publicidade
Na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo aconteceu algo inédito, um batalhão de autores internacionais, para todos os públicos, foram confirmados e, teoricamente, fez a alegria dos leitores. Entretanto, como previsto, o local não comportou a quantidade de pessoas, entre outros problemas, e fez dessa edição algo para se pensar. Infelizmente uma editora, a Universo dos Livros, fez seu próprio ponto com a venda casada.
Para quem não conhece, a venda casada é quando o fornecedor de produtos, no caso a editora, condiciona que o consumidor só pode adquirir o primeiro se adquirir o segundo e tal ato é proibido no Brasil. Porém, quem chegou ao evento para pegar autógrafos de Sylvia Day e Christina Lauren, por exemplo, encontrou uma surpresa: para conseguir uma senha você era obrigado a comprar no mínimo R$25,00 na estande da editora e, ironia das ironias, os livros de Sylvia Day estavam em torno de R$ 20, então seria necessário a compra de mais de dois exemplares ou adquirir um livro com esse mesmo valor ou mais. E mais, essa autora que possui diversas editoras no Brasil percorreu o Brasil e em todos os cantos era obrigatório possuir um livro publicado pela Universo. É justo? Um leitor de Sylvia Day merece menos por não possuir todos os livros publicados no Brasil ou por só desejar comprar a Crossfire, sua saga de maior sucesso? Se é justo ou não, não cabe a mim dizer, mas a lei brasileira é clara e venda casada é crime. Deixando de lado se vale a pena comunicar o PROCON ou não sobre as atitudes de tal editora, como muitos leitores fizeram, vamos aos fatos.
Cassandra Clare e Kiera Cass trouxeram milhares de leitores para o primeiro final de semana do evento e nem a Seguinte muito menos a Galera Record forçou a venda de livros para conseguir senhas, e se você pensar que é um caso diferente pois, afinal, eles publicaram todos os livros de suas respectivas autoras, vamos aos números: segundo o PublishNews, o grupo Record teve um crescimento de 97% no faturamento, com Cassandra Clare vendendo mais de 3 mil exemplares. Para quem percorreu a estande do Grupo Record, foi possível perceber que o desconto não era assim tão diferente dos preços praticados em lojas virtuais, porém o apelo de estar em um evento e comprar o livro de um autor, mesmo que nem seja possível conhecê-lo, é grande e o editorial junto ao marketing soube trabalhar isso.
A questão é até que ponto é possível ser conivente com atitudes como a venda casada, seja ao divulgar os eventos ou até a não se pronunciar sobre o assunto. Sim, eu divulguei todos os eventos possíveis envolvendo a Bienal, mas em momento nenhum fui informada sobre ser necessário comprar algo antes para que seja possível adquirir um autógrafo, e nisso também me sinto lesada. Editoras são empresas, não se pode deixar isso de lado, mas também como empresa eles deveriam saber um mínimo sobre gestão, onde é melhor fidelizar um cliente do que conseguir que ele compre algo da editora em um único evento. Principalmente quando os clientes somos nós, leitores extremamente consumistas.
A editora Universo dos Livros publicará o romance Most of all you, da autora Mia Sheridan. A trama gira em torno de Crystal, que está desiludida com o amor e em sua vida surge Gabriel Dalton, rapaz com seus fantasmas do passado. É o encontro de uma mulher que não acredita mais no amor com um homem tentando superar o passado.
A autora é conhecida no Brasil pelos quatro livros da série Signos do Amor, publicada pela editora Arqueiro — a série foi cancelada.
Confira a capa original e sinopse:
Crystal aprendeu há muito tempo que o amor traz apenas dor. Não sentir nada é muito melhor do que ser machucado novamente. Ela guarda seu coração ferido por trás de um exterior duro e traz dentro de si uma profunda desconfiança com os homens, que, em sua experiência, apenas usaram e tomaram.
Um homem que precisa de ajuda. . .
Então Gabriel Dalton entra na vida dela. Apesar da terrível escuridão de seu passado, há um amor inegável nele. E mesmo que conheça o custo, Crystal encontra-se atraída por Gabriel. Sua força silenciosa está desgastando suas defesas e sua paciência gentil está fazendo com que ela questione tudo o que ela achou que ela sabia.
Somente o amor pode consertar um coração quebrado. . .
Crystal e Gabriel nunca imaginaram que o mundo, que havia roubado tudo deles, os traria um amor profundo assim. Exceto o destino só os levará até agora, e agora a escolha é deles: endurece seus corações mais uma vez ou ache a coragem de lançar seus passados dolorosos.
Um dos assuntos que mais revoltam e entristecem os leitores é quando a editora deixa de publicar uma série que estavam acompanhando. Dessa vez, a Universo dos Livros anunciou que deixará de publicar 3 séries, são elas: Os Cárpatos (Christine Feehan), Novas Espécies (Laurann Dohner) e Os Reis do Bourbon (J.R. Ward).
Continue Lendo…
A Universo dos Livros s a nova casa editorial de Tahereh Mafi e anunciou não só que publicará o novo livro da série Estilhaça-me como também relançará os três primeiros livros.
Restore-me será publicado em março em inglês e a autora Tahereh Mafi falou um pouco sobre seu novo projeto num mundo de Estilhaça-me.