Veronica Roth falou em seu blog sobre o final terrível de Convergente, terceiro e último volume da saga distópica Divergent que deve chegar ao Brasil até março pela Rocco.

Muitos ainda não acreditam, alguns querem que seja pegadinha, mas a única verdade é que acabou e o caminho que a autora escolheu seguir ainda dói, e quem passou um tempo esperando os felizes para sempre de Tobias e Tris pode esquecer.

Na postagem, a autora deixou claro que não, não foi maldade. “Eu já tinha dito antes que esse fim sempre foi parte do plano, mas algo que quero deixar claro é que não escolhi isso para chocar, nem perturbar ninguém, ou porque sou cruel com meus personagens,” disse a autora.

Roth descreve que vê a trama central do livro como a busca de Tris para perceber onde realmente pertence — uma facção especifica, uma sociedade sem facção, ou simplesmente com as pessoas que ama. “É como quando a mãe de Tris deu sua vida que Tris percebe que essas identidades encaixam-se entre si, combinando abnegação e coragem e amor por sua família e por sua facção, tudo se une nisso: divergente. É um momento de triunfo seguido por devastação, quando Natalie morre para que Tris escape.

Em Convergente, a autora continua, “ela ainda está lutando por suas crenças sobre a abnegação — mas dessa vez ela se pergunta se Caleb ofereceu-se como voluntário para ir a missão com final mortal por amor ou culpa. Ela lutou pelo quão ético é deixar Caleb fazer isso pelo resto do livro.

Quanto Tris morre no laboratório de armas é porque sua jornada está completa e ela está fazendo um sacrifício pelas razões certas  — diferente de Caleb, ou a como ela era antigamente em Insurgente (todos se lembram que ela estava louquinha para morrer, não é?). “No final, em uma conversa com David onde ela disse para ele suas crenças sobre sacrifício,  que é algo que deve surgir do amor, força e necessidade. Essa foi a Tris que sabia o que realmente é abnegação. Que sabia quem ela era. Que sabia o que devia ser feito.

Roth finaliza escrevendo, “vou sentir falta dela, da voz de Tris em minha cabeça. Mas eu estou tão, tão orgulhosa de sua força.

Você pode conferir nossa resenha completa AQUI, enquanto isso vou lá pegar um paninho e chorar mais um pouco.

Cadastre-se e receba novidades e ofertas
72399 pessoas visitaram
Publicado em 28/10/2013
Deixe seu comentário com o Facebook
Comentários
  1. Andressa disse:

    Estou tão feliz por ler isso tudo que ela escreveu! Desde que eu terminei a leitura eu tava ansiosa pro livro ser lançado logo e ela poder se manifestar abertamente sobre o final. Eu fiquei feliz comigo mesma porque eu entendi EXATAMENTE o que ela queria passar. A Tris morrer naquela ocasião e por aquele motivo foi fruto do que ela aprendeu com a própria mãe. Que sacrifício tinha que ser por amor e não por culpa, como ela queria fazer em Insurgente e como Caleb fez em Allegiant. Me doeu muito ver tudo aquilo acontecendo, principalmente pelo sofrimento do Tobias que quebrou meu coração e me fez chorar horrorres mas eu entendi e aceitei e fiquei feliz por esse livro, por essa trilogia, por essa história linda de altruísmo que a Veronica deixou pra nós fãs ♥

    1. Gabrielle disse:

      Essa frase dela não está de matar? Eu odiei, odiei, odiei, eu queria um felizes para sempre, mas para isso eu teria que ler um romancinho, não uma distopia, não é mesmo? E apesar de odiar o fim, odiar que ela morreu, eu amei o livro e Veronica Roth ta no peito <3

  2. Mareska disse:

    Quem lê distopia esperando única e exclusivamente um final feliz tá lendo o tipo de livro errado. Vide Jogos Vorazes, que a Katniss e o Peeta até ficaram juntos, mas a menina tá toda trabalhada no trauma psicológico e na paranóia eternos, sem contar os outros personagens queridíssimos que bateram as botas sem dó nem piedade. É uma guerra. Pessoas morrem. Chore litros e get over it.

    Não decidi ainda se vou ler o segundo e o terceiro por preguiça mesmo, mas achei o que a Roth fez algo digníssimo, corajoso e que, pelo visto, encaixou com perfeição na história. Um sacrifício desses pelas razões certas me deixa muito mais satisfeita do que um final feliz com os protagonistas casados e felizes como se não tivessem passado por um trauma fodido antes.

    Final feliz é fácil. Difícil é ter coragem de matar a protagonista porque A HISTÓRIA É MAIOR E MAIS IMPORTANTE DO QUE UM ÚNICO PERSONAGEM OU CASAL.

    you go, veronica coco.

  3. Mía disse:

    Não acredito, estou com o coração partido.

  4. Monica disse:

    Tenho que confessar, fiquei muiiiito decepcionada com a autora…pronto falei!! Esta distopia foi a melhor que li, pra mim barrou Jogos Vorazes. A escrita é envolvente, a aventura e o romance na dose certa. Mesmo ela dizendo que não, acho que ela quis chocar sim, fazer um livro diferente…so que ficou direrente demais. Coragem ela teve quando matou a mãe dela, ou quando fez a Tris matar o próprio amigo. MAs, matar a personagem principal (ou se fosse o Tobias tb) foi crueldade com os leitores. Esperei ansiosamente por este livro e parece que estou de luto. Acho que os livros são pra nos angustiar, pensar, mas também fazer a gente se sentir feliz no final. Precisamos de um pouco de VITÓRIAS, pelos menos nos livros. E, Mareska, sem querer criticar (do fundo do coração), vc tem o direito de ter sua opinião, mas só quero acrescentar um ponto ela não matou “UM ÚNICO PERRSONAGEM OU CASAL”, ela matou “A” PERSONAGEM, “O” CASAL…e a história já era maior e mais importante com os livros maravilhosos que ela tinha escrito. Confesso que gostaria que ela lançasse o último livro novamente com um final alternativo…ia ficar muito mais feliz…rs!

  5. bianca guimaras disse:

    ouvindo a musica de TRIs “the mark” e lendo essa noticia, meu coração acaba de ser quebrada, NNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNnnnaoooooooooooooooooooooooooooooooooo!

  6. Lucas disse:

    QUE PORRA É ESSA… vocês nao tem noção do nivel de Spoiller que deram????????????

    1. Gabrielle disse:

      está escrito bem grande, Lucas, no título da postagem que há spoiler, só lê quem quer

  7. Priscilla disse:

    Eu estou com a Monica!!

    A história TODA é perfeita!! Eu sofri com cada morte.. acho que a perda de TRIS foi totalmente proposital. Ela quis construir uma história que ficasse marcada, pela morte do personagem principal! Talvez ela queria ser a autora que tinha coragem para tal. No entanto, do meu ponto de vista a trilogia toda já deixa uma marca em quem lê, não havia a necessidade de MATAR a TRIS. Ela poderia simplesmente ter sobrevivido aos tiros..

    Eu queria muito um final alternativo, MUITO MESMO!! Até assinaria um abaixo assinado e tudo!! hehehe

    Mas talvez tenhamos a sorte de ter um final diferente no último FILME da série!! Não acredito que eles teriam coragem de matar a TRIS no filme, uma vez, que por mais fiel que o filme tente ser, sempre fica faltando coisas que só os livros oferecem. Logo acredito que mesmo Veronica não escrevendo um novo final para o livro, acredito que ela terá que pensar em um novo final para o filme.

  8. Priscilla disse:

    Oi Pessoal,

    Tudo bem?

    Eu estava tão despedaçada com o final que Veronica nos deu, que passei a procurar na internet finais alternativos escrito por fans.

    De todos os que eu li, esse: http://www.fanfiction.net/s/9799717/1/Allegiant-An-Alternate-Ending, foi o melhor!!!

    A autora conseguiu misturar a história de Veronica com a que ela criou. Acredito que ela fez uma obra prima!! Me deixou mais feliz!! E acredito que agora poderei dormir mais tranquila!!

    Espero que gostem!!

    Para mim esse será o novo final da série!!

    Bj

    1. Izabella disse:

      Priscilla concordo 100% com vc! Esse pra mim foi o melhor final… é uma distopia pelo modo como ela fica… Ela “decide sua facção” pq fica bem claro seu altruismo e deixa uma mensagem legal… O que não senti no final do outro!! Vale a pena ler esse final alternativo

    2. Juliana disse:

      Salvou o dia (e a semana e o mês). Muito obrigada! Só queria um soro da memória pra esquecer que tb li o final original… hahahahha

    3. Ligiana disse:

      Que bom que você postou esse link de fanfic. Para mim, este é o final oficial. Não é blazê, é justo e não arranca nosso coração fora do peito. Obrigada <3

    4. shiga disse:

      Priscila li esse final alternativo tbm, nao estava me conformando, mas o aperto no peito nao passa, pq o filme nao sera assim, espero q o diretor resolva colocar um final alternativo!!!!!!!!!!

