nossa, como ela poliu para falar do livro,  mas quem pensa isso, sério, é porque nunca foi bookaholic. Paixão é assim, e isso não se mede, principalmente quando o assunto em pauta é Sombra e Ossos. Há romance no livro — com trechos que quase me fizeram subir pelas paredes –, traição, amizade verdadeira, e fantasia para dar e vender. Eu também poderia escrever centenas de trechos que me fizeram rir e amar ainda mais o livro. Alina, nossa protagonista, é uma magrelinha sarcástica sem ter onde cair morta, e foi o encaixe perfeito para o cenário apresentado.

Repleto de mocinhos de mau com a vida, personagens excepcionais e muita aventura e reviravoltas, Sombra e Ossos não só é uma leitura recomendada, mas sim obrigatória. É tão difícil chegar algo diferente no mercado editorial brasileiro ultimamente, que anda repleto de eróticos e new adults, que quando chega é o momento de parar e conferir. O livro não é só bom, ele é fantástico.

Desculpe se levei tanto tempo para enxergar você, Alina. Mas eu a enxergo agora.


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual sua Reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Gabrielle

"Guerra é Paz. Liberdade é Escravidão: Ignorância é Força"

Primeiros comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Eu simplesmente preciso desse livro, estou aqui contando os minutos para ele chegar na livraria, toda a sua empolgação com ele só aumenta a minha ansiedade e isso está me deixando maluca!!! /cry

  2. Não tinha visto nenhuma resenha desse livro ainda, pra falar a verdade, nem ouvido falar. Mas adoro o gênero e sua opinião me conquistou. Obrigada pela dica.

  3. Só dei atenção maior ao livro por causa da sua avaliação 5 estrelas HAHAHAHA e como vc acerta quase sempre nas escolhas de livros eu fico sempre querendo ler tudo que vc adora…Não gosto muito de fantasia mais sabe que fiquei curiosa para ler depois da sua maravilha de resenha ?

  4. Só eu querendo muito conferir? Segunda resenha que vejo dele e babando! A trama parece ser bem boa, já gostei só de ver sinopse. E pelo visto vale a mesmo a pena *-*

  5. Pelo começo da sua resenha achei que o livro ia ser decepcionante rsrs
    Apesar de ter achado a temática bem similar a outros livros vou confiar na sua palavra de que ele é diferente. E você fala com tanta paixão do livro que não tem como não sentir curiosidade de lê-lo.

  6. Tenho o Shadow and Bone em inglês e sempre vi todos falando coisas maravilhosas sobre ele,e agora depois dessa resenha ja está nos meus planos de leitura desse mês

  7. Tava aguardando esse lançamento faz tempo, soltei gritos internos (se soltasse externos minha mãe me internava) de felicidade quando vi em pré venda na Saraiva. Se antes já estava com vontade, depois dessa resenha vai ser a primeira coisa que vou comprar assim que receber meu dinheiro, antes mesmo que o chocolate.
    Beijoos

  8. Nossa pelo que pude notar o livro te marcou mesmo. É bom saber que podemos ter livros assim: envolventes e empolgantes. A história é incrível e adorei seu jeito de narrar certas cenas. Deixa-nos mais curiosos em relação ao livro. Muito bom.

  9. Quando vi a capa… eu quis para mim e quando li a sinopse e sua resenha também deu-me mais vontade de ter. Esse livro faz parte de uma trilogia?

    Abs.

  10. E s/e eu falar que não conhecia esse livro? Eu fiquei bem curiosa pela sua resenha, mas é o que você disse hoje o mercado literário está tão cheio de eróticos e new adults que livro maravilhosos ficam ofuscados…. achei o tema do livro bem interessante pois trata de algo bem diferente, pelo menos pra mim. Acho que essa leitura viria bem nesse momento para mim, que estou ficando saturado do mais do mesmo, e livros que todo mundo vem amando não é tudo aqui para mim, sei lá…. Preciso de algo novo e acho que esse livro é o que preciso!
    Além é claro, de já ter ficado encantada pelos elogios que você vez a editora por esse exemplar ter sido feito com tanto carrinho e capricho *–* adoooro!
    :*

  11. Nunca tinha lido nada sobre este livro e já estou babando por ele. É perfeito! A capa é linda, a história parece ser super interessante e é do gênero fantasia *——*
    Fiquei bem empolgada agora.
    Já posso até ver minhas economias me dando tchau HAHA

  12. Só com o início de sua resenha me me deixou super ansiosa para comprá-lo. Já está anotado, pois fiquei com os olhos brilhando só de ler sua resenha, que por sinal está PERFEITA! Quem não leria após ler este post?? Após ter citado que era de fantasia então… Me apaixonei, vou procurá-lo quando for à livraria.

  13. Nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro, então fui pega de surpresa com essa sinopse tão original, e posso dizer que Sombra e Ossos já está na minha lista de favoritos 🙂 Me apaixonei pela capa! Com tantos elogios na resenha, é impossível não querer ler rsrs

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

  14. Nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro, então fui pega de surpresa com essa sinopse tão original, e posso dizer que Sombra e Ossos já está na minha lista de favoritos 🙂 Me apaixonei pela capa! Com tantos elogios na resenha, é impossível não querer ler rsrs

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br 😉

Choose A Format
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Notícia ou resenha
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
Os clássicos da Internet Listicles
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Rankeada
Vota ou desce para decidir o melhor item da lista