Autor: Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Páginas:
 392
Classificação:
 4/5 estrelas

Aristóteles é um garoto difícil de ser descrito. Mas resumidamente é isso: tímido, quieto, diferente e sem amigos. Até conhecer Dante, um garoto que sabe nadar e que o ensina, e depois disso, se torna seu primeiro amigo. Ainda assim, Ari acha difícil se expressar e demonstrar sentimentos. Dante é o oposto. Ele tem um jeito único de ser e compartilha seus modos, maneiras e gostos com Ari. Ambos são mexicanos e estão procurando um lugar no mundo, não sabem aonde pertencem.

Um mundo sem escuridão. Não seria lindo?

E, então, a amizade deles entra no jogo e tudo se transforma. A vida parece ter sentido de novo. Ou pelo menos um companheiro. Juntos, eles irão descobrir o que há por trás do que chamamos de vida.

O livro é narrado sob a perspectiva de Ari desde o momento que conheceu seu melhor amigo. E a partir daí eles são envoltos na triste e dura realidade que é o mundo. Vários acontecimentos são jogados sobre eles e à medida que lemos vemos como essas crianças docemente inocentes vão descobrindo os segredos que nos cercam.

Pelo que li pela internet, Benjamin Alire Sáenz é um autor aclamado e criticado. Até então eu não o conhecia e AMEI a sua escrita. De uma forma simples, fácil e sem enrolações ele conseguiu nos envolver em sua história e entrar em nossas mentes e corações e nos deixar simplesmente comovidos com sua grande obra. Após terminar a leitura, eu fiquei um bom tempo refletindo no que acabara de ler. E não conseguia pensar em mais nada do que em “Ai meu Deus! Que história!”.

Por mim, o sol poderia ter derretido todo o azul do céu. Ai o céu seria tão infeliz quanto eu.

A única coisa que me incomodou um pouco em Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo foi ter sentido às vezes a falta de objetivo na leitura. Por não ter ideia do que me reservava no final (eu não gosto muito de ficar lendo sobre o livro antes de lê-lo, estraga a surpresa) eu não entendia e não sabia onde a obra estava me levando e acabava me sentindo um pouco perdida.

Quando vamos ter a sensação de que o mundo nos pertence?

Porém, tirando esse único fato, o livro de Benjamin é extraordinário de um jeito único. Desde sua capa, a sua edição (a editora Companhia das Letras fez um excelente trabalho), personagens, enredo, até o desfecho surpreendente. Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é sobre encontrar seu lugar no mundo e na sociedade e não ter medo de nada. A vida pertence a cada um de nós e apenas nós mesmos podemos decidir como vive-la. E é esse o espírito e motivação que Benjamin deixa conosco.

Cadastre-se e receba novidades e ofertas
1514 pessoas visitaram
Publicado em 10/06/2014
Deixe seu comentário com o Facebook
Deixe um comentário

EDITORAS & PARCEIROS

Copyright © 2016 Livros&Citações. Todos os direitos reservados
Notícias, resenhas e indicações de livros!