    5. Marilia disse:

      Priscilla, obrigada por postar o link, adorei esse final… pra mim tb vai ser o oficial… nem vou procurar outro! Já posso sair do luto! 🙂

    6. Cilene disse:

      Gostei muito desse final alternativo, que pra mim fica sendo final definitivo. Bjs

  9. Penelope disse:

    Chorando eternamente… ;{

  10. Jordania disse:

    Chorando como nunca antes. Eu nunca vou ser capaz de aceitar isso. Eu acho que é por que é tão difícil dizer adeus a alguém que a gente ama. Mas,eu sei que aqueles que a gente ama nunca nos deixam de verdade,eles vivem dentro da gente e pra mim a Tris vivera para sempre,por que um pouco da chama dela agora queima no meu coração. E eu acho que a Veronica criou mais que uma personagem,ela criou um Legado.

    ” Eu vou sentir falta dela, aquela voz da Tris na minha cabeça. Mas eu também estou tão, tão orgulhosa da sua força.”
    Faço das palavras dela as minhas.

  11. Luisa Buck disse:

    Nossa, na boa, eu amo de paixão divergente, sou fã, mas MEUS DEUSES QUE FINAL FOI ESSE???!!! Eu não li o livro ainda, não vi que tinha escrito “spoiler” lá em cima e li a resenha de boa. Odiei, nossa, que ódio, estou esperando a meses ansiosa para ler Allegiant, e agora, não sei mais de nada.O final de Jogos Vorazes também achei RIDÍCULO, não tem porque acontecer o que aconteceu. Matar a Tris, por mais que ela fale que foi um sacrifício bom e tudo, não teve porque também. Matar a Tris é como chegar e matar sei lá, o Percy Jackson, ou matar o John Smith (de os legados de lorien)etc!!! Cara, não sei mais de nada agora. Sendo um livro distópico ou não, os livros não nos preparam para um final desse. Ainda nos transmite esperança, e agora, mais nada. Se fosse um livro tipo os do George R R. Martin, é uma coisa, já sabemos que vai ter uma coisa ruim. Mas Divergente não. Ridículo essa atitude da Verônica, na minha opinião.

    1. Gabrielle disse:

      hsuahsuahsuahusasa em partes, concordo com você, Luisa. Eu não acreditava nesse spoiler até que li, e por incrível que pareça há coisas ainda piores no livro, de partir o coração. Eu indico que você o leia, mas vai doer demais, é triste, depressivo.
      Eu odiei o que aconteceu, mas amei o livro ;s

    2. shiga disse:

      Luisa, cai na bobeira de ler a ultima pagina do livro faço isso com todos, quando percebi q nao era tris narrando gelei, sabia o q poderia ter acontecido voltei alguns capitulos e confirmei, estava na pagina 99 e ali parei, perdia graça totalmente inconformada procurei fins alternativo li um q amei, nem o filme tenho vontade de ver, não espero por ele kkkkkkkkkk

  12. Leio o título: “Tá, tem spoilers, não vai ser um tão grande assim…” e pulo da cadeira quando o leio, HAHAHA!
    Bom, estou mais preparada para o final agora LOL

    :*

    1. Gabrielle disse:

      sahusahusauh VOCÊ É DOIDA, MA!

  13. eugenia disse:

    Meu Deus!!!!!!!!!!!
    To destruida como assim a tris MORRE? Morrendo de chorar, claro q eu assim como alguns leitores desejamos um final mais do que feliz para ela, a garota perdeu os pais o irmao e um traidor a unica coisa q resta para ela e o amor q encontrou com o Tobias!!! quer saber que se dane Abnegaçao,estou frustada acabei de ler insurgente e vim atraz de noticias sobre convegente e me deparo descubrindo q triz morre! A porfavor eu so acho q a autora deveria ter dado o minino de respeito ao seus leitores ,estou pensando seriamente de vou ler o terceiro livro , que merda e essa ela poderia ter matado todo mundo mais a Tris !!!!!!! Minha gente e muita loucura . To chateda de mais ainda por cima colocam um spolio desse tamanho dizendo q ela morreu to destruida ,frustada e morrendo de odio fiquei muito triste !!!!!!!! Nao ha palavras no mundo q possa descrever o q estou sentindo nesse momento So espero q no filme nao de esse final a ela e sim um feliz para sempre pra triz e tobias e q o resto q se dane.

  14. rhay disse:

    infelizmente fiquei mt decepcionada com o fato de a tris morrer , mais é o quem pra hj fazer oq !! mais ainda nao li convergente mais espero que quando le o livro me impressione tanto que eu nao ligue tanto para morte da tris (obvio que vai ser dificel)mais fazer o q né…to mt mt mt triste pq o que eu esperava é que ela conseguisse vencer por tudo que ela batalhou ao lado do tobias viva e nao morta !! mt triste msm :'( vai que ela ressucita

  15. Camila disse:

    Putz… Estou me sentindo muito triste, e chocada também, pois é muito raro matarem a personagem principal. Estava indo para o segundo livro, mas no momento, sinceramente, não sinto absolutamente nem uma vontade de terminar a série.. Qual é a moral de torcer para que a Tris vença todos seus desafios se ela vai morrer no final?! Ridículo! E pior ainda seria ver/ler o sofrimento do Tobias.. :/ Dizem que ele fica com a Christina, é verdade? Ahhh, muito chateada aqui..

  16. emilly disse:

    Os livros são muito bons, mas eu fiquei com uma pontada de raiva no final de convergente. Mas a morte da Tris só mostra que nem tudo termina com um felizes para sempre. Mesmo assim eu fiquei com muita pena do Tobias/Quatro, o que é obvio que não vai me impedir de ler outros livros da Veronica.

    1. shiga disse:

      kkkkkkkk a vida ja pe tao triste, pelo menos na ficção poderiamos ter um felizes para sempre ne?

  17. emilly disse:

    Eu soube por um spoiler quando eu estava no inicio do terceiro livro que a Tris morria e na mesma hora eu abandonei ele. Mas depois eu fiz as pazes e voltei para saber como o Quatro/Tobias ia reagir.

  18. Luisa Silva disse:

    Monica você ta mais que certa ela matou o personagem o casal.tenho que admitir fiquei decepcionada e com muita raiva da Veronica os dois primeiros livros são prefeitos, eu fiquei tipo encantada com a história com os personagens e como a história faz você se apaixonar por ela, mas ai vejo convergente e penso que se a Veronica quisesse chocar havia outros jeito de fazer isso sem matar a tris, confesso ate que entendo por que a veronica decidui esse final, as razoes pela qual a tris morreu, mas nao deu certo chocou mais que o necessario.eu nem li o livro ainda mass perdi a vontade de ler.acho mesmo que a veronica devia lançar outro livro com o final diferente , por que a maioria dos fãs esta criando seu proprio finalve esta ficando melhor que o dela.

  19. Caroline disse:

    Eu entendo perfeitamente que é uma distopia e que finais felizes não acontecem, mas esse final foi simplesmente terrível, chocante, frustante, acabou com o meu emocional. Em Jogos Vorazes teve o final triste sem precisar arrasar as pessoas. Eu só consigo pensar como essa autora foi cruel. Pra mim ela só quer chocar e deixar sua marca, não pensou nenhum momento dos sentimentos dos fãs que acompanharam toda história com a Tris, vendo ela sofrendo perdendo quem ela amava, lutando mais que qualquer um. Antes desse final, nos primeiros livros já tinha achado ela má ao matar tantos personagens e de maneiras cruéis e até mesmo sem necessidade, como a morte da Tori. Sofri quando a própria Tris matou o melhor amigo Will, com a morte do All… Mas todas elas eu pude superar e entender, mas a porta da personagem principal, a que eu amava e torcia morrendo daquela maneira, quando passou por coisas tão piores eu NÂO CONSIGO ACEITAR. A morte dela não me fez pensar o quanto ela altruísta ou quanto ela ajudou muitos outros, simplesmente me deixou devastada e só. o livro é bom? Sim, mas o final é imperdoável.

  20. Gabi disse:

    RIDÍCULO!Estava tão apaixonada pela série,esperando que Tris finalmente ficasse em paz com Quatro mas NÃOOOOO,ela foi la e deu uma de Suzanne Collins,matando todos os nossos personagens queridos!Totalmente decepcionada.To até repensando minha idéia de comprar o ultimo livro.

  21. Gabi disse:

    Eu acho que ela deu o tiro no próprio pé.Acho que ela se ferrou.Nunca li um livro onde a personagem principal morre.

  22. Charliany Palmieri disse:

    Caraá que ódioooo, eu li Divergente e Insurgente em 4 dias porque eu estava louca e desesperadamente a ciosa para ler Convergente.
    Só estava procurando algumas noticias sobre o livro… ai me de paro com a MORTE DE TRIS. Como assim gente?? Eu entendi o que a Veronica quis fazer… Só que com muitos já disseram… Existia outras formas de chocar… Ela matou a personagem que era um exemplo para nós, e literalmente ela quis deixar um legado. Veronica Roth com relação a Tris, foi uma Jeanine Matthew da vida rs. Mas enfim, se ela tem algum respeito pelos sentimentos dos fãs…Seria legal da parte dela Escrever um final alternativo. Mas provavelmente ela não vai fazer isso porque ela não quer que a gente lembre da Tris como uma garota divergente que conseguiu resolver todos os problemas e que viverá feliz para sempre com Tobias…( eu sei que a Tris merecia isso). Mas a Verônicas quer que a gente se lembre da Tris como a garota que lutou até o fim pelo certo, por aquilo em que ela acreditava e por aqueles que ela AMAVA.

