[RESENHA E SORTEIO MARTIN CLARET] "A Abadia de Northanger" – Jane Austen


Autor: Jane Austen
Páginas: 280
Editora: Martin Claret
Classificação:3.5/5 estrelas

Ler A Abadia de Northanger me recordou de quão bobos somos quando desistimos de um livro por seu início. Muitas vezes, principalmente em um primeiro livro de uma saga, as primeiras páginas são descritivas ao ponto de exagero ou a culpa, quem sabe, é pela falta de ação enquanto conhecemos os personagens. Não tenho dúvidas que deve haver uns e outros pelo mundo que desistiram de mais esse ótimo livro de Jane Austen por alguma dessas razões.

Vivendo e aprendendo.

A história: Catherine Morland é a heroína da vez. Por demais ingênua e por que não dizer boba, tudo isso não é problema no povoado em que vive. Até ser convidada a viajar e viver por algumas semanas em Bath, onde sua personalidade serve de alimento para os abutres. E a principal carniceira da história, Isabella Thorne, torna a história um tanto chata com todo o seu narcisismo e falsidade, o que eu tenho certeza que foi justamente o objetivo da autora, mostrar a chatisse da sociedade com todos os seus preconceitos. E, como em toda história de amor, há também um herói, Henry, que não salva somente a heroína mais também todos nós leitores com seu jeito brincalhão e encantador.

Como disse em minha introdução, o início é lento. Mas de pouco em pouco chegasse lá. Austen, com certa mania divertida de instigar o leitor informando sobre o que pode vir ou não acontecer com nossa heroína com certas atitudes da mesma, usando e abusando da ironia, além de haver momentos que a própria autora se auto elogia, acaba nos envolvendo com a leitura. Esse tipo de narração também nos faz sentir que Austen está ao nosso lado, sentada em uma cadeira de balanço, contando mais essa história de amor. Cada palavra que escreve mostra-se tendo dois significados, o que por si só já nos força a uma leitura um pouco mais complicada. Fico triste por aqueles que desistiram da leitura desse livro por não haver uma heroína de personalidade tão forte quanto estamos acostumados ou por ter tido uma primeira parte não tão instigante. Pobres coitados, sem dúvida.

SORTEIO

Quer ganhar um exemplar de A Abadia de Northanger, de Jane Austen? É fácil!

Vamos às regras:

– Seguir @livrosecitacoes

– Seguir @EdMartinClaret

– Tweetar a frase:

A @EdMartinClaret  e o @livrosecitacoes vão me dar mais esse livro da Jane Austen  #AbadiadeNorthanger http://migre.me/8rwTq

Extremamente importante: não esqueçam da hashtag e do link de migre.me, sem eles não é possível o sorteio! E claro, muito boa sorte a todos. A promoção encerra-se em 10 de abril.


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual sua Reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Gabrielle

"Guerra é Paz. Liberdade é Escravidão: Ignorância é Força"

Primeiros comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Oi, Gabi!
    Eu já li esse livro e é incrível! Um dos que eu mais gostei da Jane, pelo bom humor e descontração maior do que nos outros livros.
    Apesar de ela não ter a personalidade de Elizabeth Bennet ou de Marianne Dashwood, Catherine tem seu valor e eu a achei muito real, tanto quanto as outras.
    Gostei muito do que vc colocou e concordo! Coitados daqueles que desistiram da leitura!
    Não vou participar da promoção porque já tenho esse livro nessa versão msm! De qqr forma, agradeço pelo aviso no Twitter!
    Beijos!

  2. Isso é bem verdade: quando um livro não nos pega com fervor no começo, a gente já tem a ideia de desistir né? Até hoje eu abandonei apenas um livro mas por motivos de não ter gostado mesmo. Antes mesmo de ler um livro eu tento pensar se é o momento certo, se vou me comprometer com a leitura e etc. Até hoje tem dado certo.
    Não li nada de Jane Austen até hoje, pensa? Não por falta de oportunidade mas por saber que meu compromisso com a leitura seria falha…

    Gostei muito da resenha! ;*

  3. Oi,
    tudo bem???

    Amo a Jane, mas tenho q confessar q prefiro ver os filmes do que ler os livros. justamente por ser descritivo demais!!! mas sempre faço um esforço!!! Vale a pena, sempre!!!

    Parabens pela resenha!!!

    bjinhos

  4. Oi! Realmente o livro é muito bom justamente por causa de toda a ironia de Jane, embora eu concorde que não seja o mais apelativo de início… Ótima resenha, parabéns!
    (*chatiCe – com “C”)

  5. Este é considerado o livro mais fraco de Jane por muitos de seus fãs. Eu gosto deste livro, é um dos mais divertidos da autora. Mas não é o meu favorito. Meu eterno favorito é “Orgulho e Preconceito”, não tem jeito.
    Porém qquer obra de JA vale a pena ser lida.

    Bjo.

  6. É muito difícil eu abandonar completamente um livro, o máximo que faço é adiar a leitura e aguardar o momento oportuno para tal livro.
    Li apenas um livro da Jane, que é um dos meus favoritos. Sua escrita é encantadora, principalmente a ironia. rs Já a algum tempo quero ler esse livro, então com certeza vou participar do sorteio.
    (:

  7. Sou simplesmente apaixonada por Jane Austein e seus livros!
    Mas acredita que é a segunda vez que li algo sobre esse e que ainda não li o livro?, oO
    Por isso ele vai ser meu /0/
    Pelo menos torcendo muito heheheh
    Bjs

Choose A Format
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Notícia ou resenha
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
Os clássicos da Internet Listicles
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Rankeada
Vota ou desce para decidir o melhor item da lista