publicidade
Autora: Cornelia Funke
Editora: Cia das Letras/Seguinte
Páginas: 248
Classificação: 5/5 estrelas
A Maldição da Pedra inicia uma provável trilogia de fantasia Jovem Adulta da escritora alemã Cornelia Funke. E inicia muito, muito bem!
Pra começar a discutir esse livro tenho que confessar meu amor pela escritora e suas obras, principalmente a trilogia Mundo de Tinta (Coração de Tinta, Sangue de Tinta e Morte de Tinta) todos lançados pelo selo jovem de sua casa editorial aqui no Brasil, Companhia das Letras. A escrita da Funke é extremamente agradável, rica em descrições e poéticas — sem ser maçante! Enfim.
Nesse livro conhecemos Jacob Reckless, um rapaz que, quando mais garoto, o pai desapareceu. Jacob tem um irmão mais novo, Will, e uma mãe depressiva que ele mal vê. Numa noite, vasculhando o escritório do pai, o jovem Jacob encontra uma pista que o ajuda atravessar um misterioso espelho do escritório.
A noite respirava no apartamento como um animal escuro. O tique—taque de um relógio; o ranger das tábuas do assoalho quando ele se esgueirou para fora do quarto — tudo se afogava em seu silêncio. Mas Jacob amava a noite. Ele sentia a escuridão na pele, como uma promessa. Como um manto tecido por liberdade e perigo.
Então aqui começamos nossa aventura através do espelho. Jacob se encontra em um mundo paralelo, de fantasia, repleto de criaturas de contos de fadas (desde anões a sereias, bruxas e, claro, as próprias fadas). Mas nada é tão lindo e fofo no Mundo do Espelho: os anões são comerciantes vigaristas, os unicórnios animais perigosos e violentos, e as fadas podem ser ciumentas e venenosas. E Jacob começa a passar mais e mais tempo no Mundo do Espelho, aprendendo sobre ele e até se tornando parte dele. Ele torna-se um caçador de tesouros que começa a visitar sua família no mundo real (mãe e irmão) cada vez menos, sempre dando desculpas pra cessar a curiosidade do caçula.
Entre esses seres já conhecidos das histórias que ouvimos quando crianças, estão os peculiares Goyls: criaturas com carne de pedra, em toda sua variação de ônix, quartzo, ametista, jaspe etc. e também em sua hierarquia. Quanto mais valiosa a pedra do qual é a pele do goyl, mais nobre ele é.
A estória então se inicia quando, anos mais tarde, Will, o irmão mais novo, segue Jacob pra além do espelho e acaba sendo atacado por um dos Goyls. Então uma maldição cai sobre o jovem Reckless: lentamente sua pele macia vai dando lugar a uma carne de pedra, transformando-o assim num monstro que nem ao menos se lembrara de ser um humano. E pra concluir, sua pele de pedra é verde de Jade, tornando-o assim um goyl raro desejado por vários no Mundo do Espelho.
Então, as profundezas engendraram um rei e, numa época de grande perigo, surgiu um goyl de jade, nascido do vidro e da prata, que o tornou invencível.
A busca de Jacob para uma cura da maldição de pedra do seu irmão toma forma. O levando as partes mais escuras do mundo do espelho, tendo direito ao castelo da Bela Adormecida e a casa de doce da Bruxa de João e Maria. Tudo com uma pegada dark e misteriosa.
— Dizem que muitas vezes os humanos sentem o amor como se fosse a morte — disse a fada. — É verdade?
Não podemos esquecer da companheira de Jacob, Fux, uma jovem raposa metamorfa que se transforma numa bela jovem de cabelos ruivos e selvagens e que tem uma forte ligação com Jacob. E também Clara, a namorada de Will que trabalha como enfermeira no mundo real e acaba sendo arrastada para o Mundo do Espelho por causa de Will.
Funke nos apresenta a um mundo completo e recheado de mistérios, maravilhas e perigos. Uma fantasia belamente distorcida (será mesmo distorcida?) dos contos de fadas com elementos originais e claramente escrita para jovens—adultos com sua violência e jogos de política (que só vemos sombra nesse primeiro volume). Com um pouco de romance — e dos complicados diga-se de passagem rsrs.
