fbpx

[RESENHA VALENTINA] “Fale!” – Laurie Halse Anderson


Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
Páginas: 248
Classificação: 5/5 estrelas

O livro gira em torno de Melinda, uma menina de quatorze anos e a sua vida está bem difícil, ela perdeu todos os seus amigos depois de destruir a típica festinha dos veteranos e ainda mandou vários colegas para cadeia. Assim, ela tem que passar todo o ano tendo que lidar com ser a pária do colégio e também sobre o que realmente aconteceu nessa festa.

Ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer.

Fale! é um livro difícil de resenhar, porque ele mexeu muito com meus sentimentos e é difícil descrever como esse livro é diferente e especial ao seu próprio modo. Lauren foi muito sucinta em contar a história, mas ela sabe como ninguém transmitir emoções e te fazer gostar dos personagens.

Sim, a autora te faz amar, se irritar, compreender e querer proteger Melinda, ela construiu uma personagem tão humana e normal que a protagonista poderia ser qualquer pessoa que você conhece, sua prima, sua sobrinha, sua colega de classe ou uma completa estranha.

Melhor ainda, ela mostra a frustração ao perceber que a mídia e a maioria da sociedade, eu inclusive, dizemos sempre que as pessoas devem falar, mas quantos de nós estamos dispostos a parar para ouvir? Porque Melinda só queria falar só que ninguém parecia querer ouvi-la. Ficamos tão preocupados com nossos problemas ou julgamos uma pessoa em razão de uma ação ou até mesmo um preconceito que acabamos por esquecer que outras pessoas precisam ser ouvidas e compreendidas. Às vezes, o maior grito de socorro é o silêncio.

Quanto aos outros personagens, eles são diferentes e é interessante ver como eles também influenciam a trama ao seu próprio modo, porém se eu tivesse que escolher favoritos, eles seriam o professor Freeman, que incentiva os seus alunos a refletirem e se expressarem de modos inusitados, e David Petrakis, que é estranho e um amor de qualquer jeito.
Acredito que Fale! seja muito honesto em retratar o mundo dos adolescente, o modo como eles pensam e quão cruéis eles podem chegar a ser, mas também soube abordar sobre temas difíceis como o abuso em qualquer gênero-físico e psicológico, sendo que foi uma verdadeira mudança para aquela época e ainda continua sendo na nossa.

Eu deveria, talvez, contar para alguém, simplesmente contar para alguém. Dar um basta nisso. Desabafar, soltar o verbo, pôr para fora o que aconteceu!

Esse livro é uma discussão sobre estupro. A cultura de estupro e sobre como isso afeta a vida de algumas pessoas não é feita frequentemente na nossa sociedade, por isso ainda existe muitas pessoas que não relatam esses casos ou sofrem em silêncio, já que muitos tendem a culpar a vítima e não o criminoso, seja apontando o modo de vestir ou de agir da pessoa como incorreto.

Fale! é um livro que realmente merece ser lido, na verdade deveria ser uma leitura obrigatória, ele mudou uma geração nos Estados Unidos e acredito que ele pode trazer várias mudanças no Brasil, e, maior do que qualquer coisa, ele pode ajudar uma pessoa a finalmente falar e pedir ajuda.


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0
Pedro Henrique

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Oi!

    Estou procurando esse livro há um tempão para ler, mas nunca acho… Estou precisando de uma história que mexa um pouco comigo, que me faça pensar. E acredito que “Fale!” é um ótimo livro!

    Beijos! || ape56.blogspot.com