Autora: Rachel Joyce
Editora: Suma de Letras
Páginas:
 304
Classificação:
2.5/5 estrelas

Quando a editora Suma de Letras divulgou que lançaria este livro, logo ele foi parar na minha lista de próximas leituras, não só porque a sinopse me atraía em muitos aspectos mas também porque eu ansiava conhecer a escrita de Rachel, também autora de A improvável jornada de Harold Fry.

— Ninguém sabe como ser normal, Jim. Estamos todos tentando o melhor que podemos.

Em Operação Perfeito, vamos acompanhar as histórias de Byron Hemming e Jim; O que apenas dois segundos podem mudar na sua vida? Byron descobrirá que podem mudar tudo. Vivendo uma vida perfeita, Byron e sua mãe acabam se envolvendo em um trágico acidente em que sua mãe prefere fingir de que nada aconteceu e levar os dias normalmente, mantendo as aparências. Mas Byron acaba se juntando à James na Operação Perfeito, com vários planos para descobrir o que realmente aconteceu e tentar consertar o erro.

Em contra partida, também nos envolvemos com a vida de Jim. Com um passado obscuro, ele já foi internado em uma clínica psiquiátrica e não sabemos bem quais são seus problemas ou o que pode ter traumatizado ele de tal maneira. Hoje Jim é uma pessoa mentalmente instável, detesta socializar, mas  é obrigado a trabalhar e lidar com pessoas. Mas é no trabalho que ele conhece Eileen, uma mulher totalmente fora do comum e que conseguirá tirá-lo da sua zona de conforto.

Ele soube que algo terrível tinha acontecido e que a vida jamais seria a mesma. Soube antes mesmo de compreender a situação.

Logo na sinopse, assim como no início do livro, o foco é a história de Byron. A autora construiu aqui um meio social em que a família Hemming vive de uma forma aparentemente perfeita. Lógico que logo percebemos que isso é apenas uma casca imposta pelo meio social em que eles vivem, mas logo aqueles dois segundos a mais começarão a ruir essas aparências. Byron é um personagem incrível, mas James ainda é aquele personagem louco em manter as aparências desde cedo. Logo a personagem Beverly começará a ser introduzida no enredo e ela conseguiu me irritar porque, por mais que no começo a situação esteja a seu favor, ela começou se aproveitar da boa vontade dos outros e isso tornou-a uma personagem muito chata.

Já na história de Jim, ficaremos totalmente ao lado dele. A grande maioria de nós tem aquela empatia por seres humanos mais frágeis e eu consegui sentir isso em cada frase que envolvia esse personagem. Você tem tanto medo, tanto receio de que algo ruim aconteça com esse personagem. Ele realmente é a menina dos nossos olhos. Já Eileen é uma confusão gostosa ambulante. Ela é engraçada e um estilo foda-se para tudo, mas a verdade é que ela ainda só não se encontrou na história de sua vida. Jimmy terá uma ligação muito grande com essa personagem e você se impressionará com as cenas que envolvam os dois.

— Nada é um acidente. Tudo acontece por uma razão, e essa razão está dentro de nós.

Agora vamos a parte chata em que eu digo os problemas eu tive com o livro. O começo foi legal, fiquei ansioso para saber mais sobre a história e o ritmo de leitura seguia muito bem. Mas aí o enredo começou a ficar massante — diretamente ligado a personagens que me irritaram — e a leitura foi se arrastando daí pra frente. Demorei mais de um mês nessa leitura — coisa não muito comum comigo — e posso dizer que não valeu tudo isso. Sim, eu gostei da crítica inicial sobre a necessidade de algumas pessoas viverem de aparências mas também tenho que dizer que esperava bem mais desse livro.

Resumindo, aguardei ansiosamente esse livro e em suas primeiras páginas ele cativou e prendeu minha atenção, mas com o desenrolar da história eu acabei me sentindo entediado e a trama assumiu um ritmo cansativo. Acabei construindo um relacionamento contraditória com os personagens, amando muito alguns e detestando fortemente outros. Talvez o livro não tenha chegado em uma boa hora ou não é porque a leitura não funcionou muito bem comigo que também não funcionará para você. Se você já conhece o trabalho da autora, fica aí uma dica.

Cadastre-se e receba novidades e ofertas
2655 pessoas visitaram
Publicado em 03/06/2015
Deixe seu comentário com o Facebook
Deixe um comentário

EDITORAS & PARCEIROS

Copyright © 2016 Livros&Citações. Todos os direitos reservados
Notícias, resenhas e indicações de livros!