  23. Thais disse:

    Ahhhhhhh preciso compartilhar c vcs o meu ódio por esse livro. É ficção saco então mete um final feliz no negócio. Minha sorte é q qdo li estava em casa. Se eu estivesse na rua iam ficar me olhando ‘quem é essa louca soluçando de tanto chorar’ vcs tem noção q eu acordava no meio da noite sem acreditar nesse final idiota. Aiii vontade de queimar esse livro. Devia ter vindo um aviso na capa: Cuidado vc pode se decepcionar.

  24. Tici disse:

    Eu praticamente devorei os três livros! Vivi junto cada etapa e me tornei parte da Tris. Me apaixonei pelo Quatro e chorei em vários momentos… Mas o final, não sei, posso entender de modo geral o conceito de se doar por um bem maior, toda a coisa de abnegação e altruísmo… Mas não adianta! Estou de coração partido! Uma parte de mim morreu junto… E tudo que eu consigo pensar é na tristeza, no desespero e na dor que imagino nos olhos do Tobias… Apesar de lindo, eles não mereciam um final trágico… Queria que eles tivessem sido felizes juntos…E do fundo do meu coração, me convenço de que eles se encontraram, se completaram e viveram juntos… Não para sempre, como nos contos de fadas, mas por uma vida toda.

  25. Vanda disse:

    Chorei quando a Tris morreu, odiei esse final,mas entendo os motivos porém fiquei esperando a Tris aparecer viva a qualquer momento que decepção não apareceu.

  26. Janice disse:

    Engraçado ler os comentários da galera e ver que eu não to sozinha nessa desilusão. Eu acho que não custava nada a Veronica dar um final feliz pra aqueles dois, porra. A Tris podia ter sobrevivido e descoberto depois qual o lugar dela no mundo, afinal, ela só tinha 16 anos!!! Fiquei dias pensando nisso e por mais que a autora tenha o direito de fazer o que quiser com o seu livro, ela podia entender que a sua história tinha conquistado milhares de fãs e matar o casal no final ia criar um mal estar com todo mundo.

  27. Vanessa disse:

    É aceitável concluir o final com a morte da Tris, mas sério, tinha que ser daquela forma? O problema maior ali não foi a morte em sim mas como foi o desfecho da estória.
    É incompreensível desde o momento em que Tris e Quatro se separam, mas ainda ver David a matando, até porque em um dado momento parece que ele a queria bem devido o amor pela sua mãe.
    A escritora quis na verdade causar e mostrar uma diferença em relação as outras, só que sinceramente ela pecou bastante. Esse não será um livro ao qual indicarei, e imagino que ela pode até ter tido sucesso, mas até as pessoas lerem o último. Daí pra frente não há mais nada. Espero que a adaptação ao cinema nos surpreenda e descreva um final ao menos satisfatório.

  28. Pamela disse:

    Não gostei do final do livro. Após tantas lutas e perdas a Tris merecia um recomeço ao lado de Tobias e seus amigos.
    Sofreu nos três livros e com alguns momentos de felicidade para no final se sacrificar mais do que já tinha se sacrificado e autora simplesmente matar a personagem.
    SIM nas guerras a perdas, sofrimentos mas a Protagonista merecia um recomeço.

  29. Bruna disse:

    O-D-I-E-I esse final. Nenhuma explicação da autora justifica esse final simplesmente ridículo. Foi como se a Tris tivesse morrido escorregando em uma casca de banana. Sinceramente parei de ler o livro na parte que o Quatro descobre que ela tá morta. Pra mim a história acabou ali. Não faz sentido ler o resto. Poderia ter sido um final ótimo mas parece que a autora quis mesmo chocar os leitores, como comentou uma garota aqui em cima.
    Estou realmente decepcionada.

  30. juliano cesar de oliveiraOi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teo disse:

    Oi adorei sua resenha…mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

  31. Juliana disse:

    Adorei a trilogia…. Li os 3 livros em 4 dias louca para ver o fim… Quando Tris morreu eu perdi o chão…. não espera, e depois acompanhar o sofrimento dele foi muito triste, mas a forma que espalhou as cinzas dela foi demais…. Chorei muito… Agora é esperar os filmes, já vi o primeiro e estou ansiosa para os demais…. Mas sinceramente gostaria que no filme ela descubra o caminho dela de outra forma e não morrendo…

  32. Pammela disse:

    Ainda acredito que ela morre no final , não acreditei juro , morri de chorar , caramba é o Tobias , leio mas nada dessa mulher não , vai pra lá .

  33. thiane disse:

    Eu fiquei super triste!…eu estava na metade do segundo livro, quando eu vagando na net para baixar o ultimo livro e descubro que Tris morre no final!
    Gente eu fiquei mau, poxa nunca esperaria que o final fosse esse, tão trágico!…poxa ela passa por tanta coisa e se supera…simplesmente não tem logica ela ter matado Tris…e Tobias…meu DEUS só de imaginar dá dó!…eu conseguir baixar o terceiro livro e li um pedacinho mais não conseguir terminar pq eu chorei muito…enfim…espero que essa autora mude a versão para o filme pq vai ter muita gente indiguinada com esse final sem noção!

  34. Kauany disse:

    Eu Nunca mais lei livros dela . Era para ser legal os livros pq a história e legal mas faze a Tris MORRER ela já ta de sacanagem . Qual ter a votação entra Divergent e Jogos Vorazes eu vou escolher Jogos Vorazes pelo menos a Katins n morre

  35. Laís Monteiro disse:

    Quase entrei em depressão com o final da história!
    Tive que repetir mil vezes para mim mesmo que era só uma ficção. Kkkk!
    Acho que a autora perdeu vários fãs pelo final dessa saga. Eu não leio mais nenhum livro dela!

  36. Isadora zardo disse:

    Eu recebi spoilers de uma amiga, fiquei chocada.por causa disto não vou ler convergente vou parar em insurgente por questões que eu queria e acredito que tos queriam que ela e o Quatro ficassem junto. Espero que não me julguem mas converterá verônica roth é um vaca que cria uma série super bacana e famosa para depois acabar com nossas vidas. Com quem o Quatro vai ficar? Agora no submarino está a vende o livro Four escrito por ela e um seio que que é se alguém comprar me avisem os que é meu face é Isadora Zardo.

  37. Mariana disse:

    Falem o que quiserem, mas estava vendo o filme que lançou é por acaso sem querer parei aqui, e li essa notícia simplesmente parei de ver o filme, odiei o final, já não basta a vida real não ter finais felizes e todo mundo morrer toda hora, nem na porcaria de livro que queremos sonhar, ficar calmas, tranqüilas, sonhadoras… Conseguimos?
    Tinha tudo pra ser um “jogos vorazes”,”Harry potter”, “o dos vampiros lá”, de sucesso, e que me lembre os protagonistas não morrem no final, quis fazer tão diferente, para querer demostrar que bons filmes nem sempre com finais felizes que se ferrou, ridícula, sim filmes e livros tem que ter finais felizes, já basta esse lixo de vida, os livros são feitos pra criar outra realidade, outra dimensão e não nos abalar e decepcionar ainda mais, ODIEI ODIEI,Quis ser tão diferente e tomara que seja mesmo, que o livro/filme não tenha tanto sucesso quanto as demais sagas maravilhosas e super famosas que existem, que por sinal os protagonistas viveram e tiveram um final mal ou bem, mesmo com as percas inevitáveis, ficaram felizes, tomara que ela aprenda a escrever um final, pq a história é sem dúvida fantástica ;)… Minha opinião, espero que seja aceita sem crítica, obrigada .

  38. Andreia disse:

    Gente, assim como vcs, tb estou super decepcionada com o final desse livro.
    Terminei o último livro hj e estou até agora sem entender o porquê dessa morte tão
    cruel e estúpida! A Tris sofreu tanto, mas tanto…perdeu os pais, amigos, foi torturada,
    traída pelo próprio irmão…pq matá-la? Essa autora foi escrota e burra, pq qdo os atores
    fecharam contrato por 3 anos para filmar tdos os filmes ainda nao tinha sido lançado
    o 3 e último livro. Espero que o filme tenha um final diferentw.
    Chorei horrores, fiquei super triste com esse final. O final do livro é mto triste e qdo o Tobias
    joga as cinzas delas na tirolesa quase tive uma síncope de tanto chorar!
    Poxa, já vivemos numa sociedade tão violenta, egoísta e cruel, essa fdp nao poderia ter
    dado aos fãs da saga um final feliz? Não indico esses livros para ninguem, pq o final é deprimente!

  39. Moyra disse:

    Andreia, terminamos os livros juntas, li os três livros durante esta semana, assisti Divergente ontem e hoje fiquei desesperada com aquele final.
    Com certeza o último filme terá que ser menos fiel ao livro, senão será de bilheteria baixa, não que isso me afete, mas tinha tudo para ser “OS FILMES”, já que dizem que serão mais 3 filmes.
    Considerando que poucas pessoas tem o hábito de ler antes de assistir acho que até algumas pessoas assistirão, mas eu TÔ FORA!!
    Não assisto mais e também não indico pra ninguém!
    OBS: Bem que poderiam ter gravado a Série Tigre antes, estes sim valeram cada segundo em que li, e olha que já li duas vezes,rs.

