fbpx

5 lições que aprendemos com o livro e filme de Extraordinário


O livro Extraordinário foi lançado em 2012 e só agora ganhou adaptação e estreou nas telinhas do cinema, com sucesso absoluto e destaque de bilheteria. Julia Roberts, Owen Wilson, Jacob Tremblay e Sonia Braga são alguns dos grandes nomes que fazem parte do elenco. O filme conta a história de Auggie, ou melhor, August Pullman (interpretado por Jacob Trambley), um garoto de apenas 10 anos que nasceu com uma doença rara, que deixou o seu rosto “deformado”. Ele precisou passar por muitas (27) cirurgias para que pudesse conseguir respirar melhor, comer e até ouvir com mais facilidade.

Por não ter um rosto “normal”, ele sentia vergonha e até um certo medo de aparecer em público, e quando aparecia estava sempre com seu inseparável capacete de astronauta. Assim, ele acreditava que ninguém se assustaria com o seu rosto, além de ficar mais confiante e seguro.

A trama conta a história do Auggie narrada por diferentes pontos de vista das pessoas que o cercam. O enfoque está voltado para sua experiência na escola a partir da 5ª série, com muitas aventuras, amizades, dramas e aprendizados. Já que antes disso ele estudava em casa na companhia de sua mãe Isabel, interpretada por ninguém mais, ninguém menos que Julia Roberts.

Eu poderia ficar aqui algumas horas falando sobre o filme, mas correria o risco de dar spoilers, e não quero fazer isso com você, caso você ainda não tenha assistido. Então, agora vou apenas eleger 5 das muitas lições que podemos tirar do filme e livro, tá bom?

1. Você é especial

Auggie sofreu muito, na verdade ele ‘ainda’ sofre, porque o mundo muitas vezes não é legal e não sabe lidar com as diferenças. Mas apesar disso ele foi até o fim. Chorou, sorriu e conseguiu mostrar o seu brilho, despertando assim a admiração de todos.

“Mas, se quiseram me dar uma medalha por ser eu mesmo, tudo bem. Aceito. Não destruí a Estrela da Morte nem nada parecido, mas consegui passar pelo quinto ano. E isso não é fácil, mesmo que você não seja eu.” Extraordinário – pág 308

Por mais que você se sinta diferente e por muitas vezes sozinho, não se preocupe tanto. Você é especial à sua maneira, e encontrará pessoas que valorizam isso em você. E lembre-se, você não é especial pelas coisas que possui, pela a sua aparência ou pelo lugar em que você mora. Você é especial por existir. E acredite, você faz a diferença na vida das pessoas.

2. Seja Gentil

“Se você tiver que escolher entre ser correto e ser gentil, seja gentil.” Extraordinário – pág 55

Durante todo o filme é possível ver a gentileza de muitos personagens, como o professor Browne (Daveed Diggs), que ensinou esse preceito na sala de aula e fez com que os alunos, inclusive o Auggie, refletissem sobre tal ação.
Na trama ou na vida real, a gentileza é uma virtude e ela sempre será sinônimo de pessoas amorosas e agradáveis. Ser gentil torna o dia mais alegre, prazeroso e transformador. Pratique a gentileza.

3. Ame e cuide

Amor e respeito foram explorados de forma pontual durante todo o filme. As cenas revelavam muito carinho e compaixão entre os personagens da família e amigos.

“Não precisamos dos olhos para amar certo? Apenas sentimos dentro de nós. É assim no céu. É só amor. E ninguém se esquece de quem ama.” Extraordinário – pág 233

3. Bullying não é brincadeira

O pequeno Auggie sempre foi alvo de xingamentos, brincadeiras cruéis e até agressões físicas, tudo isso só por ser diferente. Como eu disse no início desse post, “Enfrentar um mudo que não sabe lidar com as diferenças não é uma tarefa fácil”. Graças ao apoio da família, de amigos que se preocupavam e dos professores e do diretor, Auggie conseguiu superar os desafios, as zombarias e conquistou também o seu espaço dentro da escola.

“Faça um favor para todos e morra”

“Garoto rato. Estranho. Freddy Krueger. E.T. Cara de lagarto. Mutante. Conheço os apelidos qu me dão. Já tive em parquinhos suficientes para saber que as crianças podem ser cruéis.” Extraordinário – pág 84

Você pode ler o post completo aqui. Se você ainda não assistiu, ou leu, por favor, comece 2018 tendo contato com essa história, porque é realmente Extraordinário!


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual sua Reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Gabrielle

"Guerra é Paz. Liberdade é Escravidão: Ignorância é Força"

Primeiros comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Choose A Format
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Notícia ou resenha
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
Os clássicos da Internet Listicles
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Rankeada
Vota ou desce para decidir o melhor item da lista