O livro não é muito extenso, em terceira pessoa, mas pode ser um pouco confuso no começo, nada entediante, dividido em seus vários capítulos curtinhos e ricamente ilustrado pela própria autora. A explicação vem naturalmente conforme seguimos a estoria e acabamos nos envolvendo de verdade na trama cheia de ação.
A diagramação do livro também é simplesmente INCRÍVEL, a editora fez um trabalho maravilhoso com o livro, desde sua capa metalizada às ilustrações dos capítulos. A tradução de Sonali Bertuol esta ótima também. Eu me apaixonei seriamente por Reckless e, como gande fã de fantasia e da Funke, posso indicar como leitura OBRIGATÓRIA ! Altamente recomendado!
Era uma vez um rapaz que saiu pelo mundo para aprender a ter medo.
Autora: Judith Mcnaught
Editora: Charme
Páginas: 406
Classificação: 4/5 estrelas
Se você é fã de Judith McNaught já há algum tempo, então você sentiu em cento momento que a autora era um tanto desprezada pela editora Record no Brasil. Ainda que a autora seja um ícone mundial por seus romances, no Brasil ela era frequentemente jogada de escanteio, com exemplares e edições de bolso que não chegavam aos pés do que McNaught e seus leitores brasileiros realmente mereciam. Mas esses são tempos antigos e o Grupo Record finalmente resolveu dar uma repaginada nos livros da autora, com novas edições e capas.
Em Até você chegar, Judith McNaught revela os leitores a elegante Londres do início do século XIX, em um inacreditável romance. Professora de uma escola para damas da alta sociedade, Sheridan Bromleigh é contratada para acompanhar uma das estudantes, Charise Lancaster, até a Inglaterra, onde encontrará seu noivo. Quando a jovem sob sua responsabilidade foge com um estranho, Sheridan questiona-se como explicará isso ao pretendente, Lorde Burleton. Stephen Westmoreland, o Conde de Langford, presume que a jovem vindo em sua direção é Charise Lancaster, e a informa sobre sua participação no acidente fatal envolvendo Lorde Burleton na noite anterior. No momento em que iria explicar o mal-entendido, Sheridan também sofre um acidente e fica inconsciente. Ela acorda na mansão de Westmoreland, sem lembrar quem é. A única pista sobre seu passado é o estranho fato de todos a chamarem de miss Lancaster. Tudo o que ela realmente sabe é que está apaixonada por um belo conde inglês, e que sua vida está repleta de maravilhosas possibilidades.
Estou interessada em saber por que há momentos em que me olha e sorri como se só eu tivesse importância para você. Estou interessada em saber por que há momentos em que sinto que não quer me ver, mesmo quando estou na sua frente. Estou interessada em tudo o que se refere a você porque quero muito significar algo em sua vida. Estou interessada em história. Sua história. Minha história.
Autora: Kristen Proby
Editora: Charme
Páginas: 320
Classificação: 4/5 estrelas
Samantha não é gosta da fama, holofotes e tudo que vem no pacote da exposição ao público. Seu passado a traumatizou e diversas vezes foi colocada nas manchetes às sombras da fama do seu irmão, famoso ator de Hollywood, Luke. Ela está recém desempregada e está em busca de outro emprego, que dessa vez irá valorizá-la e não irá pressionar com relação a sua família e amigos.
Leo é vocalista da banda Nash, uma das bandas mais famosas e bem sucedidas no momento. Ele se mudou recentemente para Seattle, para morar mais perto de Meg, sua irmã de consideração. Ao conhecer Samantha, um interesse imediato o despertou e ele investirá e usará todas as armas que estiver à sua disposição para conquista-la.
Para quem leu Joga Comigo, soube perto do final que o próximo livro seria protagonizado por Sam e Leo, não é mesmo? A troca de farpas deu um gosto sobre o que viria.
Eu te chamo de Raio de Sol porque, quando sorri, você ilumina por dentro.