  40. Andreia disse:

    Pois é Moyra, estou até agora chocada. Nunca imaginei que um final de livro fosse mexer tanto comigo.
    Eu tenho mais de 30 anos e fiquei até envergonhada comigo mesma por me sentir assim tão chateada com o final desse livro.
    Essa trilogia foi maravilhosa, eu realmente gostei mto da estória e do filme tb!
    Embora seja uma distopia e tal, ainda assim não vi como necessário a morte da Tris. Ela mostrou durante tda a estória sua bravura, logo no 1 livro qdo ela salva os membros da abnegação de um extermínio em massa.
    Fico me perguntando pq essa morte tão cruel para a personagem!
    A Tris sofreu tanto, perdeu a família, os amigos, tantas mortes e depois de tdo o que ela fez pelos outros oq ela recebe como recompensa é uma morte cruel, com tiros, por um homem numa cadeiras de rodas. Poxa, essa autora pecou a meu ver e mto no final. A Tris passou pel8 soro da morte e poderia ter lutado contra o David, sei lá, mas com certeza poderia ter sido dado um outro final aí sim grandioso para ela e o Tobias.
    Não vejo a morte como uma glória ou um troféu. Nao vejo a morte como um final grandioso!
    Ela amava o irmão, beleza, mas o irmão nao a amava e não foi capaz de se sacrificar por amor e sim por culpa. O Caleb, sinceramente não merecia esse sacrifício!
    Amei a trilogia, mas odiei o final. A Tris merecia ser feliz, viver numa sociedade livre e com o poder de escolhas para todos. Ela merecia ser feliz ao lado dos amigos e do homem que ela amava e poder ver sua sociedade sendo reerguida por boas pessoas.
    Meu Deus, pq nao pegaram o David e aplicaram nele aquele soro de manipulação do 1 filme. Programava ele para liberar os codigos do complexo de armas! Eram tantas as possibilidades para um final.
    Eu sinceramente não vejo a morte como um triunfo, mas sim como algo triste e doloroso!
    A tris não merecia esse fim!

    1. Anna Julia disse:

      Eu concordo demais com você!!É exatamente o que eu acho!Minha ficha foi cair quanto a Cara foi contar para o Tobias e pra Christina,foi aí que eu me choquei,fiquei paralisada junto com ele,triste junto com ele.Ela não merecia esse final nunca!

  41. Andreia disse:

    Espero que no filme a Tris tenha um final feliz.
    Mas acho que a aurora não vai permitir isso.
    Uma coisa e certa o último filme não vai se sucesso de bilheteria!

    1. Allex Amorim disse:

      Andreia, Acho que nao… Vai ser sim sucesso pois os fãns vao ficar muito anciosos pra ver se matarão ela no filme .

  42. Bruna disse:

    Terminei de ler o livro ontem a noite, chorei horrores com o final, acordei até com os olhos meio inchados.. Resolvi procurar as críticas do livro e me deparei com vários leitores com a mesma sensação que a minha, pra ser sincera isso até me deu um pouco de alívio!! Não havia a menor necessidade de matar a personagem principal para mostrar o quanto ela era altruísta e corajosa, toda trajetória da Tris já deixou isso claro pra todo mundo, decepção total!! O livro é maravilhoso, a história é envolvente, te cativa mas o final merecia algo a altura de uma trilogia tão boa.. Estou pensando se vejo o filme, mas se houver e possibilidade de um final alternativo acho que vou arriscar sim..

  43. Helena Rodrigues disse:

    Ridículo o final da saga, não leio mais nada dessa INICIANDA da Literatura, a Tris sofre a porcaria do livro inteiro pra chegar no final e morrer? Nadou nadou e morreu na praia, pra quê? Desnecessário! Veronica, vai te tratar, foi crueldade sim! Assim como no final do filme Divergente, espero que mudem o final de Convergente, pq no livro não tem a Jeanine na sala levando uma facada da Tris na mão (hahaha, foi show, muito melhor a versão do filme do que a do livro dessa sem graça). DECEPCIONANTE, é como resumo o final, foi brilhante durante a história, mas cagou o final. –‘

  44. Renata disse:

    Nossa ia começar a ler o terceiro livro, mas estou decepcionada com o final. É uma pena que uma história tão boa termine assim. Infelizmente a autora foi infeliz em escolher esse final, de morte e tristeza já basta a nossa realidade.
    Não leio mais nada dela, depois que encheu o bolso de dinheiro nem ao mesmo se preocupou com os fãs, achei uma falta de consideração.

  45. Natália disse:

    Extremamente chocada! Assim como vc Andreia gostaria q mudassem o final no filme mad acho qseimpossível acontecer. Não tenho nem palavras p expressar o q senti qdo o final de convergente. Como muitos aqui tb li os livros super rápido anciosa pelo desfecho e então qdo esperto q ela possa enfim ter paz junto com o quatro e ela morre de maneira q considerei muita estúpida e o cara q mata ela continua sua vida normalmente. É frustrante. Ela não merecia morrer e o quatro não merecia a solidão. Fiquei com ódio dessa autora. Chorei horrores, me sinto como se tivesse perdido um parente querido, me envolvido tanto q tenho q me lembrar q é só ficção várias vezes p não pirar. Ainda bem q não sou só eu. Terminei o livro ontem e ainda não acredito nesse fim. Essa autora na minha opinião perdeu muitos fãs com isso inclusive eu

  46. Natália disse:

    Bem q podiam começar um movimento p mudarem o final dela para o filme! Tô inconformada!

  47. Larissa disse:

    Bom realmente fiquei chocada com o final porque nao era esperado mas se olharmos para nossas vidas todo mundo morre e isso não tem idade pode acontecer quando envelhecemos e quando estamos jovens.
    Não podemos julgar essa autora pois não foi tão triste ela agiu de uma forma que salvasse todos que ela amava *-*

  48. Anna Julia disse:

    Eu chorei horrooores por causa dessa menina.A trilogia toda,ela dizia sobre coragem,sobre ser altruísta e o amor pelas pessoas que estavam à sua volta.Sei que é uma distopia,sei que não é um romance,mas durante toda a saga,eu sonhei,sonhei mesmo com um final feliz pra esse casal,pois desde que começaram à namorar nunca tiveram tranqüilidade ou paz para seguir com seu relacionamento,que eu sempre achei o mais lindo de todos.Ele seria o cara que todas as meninas de 16 anos querem e o que mais me emocionou nisso é que ele a aceitava do jeito que ela era,sem excessões,era o amor puro e ela,nem tenho o que falar,ela daria a vida por ele,ela daria a vida por todos e deu!Com certeza acho que ela não merecia morrer,pois ela se privou de todas as suas vontades e desejos,foi uma completa abnegada,agiu movida por completo amor e no final,não conseguiu ficar com a pessoa que mais amava no mundo.Isso me quebrou,chorei,chorei,chorei e chorei.E ainda não me conformei disso.Adorei toda a série,adorei a história de Verônica Roth,sua mensagem foi muito bonita,mas mesmo assim,eu odiei,odiei,odiei demaaaais a morte de Tris.

  49. Quezia disse:

    Eu odiei esse final. Como ela pode matar a tris, pra mim que ela não tinha morrido que quando Tobias chega se lá ela estaria no hospital entre a vida e a morte mas que ela iria voltar quando ele se despede dela ou algo assim. Mas não ela tem que matar a personagem principal que passou os três livros sofrendo. essa mulher é uma vaca. Odeio ela porque ela me fez amar a tris e o Tobias depois tirou eles de mim. Espero que o filme seja diferente.

