Você já deve ter ouvido falar que o brasileiro lê em média 4 livros durante todo ano e muitos questionam que o valor pode estar errado já que lê cinco vezes esse valor ou mais. Pois é, isso se trata de uma média e há muita gente lendo aí por outros, o que mostra uma pesquisa divulgada essa semana.

Segundo a Federação do Comércio do Rio de Janeiro, no último ano os brasileiros leram bem menos e 70% sequer leram um livro em 2014, ou seja, de 10 pessoas, 3 devem ter lido algo durante todo o ano passado — e é aí que entra você ler pelos outros e o resultado da média de quatro livros por ano.

A pesquisa também demonstrou que a tecnologia dispersa a atenção dos possíveis leitores, colocando-a em outro lugar, como redes sociais e filmes, mas é também essa tecnologia que torna possível a comunicação entre leitores, blogueiros, vlogueiros, entre outros meios que espalham o amor pela leitura te amo, tecnologia.

Para piorar, o faturamento no mercado editorial em livrarias também caiu no primeiro trimestre de 2015, mas com a alta dos valores nos livros e a crise que estamos vivendo isso já era bem esperado e o cenário provavelmente deve mudar se o país também se reerguer nos próximos meses.

De qualquer forma, apesar do clima não estar bom para os livreiros, com tantos adaptações literárias prontas para chegarem  aos cinemas entre 2015 e 2016, talvez os números mudem. Porque podem até dizer que é moda odeio ouvir a palavra poser, mas literatura nunca é demais, seja ela através de Cinquenta Tons de Cinza ou dos livros de John Green.

 

Cadastre-se e receba novidades e ofertas
4409 pessoas visitaram
Publicado em 07/04/2015
Deixe seu comentário com o Facebook
Comentários
  1. Angela Teresinha Gomes Linck de Oliveira (AL) (AE) (GRA) disse:

    amo ler,leio em média 4 livros POR SEMANA ,trabalho,estudo,viajo,tenho o meu lazer,mas ter sempre um livro à mão é essencial para o meu bem viver

  2. leticia disse:

    acho que li por eles ano passado li mas de 100 livros ! <3

  3. Bruna disse:

    Eu sou apaixonada por leitura, e realmente o texto não esta errado na questão de que ler é considerado, por incrível que pareça, estranho, leio em média 5 livros por mês, é um prazer para mim.
    Espero que com as adaptações os brasileiros tomem gosto pela leitura

  4. Oi! ^^
    Eu não tenho uma média tão alta quanto a dos meus amigos blogueiros, fico com dó de acabar um livro muito rápido…rsrsrs… mas também não fico na média do brasileiro. Leio pelo menos 3 ou 4 vezes mais que isso. Talvez agora com a tecnologia e os e-books, que geralmente saem bem mais baratos e são facilmente levados à todo lugar isso mude! 🙂

    Beijusss;

  5. Elisabeth disse:

    Tenho fetiche pelo papel deslizando em minhas mãos,as páginas com um lindo marcador feito por mim artesanal,e-books não têm muito desse clima sabe;acho que sou um pouco chata!!

Deixe um comentário

EDITORAS & PARCEIROS

Copyright © 2016 Livros&Citações. Todos os direitos reservados
Notícias, resenhas e indicações de livros!