Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Classificação: 5/5 estrelas

Aclamado pelas críticas internacionais e nacionais, este é um dos livros que entrou para a lista dos mais vendidos, sendo que já foram impressos mais de 6 milhões de exemplares. Com a estreia recente de “Garota Exemplar” nos cinemas, resolvi conhecer a história de Amy e Nick. E já posso adiantar, não é qualquer tipo de modinha ou livro que fez um sucesso inexplicável, Garota Exemplar é um thriller que você mergulhará por horas a fio e ainda pedirá por mais.

“Estou cedendo à pressão. Eu vou explodir.” Pela primeira vez, eu sei que ele está dizendo a verdade.

Tudo começa quando, no quinto aniversário de casamento de Amy e Nick, Amy simplesmente desaparece e, ao que tudo indica, seu sumiço é um possível sequestro. Ao começar as investigações, vamos nos deparando com uma história de amor que se transformou em um casamento conturbado e um relacionamento insano. Com a pressão dos investigadores, a vigilância constante da mídia e dos pais de Amy, Nick começa a meter os pés pelas mãos e a agir de uma maneira estranha e evasiva. Logo, ele que era considerado uma vítima, passa a ser um dos principais suspeitos. Mas o que aconteceu realmente com Amy?

Bem, há todo tipo de homem, era sua frase mais condenatória, a segunda metade não dita: e você é o tipo errado.

Assim que li a premissa dessa trama, me interessei mas achei que a autora iria trilhar por um caminho clichê ou mesmo não muito surpreendente, afinal pensei que seria somente mais uma história sobre uma mulher que sofria com um casamento abalado e que, ao desaparecer, o marido seria o principal suspeito. Eu estava completamente errado. Por mais que a Gillian parta desse ponto, ela explora caminhos adversos que fogem totalmente do convencional, gerando um suspense e uma sensação assombrosa que torna impossível você simplesmente largar o livro por um segundo, a autora consegue de fato entrar na mente do leitor e usa todas as suas armas contra nós.

Dividido em três partes, o livro é narrado por ambos os protagonistas e cada uma delas tem importâncias diferentes. Amy, na primeira parte, narra para nos apresentar como eles se conheceram, como era o relacionamento antes e depois do casamento, e como estava o relacionamento de ambos antes do sumiço de Amy. Já Nick nos traz os fatos cotidianos atuais, contando seu ponto de vista sobre o desaparecimento de Amy, os fatos e o rumo que a investigação está tomando e mostrando um pouco mais de como ele era como marido.

“Meu Deus, Nick, por que está sendo tão maravilhoso comigo?” Ele deveria dizer: Você merece. Eu te amo. Mas disse: “Porque sinto pena de você.”

Os personagens são o ponto chave da obra. Por mais que possa parecer que o desaparecimento e toda a investigação seja o que consiste a trama, o ponto chave do livro são os personagens que manipulam, premeditam e que são extremamente inteligentes. Em alguns momentos estava crente que Nick tinha dado um sumiço em Amy, mas depois de alguns capítulos eu jurava que ele era totalmente inocente e então, depois de uma reviravolta, voltava a acreditar que o Nick era culpado. A autora faz esse jogo durante todo o livro, não conseguimos saber em quem de fato acreditar e nunca sabemos qual será o próximo passo a ser tomado.

Posso afirmar com todas as letras que este é um dos melhores thrillers que eu já li. Se pudesse defini-lo em uma expressão seria “brilhantemente doentio”. Mesmo depois de horas após a finalização da leitura, ainda estou em choque e puto com tudo o que li. A autora consegue não só criar um caso policial totalmente inusitado, como faz isso com genialidade e pega o leitor totalmente de surpresa. Cada vez que me pego ainda pensando na história, ela acaba me causando arrepios.

Cadastre-se e receba novidades e ofertas
26937 pessoas visitaram
Publicado em 14/11/2014
Deixe seu comentário com o Facebook
Comentários
  1. Jayna disse:

    Hey, you’re the goto extrpe. Thanks for hanging out here.

Deixe um comentário

EDITORAS & PARCEIROS

Copyright © 2016 Livros&Citações. Todos os direitos reservados
Notícias, resenhas e indicações de livros!