  50. Pedro Paulo disse:

    Eu gostei do livro e a morte diz que nem tudo é perfeito. É verdade que não havia necessidade disso mas com esse final se mostra a realidade e é intrigante pois choca os leitores. Se eu fose de uma facção seria da abnegação

  51. Pedro Paulo disse:

    Mas por favor ninguem fique com taiva por que eu disse isso

  52. Caroline disse:

    Olha, vou dizer uma coisa: Faz tempo q não escrevo sobre um livro, mas esse não poderia passar. Quando acabei de ler a trilogia Jogos Vorazes, me senti vazia e fui atrás de uma serie parecida. Já tinha lido todos os livros do Harry Potter e queria matar a JK pelo Dumbleodore, Dobby e Fred, mas no contexto da historia, dava pra entender. Em Jogos Vorazes, quase morri de chorar pela Prim e o final da Katniss, q julgava ser o fim mais triste de series que eu tinha lido. Mas ali, a morte tinha um propósito. Pois bem, peguei o livro Divergente nas mãos antes de lançar o segundo livro ou se falar em filme, mas não sei pq, não comprei. Não consegui ir ao cinema assistir ao filme quando lançou, mas baixei no laptop. Porem, não consegui assistir. Alguma coisa me dizia para me manter longe dessa serie. Enfim, quarta feira ao abastecer o carro, vi os 3 livros um do lado do outro e não resisti. Comprei e comecei a ler. Comecei o terceiro hoje e, como sou curiosa, resolvi ler um dos capítulos finais. PORRA QUE MERDA, abri na pagina onde Tobias a vê morta… Nossa, senti um frio na boca do estômago. Parei e li de novo, novamente senti como se tivesse levado um soco na cara. Pensei, parei… essa autora fez o que? Ela é louca? Como assim matou a Tris?… Estava lendo o Tobias salvando o Caleb da cela quando resolvi ver um dos capítulos finais. Fechei o livro e corri pra cá… De boa, to olhando para o livro agora e, parece q ele ta fazendo careta pra mim. Parece q esta debochando de mim. Não to querendo continuar a leitura. Tudo bem, a morte da Tris se justifica pelo ato heroico e todo o significado de abnegação, mas o sofrimento do Tobias, como se justifica isso? Pq ele precisava passar por mais essa? Tinha acabado de ler a parte em q ele passa pela ultima vez a paisagem do medo, em q ele vê a morte agonizante de Tris… Óbvio q quase chorei ali… quase. Pq estou em choque total. Tanto q não tenho ação nem pra chorar… Não acredito q ela vá permitir q se mude o final do filme. Dizendo isso, afirmo q não assistirei aos filmes no cinema. Pode ser q eu veja, mas será no modo PIRATA… pq essa Sra Veronica, não vai ver mais a cor do meu dinheiro. E quanto aos indignados pelo spoller, digo q estou furiosa é comigo, por não ter lido isso antes de iniciar a serie, pq assim eu não tinha nem começado. Estou possessa comigo, por não ter seguido os meus instintos e ter ficado longe dessa desgraceira toda. Poxa, que ódio. Não li e não assisti A Culpa é Das Estrelas, pq não acho legal assistir tanto sofrimento com final triste e acabo caindo nessa armadilha…

  53. Erika Guimarães disse:

    Olá pessoal, bom li os dois últimos livros em dois dias, estava amando td , mas a parte que a Tris morre… li 3x seguidas pq não estava acreditando… fiquei sem chão, nem indico pra ninguém. Nunca li um livro que de testasse tanto o final. Muitas de nossas alegrias estão nos livros, nossas aventuras enfim. Agora ela matar a personagem principal, já era não leio mais livro algum dela.

  54. fernanda ferreira disse:

    Super amei esta saga, tem a dose certa de todas as coisas necessárias pra compor um bom livro, ação, drama, suspense e romance dem contar nos temas políticos e sócias abordados bem sutilmente. Teria tudo pra de consagrar como uma das melhoras sagas, porem a autora falhou em matar a protagonista do livro, nao acho que era necessario ela realmente poderia ter mostrado o que Tris aprendeu de una outra forma. Na minha opinião ela so quis mesmo mostrar ousadia por matar a protagonista do livro dando a nos um final chocante. Mais so mostrou que sua criatividade tem limites bem demarcados.
    Encontrei um final alternativo escrito por fãs que se encaixa perfeitamente na historia, a fa mescla sua imaginação com a realidade da historia, para min ficou mais que perfeito e definitivamente um final para Convergente

  55. alana disse:

    Aí Triste viu??? Ainda não li o livro mas sei q vou chorar! !!!

  56. ania ilian disse:

    bom acho que diante da quantidade de pessoas escrevendo ou buscando ler um final alternativo, a própria autora deveria publicar esse tão aclamado final, um mimo pra os fã, eu acho, rsrsrs. mas também creio que seria uma forma bem legal de modificar a forma como a literatura contemporânea e os escritores de hoje se relacionam com os leitores na atualidade, levando em consideração que a gente vive um tempo de interatitividade, a autora poderia publicar um segundo final, seria um ótimo intem de colecionador e no mais acho que não desrespeitaria o processo criativo de Veronica roth, já que ela ja publicou o final que ela queria mesmo, sem contar que venderia pra caramba, kkk. na verdade os fãs deveriam fazer uma campanha nesse sentido: reescreve o final veronica, kkkkk, por que cá pra nós, o que a saga proporciona de bem estar e emoções fortes, esperança, o final destrói tudo a ponto de vc querer esquecer que leu o livro… serio não sei vcs mas é assim que eu me sinto.

  57. Anna Florido disse:

    Sou muito fã de Game of Thrones, sei como é perder personagens a tdo momento. Quem lê GOT sabe que não pode ter um personagem favorito, pq a qlqr instante ele morre. Estou narrador do segundo livro da Verônica e acabei de ler os posts e estou me sentindo inconformada. Não acredito até agora que a autora fez isso com o destino da série. Tris passa por muitos momentos difíceis e não merecia a morte no final, seus leitores não mereciam mais sofrimento/tristeza. O livro inicia com ela se superando e alcançado obstáculos, votam nela para ser líder da Audácia de tanto que evoluiu durante a série, para no final ela morrer? Me desculpem, sei que cada um tem uma opinião, mas acho que tanto ela, quanto Quatro e os leitores mereciam um final feliz. Não precisava ser como a mãe dela… Ela podia ser apenas a Tris, ficando ao lado do Quatro. Não sou a maior fã de finais felizes, porém essa história merecia!!!

  58. Cacau disse:

    Amei praticamente tudo, só que o fim me deixou deveras triste, eu acho que Tris se mostrou muito forte e decidida, todo aquele tempo, venceu o soro da morte, e simplismente morre pq tomou um tiro de um ex fan de sua mãe, que estava numa cadeira de rodas, deixando seu amado com que se mostra sempre uma pessoa que realmente precisa dela, achei o pior final que podia existir, chorei muito, fiquei horas procurando um final alternativo, pq eu realmente fiquei mal, como se Tris fosse uma amiga que morreu e eu sinto muita falta, então achei um final alternativo, que de alguma forma me tranquilizou e eu prefiro pensar que o final é esse e não o de Veronica Roth.

    Acho que devia ter uma repercussão bem grande pra que eles na hora de fazer o Convergente parte 2, Tris sobreviva e possa ser feliz com Tobias, pq a vida já não é muito boa, então nossas distrações tem que ser.

    http://fanfiction.com.br/historia/498871/Convergente_-_Final_Alternativo

    esse final não ta perfeito mas é melhor que o da Verônica Roth.

    1. Cilene disse:

      Tambem gostei mais desse final, pra mim fica sendo o mais correto e o definitivo

  59. Daniele Freitas disse:

    O problema não é ela ter morrido, o problema foi como ela morreu. Parece que foi forçado, que a Veronica queria chocar sim. Achei o esquema de genética meio estranho.
    Me confundi com a narrativa pq para mim o Tobias parecia a Tris falando.

    Fiquei triste com esse final e não vou ver no cinema porque acho que ela estragou uma história com um potencial enorme. 🙁

  60. Sarah Carolinr disse:

    Ela conseguiu me fazer perder o sono com esse final. O que ela fez com a Tris e com Tobias foi desalmado,ela poderia ter sobrevivido ate ele chegar para poderem se despedir, poderia ter lutado com David, duvido q ele fosse algum tipo de atirador, mas n resolveu matar ela e Uriah. Mortes crueis ja vemos todo dia, ler um livro desses nos tira a esperança de um final feliz para nos. Estou de Luto pela Tris e por Uriah, e por Tobias e Christina, eles mereciam mais do q lhes foi dado.

  61. ingrid disse:

    RIDÍCULO. Se pudesse processaria a autora por destruir uma das minhas trilogias preferidas. Estou revoltada com o desfexo desta trilogia, eu sei que a autora faz o que quer com seus personagens mais quanto mais eu penso no fim trágico deste livro mais certeza eu tenho de que a Verônica não pensou em nós leitores, os responsáveis pelo sucesso de sua distrofia. Infinitamente revoltada e com a certeza de que nunca mais vou ler outro livro desta autora.
    Estou torcendo para que façam outro final para o filme.

  62. Julia Martinelli disse:

    Gente é mt triste eu li ontem o livro convergente e estou me acabando aqui com este final. todas as alegrias, diverções e etc da Tris acabaram.. Gente eu queria saber se os livros “four the transfer” ‘four the initiate” “four the son” e “four the traitor” são bons 😀 (desculpme mudar de assunto uheuheuehehue)

  63. Angélica disse:

    Nossa estou nem acreditando “tris está morta”
    Terminei de ler o livro hj e nao comsigo parar de chorar, muito triste. Queria que tivesse um final alternativo.

  64. Kátia Ferreira disse:

    Gente terminei o livro essa madrugada. E não acreditei. Chorei horrores. Ate agora estou chorando. Não é possível que isso tenha acontecido. Fiquei morrendo de vontade de sair gritando. Meu coração se despedaçou. Lógico não seria bacana o “Felizes para sempre”. Mas eu também acreditava que ela poderia ter sido mais feliz com Tobias. Poderiam juntos edificar uma família como a própria mãe dela fez. Muito triste tudo isso. Não imaginava que isso aconteceria.

