Autora: Kiss FM
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 304
Classificação: 4.5/5 estrelas

Nesses meus longos anos escutando música — só tenho 22 anos, mas parecem longos para mim –, eu já fui classificada e tive o rótulo alterado diversas vezes, não por mim, mas por pessoas que acreditam que tudo na vida é necessário ter um encaixe certo, se você gosta de uma coisa não deve gostar de outra, e por aí vai. Classic Rock by Kiss FM, com seus relatos e breve estudo sobre a música, é a prova que é possível sim gostar de vários gêneros e deles aprender algo valoroso. Para os grandes astros do rock, eles seguiram isso para moldar o rock como conhecemos hoje. Para nós, reles mortais, o rock que eles ajudaram a criar é o que nos ajuda hoje a passar pela fossa, gritar contra um sistema, ou até mesmo fazer a escolha de sua vida.

O livro mostra que a música é mais do que acordes, batuques e voz, ela tomou vida, e a Kiss FM pegou esse grande material para mostrar um pouco sobre as origens do rock, de onde o nome surgiu e um leve estudo do tempo, quem foram os grandes nomes e quais outros artistas os usaram de inspiração para criar sua própria lenda, e então chegamos aos gêneros, subgêneros, e como eles são e não são assim tão diferentes uns dos outros.

O que mais me conquistou nesse livro foram as pequenas curiosidades (há a menção do Clube dos 27, por exemplo) e descobrir mais de músicos que eu amo, escuto praticamente todo o dia, mas pouco sei da história — e sinceramente não sou o tipo de pessoa que vai atrás disso. Para melhorar, levei esse livro para meu intercâmbio em Londres e essa cidade realmente respira rock, andar na Oxford Street de noite acompanhada com esse livro e escutar tanta coisa diferente e boa mexe com a gente, é uma playlist que vai se criando ao vivo. Talvez o único problema de um livro que se encaixou tão bem comigo foi o espaço que a música brasileira teve nele.

Eu sei que em um livro de pouco mais de trezentas páginas não dá para se estender muito, a história da música no Brasil e a rádio deve contar com 50 a 70 páginas, quase um terço da obra, mas eu adoro a música nacional, meu interesse é bem maior nesse assunto do que os grandes nomes de alguns dos gêneros apresentados e sei que o problema é comigo, eu deveria buscar um livro que usasse de trezentas páginas para discorrer sobre a música nacional e suas inspirações e esse não é o caso de Classic Rock by Kiss FM.

De qualquer forma, é  impossível contar detalhadamente a história de cada pessoa/grupo que transformou a música e particularmente o rock no que é hoje, mas Classic Rock by Kiss FM nos dá um gostinho e explica de quais vertentes o rock nasceu e quais ele também gerou, é um livro que não dá para apontar um leitor ideal, não é somente para rockeiros, mas para quem gosta de sentir essa vibração tão maluca, que sente na voz e no som que outras pessoas tocam sua própria história e seus sentimentos, entende essa magia e está disposto a entender um pouquinho mais com esse livro maravilhoso.

Cadastre-se e receba novidades e ofertas
1380 pessoas visitaram
Publicado em 17/06/2014
Deixe seu comentário com o Facebook
Deixe um comentário

EDITORAS & PARCEIROS

Copyright © 2016 Livros&Citações. Todos os direitos reservados
Notícias, resenhas e indicações de livros!