Autor: Monteiro Lobato
Editora: Globinho
Páginas: 32
Classificação: 4/5 estrelas

Aaah!, um minuto de silêncio para esse livro maravilhoso. Imaginem vocês que, em mais uma jogada do destino, esse livro chegou de surpresa no mesmo dia em que minha afilhada veio dormir aqui em casa. E claro que a criança e seu irmão não queriam dormir de jeito nenhum. Minha salvação? Monteiro Lobato.

O Noivado de Emília é um livrinho de poucas páginas, o mais novo lançamento do selo infantil da editora Globo que está publicando a Coleção Pirlimpimpim com esse e outros títulos do adorado autor. Com ilustrações de Samuel Ribeiro e Fábio Borges e baseado em Reinações de Narizinho, publicado originalmente em 1931, até mesmo um adulto se encanta com a possibilidade de saber mais sobre os personagens d’O Sítio do Pica Pau Amarelo.

No livro, finalmente temos a chance de ver como se deu o casamento de Emília com Marquês de Rabicó, algo planejado por Pedrinho e Narizinho e que somente deu certo porque a boneca sonha em tornar-se princesa, e só Deus sabe por quê ela acredita que o Marquês pode tornar isso possível. Já o Marquês está mais preocupado em ser o leitãozinho gordo que nasceu para ser, o que pode acabar com todos os grandes planos para o casamento.

Tenho pouco a criticar negativamente essa história. Lê-la gerou uma sensação de nostalgia pura, e o melhor foi poder conferir que apesar da criançada que chegou ao mundo nesses últimos anos ter pouco da infância que nós tivemos, onde computador estava longe de ser uma realidade, alguns ainda prezam programas mais interessantes como assistir O Sítio do Pica Pau Amarelo.

O único ponto que me incomodou em O Noivado de Emília foram algumas palavras complicadas que encontrei dispersas na narração e que criança alguma provavelmente entenderá. Então, se você tem esse livro em vista para dar a algum pitxuquinho, fique ciente que ao lê-lo, além de precisar se virar para criar sons e manter o pequeno interessado, você provavelmente precisará pensar rápido para desenvolver mais a história e encontrar palavras alternativas para palavras que uma criança de até cinco anos pouco tem a aproveitar. De qualquer forma, espero que outros da Coleção apareçam aqui em casa de surpresa para me salvar de futuros sufocos porque manter uma criança focada em uma única atividade não está fácil e livros como esse, além de educar para a leitura, satisfaz ambas as partes.

Cadastre-se e receba novidades e ofertas
3472 pessoas visitaram
Publicado em 09/01/2014
Deixe seu comentário com o Facebook
Comentários
  1. EMÍLIAAAAAAA!!!

    Encenamos esse momento mágico -só que não- da Emília na faculdade, foi um fiasco porque o Visconde (Eu, à propósito!) esqueci as falas da espiga de milho mais adorada, aí eu inventei – ainda bem que havia lido o livro antes <3

    Bom, adoro Reinações de Narizinho e o meu sobrinho adora as histórias do sítio.
    Acho que vou começar a comprar os livros dessa coleção para ele para os pais dele e eu mesma ler para ler 😀

    Beijos!

    1. Gabrielle disse:

      Aaaah eu gostei bastante, Ma, mas eu tive que mudar muita coisa enquanto lia para que ela dormisse, explicava duas ou três vezes, apontava as ilustrações e pedia para ela me explicar quem era, acho que esses livros pequenos é mais uma interação entre a família e um primeiro passo para a leitura mesmo, gostei

Deixe um comentário

EDITORAS & PARCEIROS

Copyright © 2016 Livros&Citações. Todos os direitos reservados
Notícias, resenhas e indicações de livros!