  65. cassia silva disse:

    Odiei saber do final nem vou ler o último livro não é justo ela sofreu tanto pra sobreviver e acaba morrendo uma besta

  66. cassia silva disse:

    Odiei esse final uma besta foi muito bom o começo e o meio mas o final decepcionou

  67. Lana Oliveira disse:

    Acabei de ler e tipo? WTF? REVOLTADA! Continuei lendo com o coração apertado esperando um milagre acontecer, MAS NÃO. Não quero acreditar! Decepcionante :'(

  68. Anna disse:

    ODIEI O FINAL. Pronto. Acho que foi uma luta toda em vão… matar a personagem principal em um best seller? Já sabemos como a realidade funciona e tudo que queremos é, somente, distração. Infelizmente este livro não possui um sentido político explícito para esta baboseira.

  69. rayanna disse:

    Eu realmente fiquei decepcionada quando ela morreu .Fiquei muito triste mesmo, chorei eu esperava um feliz para sempre, mas gostei do final tbm, de como a veronica escreveu o livro. 🙂

  70. Mayara disse:

    Gente nao consigo parar de chorar nao foi nada justo com eles, Pareceu que ela ia salvar o Uriah e juntar com a Christina e, salvar a Tris e de repente resolveu matar os dois, “Ah ja matei a Tris pra que eu quero o Uriah”

  71. Tania Trevisi disse:

    Eu fiquei de luto por dias pela morte da Tris e ainda estou em choque, adoro ler e adoro ainda mais reler, visitar meus livros preferidos, personagens queridos vezes e mais vezes. Tris e os outros presonagens e a história tão incrivel e tão bem escrita teria se tornado, com certeza, uns dos meus livros preferidos. Mas com a morte de vários bons personagens e, principalmente, a da Tris nunca mais vou chegar nem perto destes livros. E não sei se vou assistir os filmes, só se mudarem o final. A escritora tentou justificar o sacrificio da Tris, dizendo que era o que ela precisava, eu concordo, depois que seus pais morreram, literalmente, para salva-la Tris precisava fazer o mesmo, seu sacrificio não foi apenas por seu irmão, mas por milhares de outras pessoas que mereciam a vida que o fim do livro mostrou, mas ela não precisava morrer, poxa eles estavam em um predio cheio de medicos, ela poderia ser salva, tudo seria ainda mais emocionante, ela ser baleada, ficar entre a vida e a morte e viver para desfrutar daquele novo mundo que seu heroísmo tornou possível. Acho que a escritora se perdeu, ela matou um monte de pessoas, algumas mortes desnecessárias, a história se passa em meses, mas em pouco tempo vc esquece dos personagens que morreram porque foram muitos. O interessante seria ela matar um ou outro e tornar sua morte epica, memorável, uma grande e dolorosa tragédia como fez Jk em Harry Potter, já imaginou se ela tivesse matado ele? de verdade? tragedia e não seria o sucesseo que foi, é e sempre será os livros dela. A escritora quis dar a Tris o que ela precisava, mas esqueceu do que o 4 precisava e principalmente do que os fãs precisavam. Eu particularmente precisava de um final verdadeiro e real, porque na ficção o herói nunca deve morrer.

  72. Bianca Rangel disse:

    Vei na boa não acredito nisso eu literalmente quase chorei e ainda nem comecei o último livro não posso com issso,maldito spoiler que me deram :(((((( não tem logica ela morrer ela é a protagonista. Tadinho do Tobias ://///////////

  73. jana disse:

    Pelo amor de Deus onde consigo encontrar esse final alternativo em Português?

    http://www.fanfiction.net/s/9799717/1/Allegiant-An-Alternate-Ending

    Apesar de ser um livro e a história ficticia, eu preciso me agarrar a outro final. Doi o final verdadeiro.

  74. Rafael z. disse:

    Acabei de terminar convergente ( agora sao 01:45 da madrugada ), e realmente desejaria nao ter lido este final. O estilo do final da saga foi totalmente ao contrario do q rolou durante toda ela :/, e pra q fzr isso ? Nao deixar o povo dormir de noite pensando no modo em q a triz morreu ? Realmente este final ficou, na minha opniao, ruim :/ .

    O q custava a triz sobreviver a uns tiro e pá ?

  75. fernanda disse:

    É meu pessoal a autora nos ilude, com a história de amor entre os protagonistas da série pra no final a personagem principal morrer…tá legal entendo parcialmente os motivos da autora mais isso não dá a ela o motivo de matar a Tris sem contar que os pais dela não deRAM sua vida em vão simplesmente pra ela morrer no final com um tiro,e me desculpe a linguagem vossa Senhoria geito esse : “Tosco e Idiota” levando um tiro… Então esperamos que durante as filmagens o diretor que fará o filme tenha por favor e o bom senso de pensar racionalmente na escolha de qual futuro dar a nossa principal personagem caso contrário o que vão conseguir será apenas fãs desgostosos com não somente com a autora como já vemos nos comentários já que a maioria concorda que Tris nos filmes.deve viver, e se querem bons resultados com as estreias nos cinemas é melhor atender o pedido dos fãs já que o sucesso do mesmo depende de nós.Todos juntos por uma vontade maior.A e para finalizar…Não me leve a mal autora mas há uma certa beleza na sua resistência.

    1. Beatriz disse:

      Fernanda também acho que veronica foi errada ela nos iludio!! Coitado do quatro me sinto muito triste
      luto eterno ainda estou tentando aceitar!

    2. Beatriz disse:

      Fernanda também acho que veronica foi errada ela nos iludio!! Coitado do quatro me sinto muito triste
      luto eterno ainda estou tentando aceitar!

  76. Thiago disse:

    Estou a alguns dias tentando aceitar o final… =/

  77. Beatriz disse:

    Nossa eu sou super fã de divergente! Dai eu li esse spoiler é vi o quanto tris foi corajosa em sua decisão! Estou orgulhosa por tris! Confesso que fiquei muito triste MUITOOOOOOO MESMO , nem terminei de ler convergente mds nem sei se quero terminar porque acho que a VEronica Roth não teve respeito pelo seus fãs odiei isso sabe me deixou frustada d+ não tem palavras explicar oq aconteceu pra mim acho que esse foi umas das melhores trilogias que li mds esse final é chocante TERRÍVEL! Acho que vou terminar pra como Tobias reage a perda do seu GRANDE AMOR ! NUNCA ME SENTI TÃO TRISTE
    LUTO ETERNO PELA !!TRIS!!!

  78. fernanda disse:

    POIS é a autora chegou a sua própria conclusão de que Tris morre no final dos livros… Tá legal somos obrigados a aceita-lo pois somos simples fãs e não temos autoridade o suficiente para Mudar o final de um livro já Publicado. Mas esperamos ansiosos pelo filme Convergente na esperanca de.que o final mude.Portanto chegando agora na realidade me diz pessoal a autora Diz que temos direito de livre expressão. Mas sabemos que no final isso não muda nada e não importa o que fazemos ou quantos comentários são feitos pois Tris morré nos livros e morrerá nos filmes, pois quAl será o diretor que mudará (no filme) um final já escrito pela propria autora, e aí estamos no início da mesma batalha que não levará a lugar nenhum.

  79. Ana júlia da Costa Oliveira disse:

    Eu odiei a morte de tris! entendo perfeitamente o que a veronica quis passar para seus leitores, mas achei que se fosse para tris morrer pelo fizesse ela morrer direito. Como alguém sobrevive ao soro da morte e depois morre de forma tao futil por um cadeirante! RIDICULO. Alem de que ela não teve oprtunidade de se despedir do Tobias. Acompanhar ela por tres livros pra isso! E tobias? como imaginar o tobias com outra? Afinal ele vai ter que seguir a vida sem tris!Eu amo com todas as forças os livros, mas esse final feriu muito! não me arrepende de ter comprado os livros, mas ainda tenho esperança de que na adapitação para o cinema fique uma coisa mais bonita e elaborada do que no livro.

  80. Mariana disse:

    Eu acabei de terminar o livro e odiei o final com todas as minhas forças! O livro nos coloca num patamar muito alto fazendo com que a gente espere o momento em que o Tobias e a Tris finalmente têm um final feliz juntos e daí ela morre??? Eu acreditei que era uma pegadinha e me agarrei a isso até ler “epílogo” e só então minha ficha caiu. A autora foi excelente na profundidade dos seus personagens e na criatividade da história, mas esse final acabou comigo. E o Tobias? Como ele fica? Nem penso muito em quem vai, mas em quem fica.

  81. Monique disse:

    Gente, esperei até o epílogo pra ver se algo acontecia. Imaginei que fosse uma simulação, um sei lá o que. Não dá pra acreditar. Chorei litros, litros, litros, que coisa terrível. E olha que eu tô super acostumada com o George Martin e seu “Red Weding”, sua falta de “apego” com os personagens, com Rowling, matando Sirius, Lupin, Tonks, Dumbledore. Mas NUNCA em hipótese alguma, imaginei que Veronica faria algo tão CRUEL. Foi MUITO CRUEL. Claro, a vida e a morte são separadas por uma linha tênue, óbvio, era uma guerra, sim, muitas pessoas tinham morrido, porque apenas Tris teria que ficar intacta. Mas… Veronica nos fez acreditar na possibilidade de um final feliz depois de tudo o que aconteceu, que Tris e Tobias teriam um “final feliz”, que haveria vida depois de tudo. Gente, a menina resistia ao soro da verdade, resistia a simulações, resistiu a perda dos pais, dos amigos, resistiu a traição do irmão, perdoou, se perdoou, resistiu ao soro da morte e… MORREU. Por tudo isso eu fiquei, fiel, chorando até a última página do epílogo, esperando que sei lá, a Tris ressurgisse das cinzas, sei lá, como uma fênix hahahaha. Aí, tô muito decepcionada, sério. Estou acompanhando as adaptações cinematográficas, e é a ÚNICA, ÚNICA adaptação que eu realmente espero que MUDEM os acontecimentos. Ainda não consigo acreditar num troço desses, sério.