Samantha é uma mulher independente e sempre buscou ser bem sucedida, com seu esforço e talento. O que viveu no passado foi um aprendizagem para o seu amadurecimento e criou regras, uma delas: não se envolver com pessoas famosas. Pois a única experiência que teve a deixou arrasada. Ela detesta holofotes, sempre que surgia nas manchetes sempre era denominada como irmã de Luke, o que é verdade, mas detestava viver na sombra o irmão. Isso fez com que sua motivação em buscar a independência aumentasse.
O livro narrado pelos dois pontos de vistas nos dá uma visão panorâmica sobre os sentimentos e pensamentos dos protagonistas. A relação iniciada com troca de farpas e investidas incessantes de Leo, desperta algo em Samantha para dar uma chance. Isso é uma fissura sendo aberta para algo mais profundo.
A trama segue a linha que Sam não quer um relacionamento sério, se casar e se sentir dependente de alguém. Isso é decorrente a decepções que a personagem vivenciou e fez com que construísse muros envolta de seu coração. Leo também tem esse pensamento no começo, mas ao passar do tempo ele sabe que o que acontece entre ele Sam não é apenas uma relação casual. Tem algo a mais e ele fará de tudo para que ela também entenda.
A escrita de Kristen continua envolvente, fluida e viciante. No momento que a história é iniciada, o leitor vai mergulhar no mundo dos Montgomery e amigos e irá querer saber mais sobre os casais que já tiveram suaa histórias contadas e também os próximos personagens.
Autora: Katy Regnery
Editora: Charme
Páginas: 368
Classificação: 3/5 estrelas
Brynn acredita que nunca mais será capaz de amar novamente após ter perdido seu noivo brutalmente há dois anos. Mas quando Cassidy aparece em sua vida, o luto finalmente abre espaço para um sentimento completamente novo.
Pelos erros de seu pai, Cassidy pagou sua vida inteira. O pai era assassino e estuprador e por isso a sociedade julgava o pequeno Cassidy como se fosse tão ruim quanto ele. Então sua mãe decidiu que a melhor opção seria viver longe do mundo, longe dos olhares recriminadores, longe de onde seu filho poderia se tornar alguém como seu marido.
Este é o maior problema de se perder alguém que se ama tanto quanto eu amava Jem: nunca conseguimos ser a pessoa que éramos antes. Nunca. Ainda estou tentando descobrir quem me tornei.
Cassidy cresceu acreditando que nunca poderia se envolver com ninguém, que não merecia ser amado por culpa dos erros de seu pai. Mas quando Brynn cruza seu caminho, torna difícil manter todas as promessas que havia feito a sua mãe.
Não há como sentir falta de uma coisa que nunca se teve. Você não pode desejar algo que nunca possuiu. Mas eu conheço a glória de um toque humano. E sinto falta.
Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Katy Regnery e infelizmente não foi uma boa experiência. Achei a escrita um pouco repetitiva, os personagens muitas vezes trouxeram os mesmos pensamentos de antes, e isso tornou a leitura um pouco cansativa para mim.
A narrativa custou a me conquistar, principalmente porque as coisas demoraram a acontecer. E quando começa, achei que tudo evoluiu um pouco rápido demais. Não consegui sentir a paixão crescendo, e isso é minha parte preferida dos romances, então, fiquei um pouco desapontada com a rapidez.
Dizer adeus não significa esquecer. Seguir em frente não significa que você nunca o amou. Estou te dizendo para deixar isso para trás. Estou te dizendo que você pode ser feliz.
O que mais me chamou atenção para ler esse livro foi o fato de tratar sobre filhos de pessoas ruins. Achei que isso seria o ponto chave da mensagem do livro e por isso que estava sendo tão bem falado. Porém, ao invés de trazer uma linda mensagem, a autora a trocou por um plot forçado que não funcionou nenhum pouco comigo.
Se você quer um romance cheio de drama, pode ler sem medo que irá gostar, mas se assim como eu, gosta de livros que passem algo legal, talvez não seja a leitura certa para você.