maldicao

Autora: Cornelia Funke
Editora: Cia das Letras/Seguinte
Páginas:
 248
Classificação:
 5/5 estrelas

A Maldição da Pedra inicia uma provável trilogia de fantasia Jovem Adulta da escritora alemã Cornelia Funke. E inicia muito, muito bem!

Pra começar a discutir esse livro tenho que confessar meu amor pela escritora e suas obras, principalmente a trilogia Mundo de Tinta (Coração de Tinta, Sangue de Tinta e Morte de Tinta) todos lançados pelo selo jovem de sua casa editorial aqui no Brasil, Companhia das Letras. A escrita da Funke é extremamente agradável, rica em descrições e poéticas — sem ser maçante! Enfim.

Nesse livro conhecemos Jacob Reckless, um rapaz que, quando mais garoto, o pai desapareceu. Jacob tem um irmão mais novo, Will, e uma mãe depressiva que ele mal vê. Numa noite, vasculhando o escritório do pai, o jovem Jacob encontra uma pista que o ajuda atravessar um misterioso espelho do escritório.

A noite respirava no apartamento como um animal escuro. O tique—taque de um relógio; o ranger das tábuas do assoalho quando ele se esgueirou para fora do quarto — tudo se afogava em seu silêncio. Mas Jacob amava a noite. Ele sentia a escuridão na pele, como uma promessa. Como um manto tecido por liberdade e perigo.

Então aqui começamos nossa aventura através do espelho. Jacob se encontra em um mundo paralelo, de fantasia, repleto de criaturas de contos de fadas (desde anões a sereias, bruxas e, claro, as próprias fadas). Mas nada é tão lindo e fofo no Mundo do Espelho: os anões são comerciantes vigaristas, os unicórnios animais perigosos e violentos, e as fadas podem ser ciumentas e venenosas. E Jacob começa a passar mais e mais tempo no Mundo do Espelho, aprendendo sobre ele e até se tornando parte dele. Ele torna-se um caçador de tesouros que começa a visitar sua família no mundo real (mãe e irmão) cada vez menos, sempre dando desculpas pra cessar a curiosidade do caçula.

Entre esses seres já conhecidos das histórias que ouvimos quando crianças, estão os peculiares Goyls: criaturas com carne de pedra, em toda sua variação de ônix, quartzo, ametista, jaspe etc. e também em sua hierarquia. Quanto mais valiosa a pedra do qual é a pele do goyl, mais nobre ele é.

A estória então se inicia quando, anos mais tarde, Will, o irmão mais novo, segue Jacob pra além do espelho e acaba sendo atacado por um dos Goyls. Então uma maldição cai sobre o jovem Reckless: lentamente sua pele macia vai dando lugar a uma carne de pedra, transformando-o assim num monstro que nem ao menos se lembrara de ser um humano. E pra concluir, sua pele de pedra é verde de Jade, tornando-o assim um goyl raro desejado por vários no Mundo do Espelho.

Então, as profundezas engendraram um rei e, numa época de grande perigo, surgiu um goyl de jade, nascido do vidro e da prata, que o tornou invencível.

A busca de Jacob para uma cura da maldição de pedra do seu irmão toma forma. O levando as partes mais escuras do mundo do espelho, tendo direito ao castelo da Bela Adormecida e a casa de doce da Bruxa de João e Maria. Tudo com uma pegada dark e misteriosa.

— Dizem que muitas vezes os humanos sentem o amor como se fosse a morte — disse a fada. — É verdade?

Não podemos esquecer da companheira de Jacob, Fux, uma jovem raposa metamorfa que se transforma numa bela jovem de cabelos ruivos e selvagens e que tem uma forte ligação com Jacob. E também Clara, a namorada de Will que trabalha como enfermeira no mundo real e acaba sendo arrastada para o Mundo do Espelho por causa de Will.

Funke nos apresenta a um mundo completo e recheado de mistérios, maravilhas e perigos. Uma fantasia belamente distorcida (será mesmo distorcida?) dos contos de fadas com elementos originais e claramente escrita para jovens—adultos com sua violência e jogos de política (que só vemos sombra nesse primeiro volume). Com um pouco de romance — e dos complicados diga-se de passagem rsrs.

O livro não é muito extenso, em terceira pessoa, mas pode ser um pouco confuso no começo, nada entediante, dividido em seus vários capítulos curtinhos e ricamente ilustrado pela própria autora. A explicação vem naturalmente conforme seguimos a estoria e acabamos nos envolvendo de verdade na trama cheia de ação.

A diagramação do livro também é simplesmente INCRÍVEL, a editora fez um trabalho maravilhoso com o livro, desde sua capa metalizada às ilustrações dos capítulos. A tradução de Sonali Bertuol esta ótima também. Eu me apaixonei seriamente por Reckless e, como gande fã de fantasia e da Funke, posso indicar como leitura OBRIGATÓRIA ! Altamente recomendado!

Era uma vez um rapaz que saiu pelo mundo para aprender a ter medo.

Cadastre-se e receba novidades e ofertas
3548 pessoas visitaram
Publicado em 07/11/2013
Deixe seu comentário com o Facebook
Comentários
  1. Faby Tedrus disse:

    Virei fã da Funke depois de Mundo de Tinta, como você, e fiquei super curiosa sobre essa outra série dela, e depois de ler a resenha mais empolgada com a ideia de ler!
    Você sabe quantos livros vão ser?! Vi que vai ser lançado o 2º dessa série!

    1. rafas disse:

      Oi Faby!

      Então, o selo Seguinte já lançou a sequência : Sombras Vivas. Leia sim vale super a pena!

  2. Cris Aragão disse:

    Eu ainda não li a trilogia Mundo de tinta, mas está na minha lista de desejados. Eu li esse livro em uma edição americana, com o título Reckless e me apaixonei pela escrita da autora, pena que meu livro não é nem de longe tão lindo quanto essa edição nacional, agora pretendo ler todos os título dela que conseguir.

Deixe um comentário

EDITORAS & PARCEIROS

Copyright © 2016 Livros&Citações. Todos os direitos reservados
Notícias, resenhas e indicações de livros!