  82. Ligiana disse:

    Terminei de ler Convergente ontem e ainda estou tentando superar o final. Como disse uma leitora acima, também tive que repetir para mim que se tratava apenas de uma ficção, mas é difícil. Me apeguei a Tris, pela forma como ela sempre se questionou, pela forma como nunca se sentia em seu lugar no mundo, ou sobre a qual facção pertencia realmente. Admirei muito a evolução dos personagens que aconteceu em pouco tempo, como amadureceram! O final com a morte de Tris me deixou mais chocada (e desemparada eu diria) do que a morte de Prim em Jogos Vorazes. Apesar de toda a minha tristeza (que senti com o Tobias, como se a Tris fosse minha também) eu amei a trilogia. Não julgo a autora, o final se encaixou, era uma abnegada desde o começo. O final da distopia nos ensina, que assim como em Convergente, na vida real vamos perder tudo, vamos nos perder mas, a vida tem que seguir, é assim que funciona, afinal não possuímos o soro da memória né? Vou assistir Insurgente e Convergente no cinema, estou ansiosa e sei que vou chorar de todas as formas, assim como chorei rios lendo os livros. Me resta torcer que após a estréia no cinema, haja um final alternativo (e feliz, no tipo “felizes para sempre”) para o lançamento em DVD. Abraço grande!

  83. Ligiana disse:

    Esqueci de dizer, esse texto, essa página e todos os comentários que li (mesmo os que “divergem” da minha opinião – rs) fizeram com que eu me sentisse melhor com o final da distopia. Desde a morte de Sirius/Dumbledore eu não ficava tão abalada!! Vou ler fanfics com finais alternativos, honestos e justos. Agora, fim. <3

  84. Paula reis disse:

    Não acho o seu ponto de vista certo ate pq o caleb também abandonou a facção dele pra ir para outra,só pq ela foi pra audácia ela estar mais errada que ele acho que não ,os pais dela não morreu exatamente por causa dela todos os pais daria sua vida pela dos filhos,ela lutou muito pra morrer não acho certo acho que VC referia pensar mais na sua decisão acho que VC Pode ser bem mais inteligente que isso Verónica Roth amei seu livro o filme e um dos melhores que já vi isso se não for o melhor em quatro dias vi ele vinte vezes eu viciada pelo filme mais fiquei super triste com a morte da tris ,a parte dela dar a vida dela pelo Tobias não achei errado ate pq ele faria o MSM por ela ,e ela sabia que ele não ia atirar MSM estando daquele estado por isso que ela mandou ele olhar pra ela pq assim ele não ia ter a coragem de mata-la agora com o wil ou era ele ou ela ,ela tentou falar com ele mais viu que era inútil que não ia atiandar ,acho que VC só quer ver o seu pinto de vista o ponto de vista de escritora agora VC tinha quer ver como telespectadores como fãs que VC ia ver com VC estar errada em matar a tris no convergente pense mais um pouco no final do final ,tenta fazer um final melhor ate pq eles merece esse final não só eles mais agente como fãs não decepcione agente seu livro e maravilhoso mais se VC fizer isso vai deixar muita gente com raiva de VC e do seus livros pois vc fez agente fãs se apaixonar tão rápido pelo seu livro pelo o filme de uma maneira tão mágica então não acabe com isso ,eu vejo uma certa beleza na sua resistência mais eu espero que no final sua resistência de matar a tris mude por favor pare ver e reflita no final de novo .bjs

  85. Bruna disse:

    Assim que lia a cena de Tris indo para o laboratório de armas se desenrolando fui imaginando como finalmente ela iria conseguir se sacrificar pelos motivos certos ao invés pressionar o covarde do irmão dela para morte. E quando tiros são deferidos e ela finalmente se deixa levar eu pensei: nossa é realmente o desfeche perfeito para essa situação. Chegando no capitulo seguinte me dei conta de que ela realmente se foi e eu instantaneamente senti a sua falta. Fui lendo palavra por palavra tentando ver se ela poderia milagrosamente surgir entre as entrelinhas, que o soro na verdade tenha dado uma impressão momentânea de morte e que ela iria por fim sobreviver a todas as provas. Mas não foi assim, e a narrativa se limitou novamente aos encargos de Tobias. Cheguei a lacrimejar e em seguida O-D-I-A-R o final com todas as minhas forças. Ela merecia uma chance de ser feliz!! Fui em busca de opnioes sobre o final e acabei parando nessa pagina. A medida que lia os comentários de reprovação a raiva foi passando e fui me deixando simpatizar novamente pelo final. A maioria acha cruel a forma que ela morreu mas eu ja começo ver a beleza em toda cena. Re-li o capitulo 53 e percebi que não tem crueldade, as pessoas sempre esperam finais com casamentos e filhos e todos felizes mas em uma distopia imaginem ela tendo que conviver com tudo que ela passou: tortura, perdas, assassinato, traição e tendo apenas uma paixao de adolescente e alguns amigos que restaram. O que ela faria da vida agora que todos os seus familiares se foram, seu irmao não passa de um covarde que não a ama e ainda por cima a traiu. Agora que não existe facções ao que ela pode se apegar como objetivo de vida. Ficar patrulhando a cidade, voltar pra casa, fazer o jantar, farrear com os amigos, ficar com Tobias e recomeçar o dia.??? Não imagino que ela seria feliz com uma bagagem tao pesada pra carregar.
    Assim que a mãe anuncia que acabou, a primeira preocupação de Tris é em como os outros vão ficar e não oq vai acontecer com ela.Por isso ela foi feliz e tranquila, ela conseguiu todos os seus objetivos, descobrir a verdade sobre tudo, salvar as pessoas da cidade, deu a possibilidade de reintegração as pessoas da margem, foi corajosa, honrou seus pais e pode finalmente se juntar a eles. Ela cumpriu tudo que esperava e finalmente descansou em paz. E agora estou extremamente satisfeita com o final novamente. Não levem a mal, cada um tem sua opniao, mas não sejam tao duros. So porque 8 capítulos não foram escritos como vcs esperavam não da pra jogar a obra toda no lixo e dizer que é horrível e não recomendaria. Passei madrugadas devorando os 3 tres livros e agora acho que minha imaginação vai me dar uma tregua e eu vou poder finalmente dormir tranquila.Vlw

  86. Irene disse:

    Choque! foi o que senti. É psicopatia aguda o meu diagnóstico para a autora. Dezesseis anos de Divergência única, que vence o soro da morte e não vence o “mal de Verônica”. Mas eu escrevi o fim que me satisfez. Cena do medo do Tobuas… o melhor final para o filme.

  87. stephani disse:

    nssa.. fiquei bem triste quando soube da notícia … mas após ler essa reportagem (comentário), com o que a autora do livro falou estou muito melhor .
    Pode-se dizer que, para mim, foram palavras de consolo

  88. stephani disse:

    to de coração partido :[

  89. Adrielly disse:

    Terminei hoje o Convergente, mas se soubesse que o final seria esse não teria nem começado a ler Divergente. Os livros sao perfeitos, mas o final frustante, decepcionante, triste!! O que não chorei lendo outros livros muito mais tristes porem previsíveis eu chorei nesse, estou até agora decepcionada, não tem palavras pra descrever esse sentimento. Queria que o livro terminasse com a Tris gravida e feliz ao lado de Tobias, não morta. Verônica tinha que ter pensado mais nos seus leitores ao invés de escrever essa tragedia. Adeus filme convergente. #Arrasada

  90. Derlane disse:

    Gente, fiquei mais que triste com o final de convergente. Mas para aqueles que devoram os livros da saga e gostam de finais alternativos, encontrei o livro da Juliane Celiria: Ressurgente. Baseado na saga. É muito bom e não deixa a desejar na continuação. Super recomendo.Espero que gostem da dica. Bjos ;*

  91. Manuela disse:

    Como acreditar nissooooooo??????!!!!! A Tris morreu!!! Veronica sua sem coração!!! podia ter pensado um pouquinho nos leitores!!! Decepcionada e triste demais!!!

  92. Lana disse:

    Assim como muitos outros, li a trilogia em 4 dias absolutamente apaixonada pela historia e pela trama do casal e perdi o chão que a autora matou a Tris.
    Foi simplemente demais aguentar ler até o final do livro em luto juntamente com o Four.

    Pelo menos encontrei algum conforto no final alternativo que foi passado mais acima:

    “https://www.fanfiction.net/s/9799717/1/Allegiant-An-Alternate-Ending”

    Como também ja foi dito queria ter um memory serum e esquecer esse final horrível e ficar com o alternativo que me deixou um sentimento de continuidade que eu estava esperando pra historia.

  93. Cristiane Costa disse:

    O mais estranho disso tudo, é que ela morre num hospital –‘

  94. Juliane celiria disse:

    Caros se quiserem acompanhar a minha continuação da distopia, está disponível no meu perfil do Watpad Juliane Celiria – Convergente II (Ressurgente)
    Obrigada!!!
    Beijoss

  95. Juliane celiria disse:

    AQUI ESTÁ O LINK DA FIC PARA QUEM QUISER ACOMPANHAR, TENHO MAIS DE 150 MIL VISUALISACOES E 42 CAPITULOS ATÉ AGORA.
    http://w.tt/1EbsnMg

  96. Cilene disse:

    Sinceramente achei q a Veronica Roth não sabia como terminar o livro e resolveu matar a Tris, foi um final vergonhoso. E os piores venceram, o irmão, o Peter, o cara q era apaixonado pela mãe e um bando de pessoas q manipulou toda uma cidade por decadas, perdi totalmente a vontade de assistir os próximos filmes. A Tris e o Tobias lutam durante os três livros por um lugar melhor e quando eles estão conseguindo a Veronica Roth mata a Tris, ela não queria morrer e morrer por alguém q não sabia o q era amor, como Caleb, não valeu a pena, não teve lição alguma, nao teve noção do que é certo ou errado. Primeiro- todos os amigos da Tris sabe q seu irmão não é confiavel, e mesmo assim deixam só os dois para fazerem o trabalho. Segundo- ela entra na sala sem nada, sem uma arma…. Terceiro- como um cara que era apaixonado pela sua mãe consegue mata-la e ainda por cima de cadeira de rodas. Concluindo, esse foi o pior final q já vi, pensei q Veronica fosse mais criativa e depois de tanta luta durante os 3 livros q a Tris e o Tobias tiveram achei q no final eles fossem ter um tempo para tomar folego e ter uma vida mais ou menos.

  97. Osânia Pereira de Andrade disse:

    Me desculpe mas não concordo com esse fim ,também o fato dela morrer mais ainda pelo fato de que a morte pareceu como se ela tivesse desistido e me recuso a aceitar a Tris desistir porque para mim ela é uma das personagens mais fortes que já vi!!

  98. Elizabeth disse:

    Gostei desse fim alternativo, foi mais digno.

  99. Tais disse:

    Ainda bem que encontrei estes comentários! Me ajudaram um pouco ao ver que nao estou sozinha em achar este final muito maldito!
    Nao sou de chorar em livros! Ate ja derramei algumas poucas lagrimas em Harry Potter , mas que passaram rapidamente a tristeza, ou seja, foi momentanea, de acordo com o enredo do livro, ja em nesse maldito Convergente chorei muito gente!
    Eu estou completamente arrsada! Este final criou um buraco no meu coraçao! Chorei tanto que minha mae percebeu da sala e veio ver o que eu tinha! Achei um ABSURDO o que essa autora fez. Tobias NAO merecia sofrer mais e ele amava tanto a Tris,o sonho dele era poder viver em paz com ela e poder aproveitar os pequenos momentos com ela! :\
    Eu comprei os 3 livros sem assistir os filmes e sem nem saber a cara dos personagens, criei tudo na minha mente e no meu coraçao e BUM, que nem um tiro, a vaca da Veronica tira tudo isso de mim! Pra completar a merda acabei de jogar no Google pra pelo menos ver a cara dos perdonagens ja que JAMAIS assistirei aos filmes né, e me deparo com a cena em que a Tris pede pra ver a Tatuagem do Quatro e eles se beijam! Neste momento percebo que os Atores escolhidos foram PERFEITOS pra cena e desabo a chorar por mais uma HORA com o coraçao vazio.
    Agora tenho vontade de queimar esses livros pra que ninguem mais sinta isso que eu estou sentindo e o que voces sentem! Eu nunca pensei que me sentiria assim em um livro!
    Entao MEUS PARABÉBS Veronica Roth se o que voce queria era quebrar os coraçoes e partes do psicologicos dos leitores que tanto amaram o enredo de seus livros, CONSEGUIU! Pois eu pelo menos estou muito abalada.

    Ufa!

  100. Dirce disse:

    Estou indignada, encharcada de tanto chorar, quebrada ao meio de tanto sofrimento. Que horror! Que final foi este? Matar a protagonista,e de uma maneira tão absurda…..e ainda achar que foi abnegação, qual pai ou mãe não se sacrificaria por seus filhos? E na verdade, nesta história a causa foi além dos proprios filhos. É testar os nervos dos leitores, é tão ridículo, é como morrer atropelada pelas rodinhas da cadeira da sala! Os livros devem instigar, e Veronica nos premiou com uma trilogia dessas, envolvente, apaixonante, uma leitura tão boa, que não precisava fechar os olhos para imaginá-la! Ela nos fez acreditar em seus personagens, na sua força, no seu amor, colocou dentro de nós Triss, Tobias e apesar disto não poderiam ter tido um final mais condescendente? Usar a morte com uma redenção, um bem maior, quando na realidade, a maiora das pessoas ainda tem dificuldade em aceitá-la….Perdas são diárias, verdadeiras e permanentes, difíceis de serem aceitas….. Acho que a autora foi muito infeliz e seus editores também, que permitiram encerrar uma história com gosto bem amargo, tenho comigo que os pais de Triss não queriam tanta abnegação! Não vou mudar o que está escrito, mas faço parte daquela legião de fãs que está insatisfeita, triste e infeliz com o desfecho, acho que poderia ter sido mais leve….não tão cruel e sofrido!!! Apesar de ser apaixonada pela trilogia, a “distopia” exagerou no final. Não vou assistir ao filme, não tenho estômago para tanta dor!!! Era apenas uma ficção, por que não sonhar? E tambem mostrar que em meio a tantas perdas podemos ser felizes! Moral: Os bons morrem em lutas heróicas, mas o que é a morte? Não sei , só sei que aqueles que perdem os seus, tocam seus dias, suas tarefas, sofrem, mas jamais se refazem por inteiro… Era apenas uma história, um livro!!!! Eu queria ter me emocionado… ter sorrido no final! Ficou devendo!!!!!

  101. julyana disse:

    Eu amei o livro, o problema é que eu não entendo e acho que nunca vou entender fiquei muito chateada o final foi totalmente ridículo o final idiota. A verônica tava se saindo tão bem nos outros dois livros nesse convergente ficou sem graça, eu nunca vou gosta.pensei que ia terminar com final feliz igual a maioria dos filmes. Odiei.

  102. Ana Lucia disse:

    O livro é interessantissimo,não conseguia parar de ler. No final a decepção.Muito triste, mesmo considerando que a autora é muito boa, clamo pela redenção de Veronica. !!!!!

  103. Dreza disse:

    Fiquei com tanta raiva …

  104. Dreza disse:

    Fiquei com muita raiva..

  105. Bianca Araujo Da Silva disse:

    Assim nós nos despedimos de Tris Prior , que deu sua vida por seu irmão Caleb Prior … E parabéns para a autora , o final não era o que esperávamos mais foi assim que a autora quis amei

  106. Fernanda disse:

    Eu não gostei do fim por um único motivo: foi muito óbvio. Eu percebi o que iria acontecer várias páginas antes e isso me deixou puta. Kkkkkk
    O fato dela se sacrificar e não viver um feliz para sempre não me abalou tanto.

  107. Rafaelle disse:

    Eu chorei tanto qd li esse livro que ainda não tive coragem de reler (como fiz com os dois anteriores). Eu entendi -qd li- as razões da Tris e vi o quando havia de abnegação e audácia nela. Mas confesso que pela traição de Caleb, nunca aceitei muito bem isso. Deixar a pessoa que amo pra trás, amigos arrasados e tudo pelo que lutei e morrer salvando a vida de um traidor não me pareceu nada justo. Já criei inumeros finais em minha cabeça. Cheguei a imaginar que ela não havia morrido, que o corpo dela visto por Tobias era um clone, parte de um experimento mal sucedido. E que Tris fora levada para outro lugar, esquecida de tudo, se curou dos ferimentos a bala e, por ser divergente de alto nível, o esquecimento não durou muito. Aos pouco recobrou suas lembranças e foi atrás de Tobias. Enfim. Embora desolada, ainda amo essa distopia e acho q o final- apesar de triste demais- é fiel a tudo que fora traçado na composição dos personagens.

  108. cilene disse:

    Acho q simplesmente houve contradições de mais desde o primeiro livro, se ela (a autora Verônica Roth) continuar com a idéia de matar a Tris no final do segundo filme Convergente, a bilheteria não vai só cair bem, vai dispencar; eu, por exemplo, sou uma q n vou perder tempo em assistir ao segundo filme. Filmes são baseados (BASEADOS) nas histórias de um livro e podem sim ser mudado, apesar de ser uma distopia.

Deixe um comentário

EDITORAS & PARCEIROS

Copyright © 2016 Livros&Citações. Todos os direitos reservados
Notícias, resenhas e indicações de livros!