Amanha

Autor:  John Marsden
Editora:  Fundamento
Páginas:
 256
Classificação:
 4/5 estrelas

Amanhã, quando a guerra começou é o primeiro volume de uma saga de sete envolvendo um grupo de amigos que decidem sair à uma pequena viagem para acamparem por alguns dias. Quando retornam, encontram a cidade desértica e não fazem ideia do que está acontecendo. Por que seus pais deixaram os animais morrerem de fome e por que ninguém retornou da Feira?

O que Ellie e seus amigos descobrem é que a cidade em que viviam foi invadida por um inimigo desconhecido. Suas famílias foram aprisionadas e uma guerra está acontecendo. Agora, eles estão sozinhos em uma cidade sitiada, lutando para descobrir o que aconteceu com seu país e tentando sobreviver.

Narrado por Ellie, o que percebi logo de cara em Amanhã foi que esse era o romance distópico que mais perto de nossa realidade chegou, e o autor tornou tudo cabível para nossa imaginação. Imagine sair de casa, ficar alguns dias fora, longe da civilização, para quando retornar perceber que não há mais civilização. Imaginou? Pois é, esse é o cenário do livro de John Marsden.

E nada acontece por um acaso, sobrenaturalmente, ninguém vira herói e salva o mundo. O que todos querem é sobreviver e entender o que está acontecendo.  Nenhum dos jovens do grupo é passível de medos, de chorar quando algo terrível os atinge, e é essa característica que me aproximou mais dos personagens.

A forma de Ellie narrar também é unica, mesmo sendo em primeira pessoa é possível entender todos os lados da trama pela própria personagem tentar ser bem impessoal. Aliás, os personagens são tão marcantes e bem desenhados que é possível imaginar neles nossos próprios pais e amigos, então se envolver na historia foi fichinha, do primeiro ao ultimo capitulo fiquei vidrada e não parei para nada.

Com uma pitada de romance, que eu espero que evolua nos próximos livros,  muita aventura e tensão, e uma diagramação ímpar — me disseram que a Fundamento costuma usar fontes muito pequenas, mas eu não concordo –, Amanhã, Quando a Guerra Começou é um livro para deixar o leitor estático e pedindo por mais. Sobretudo, esse livro é uma história de amizade e não desistir jamais, de criar coragem e amadurecer pelos outros e por si mesmo.

Cadastre-se e receba novidades e ofertas
5538 pessoas visitaram
Publicado em 12/07/2013
Deixe seu comentário com o Facebook
Comentários
  1. bianca guimaras disse:

    tb acho muito show, esse livro é super!

  2. Vanilda Procopio disse:

    Acho que esse é um livro completo que eu tenho muita vontade de ler mas ainda não tive oportunidade. Personagens marcantes, um bom enredo, um pouquinho de romance … não tem como não se interessar por uma história assim.

  3. Yasmin disse:

    Achei show,Gabi,esse livro.Adorei a resenha e amo distopia.Quero ler urgente,com certeza 🙂

  4. Taiane disse:

    Não foi um livro que me chamou atenção, mas a resenha está incrível.

  5. Vanessa disse:

    Adoro essa série! Em 2009 eu estava tão na onda dela que em todos os lugares que eu ia eu ficava procurando possíveis esconderijos e formas de sobreviver a um ataque. Parei no livro três naquela época, mas no mês passado comprei os outros quatro livros que fecham a coleção e agora é ler, ler, ler!

  6. Oie Gabis,
    Só o fato dos personagens não ter mimimi já me ganha!!! E todos serem normais também, pois a identificação aumenta né…mas nunca tive muito interesse por essa série, quando for na livraria vou dar uma olhada nele (sou daquelas que tem que pegar na mão o livro) com mais carinho 😉

  7. Hannah disse:

    Espero que ele não seja muito caro, porque agora eu estou louca pra ler esse danado.

  8. Isabelle disse:

    Mais uma distopia pra aumentar a minha wish list *-* Adorei a resenha, me deixou ansiosa pra ler!

  9. amo totalmente distopias e com toda certeza vou ler essa também!

  10. já ouvi muitos elogios sobre este livro, quando tiver uma oportunidade vou ler ele sim!

  11. Oliveira disse:

    Já li, vi, ouvi diversos comentários positivos sobre essa série, mas já estava lendo várias e resolvi terminar as iniciadas para iniciar outras, então acabei não lendo. Não sei se a editora já lançou todos ou se o autor(a) terminou a série, sei pouco, pouco sobre ela. Mas me interesso muito lê-la.

  12. Gabriella Alvim disse:

    Caramba, que situação…
    Nunca tinha visto nada sobre essa série, que parece ser muito boa, com um enredo um pouco diferente. Gostaria de ler sim, fiquei bem curiosa

  13. Rafaela S. disse:

    Ahh, que bom que você também gostou. No começo eu estava achando meio lento, principalmente pela descrição do lugar que eles estavam, já que eu não sou um pessoa de ficar em mato..boiei!
    já li o segundo livro e só posso dizer que é muito melhor que o primeiro…já vi o filme também e achei muito bom.
    Beijos

  14. Taís disse:

    já me falaram desse livro, não gostei mt da capa

  15. Naty C disse:

    Esses estilo de livro não é o meu preferido, mas eu leria se não fosse uma série tão grande. Já estou batalhando para conseguir terminar de ler as séries que comecei, não quero incluir mais uma nessa lista.

  16. Nattacha disse:

    Gente, amo essa série, e é uma pena que tão pouca gente conheça, mais triste ainda é eles terem um preço elevado e eu não poder comprar para tê-los na minha estante.
    Emprestei todos da biblioteca e gente peguei sem pretensão nenhuma o primeiro livro e me apaixonei, porque isso que você citou na resenha Gabi, é um livro crível, que poderia muito bem ser real (tá depois alguns acontecimentos contam com muuuuuiiita sorte e coragem haha, mas isso é para os próximos volumes). Além da criação dos personagens, cada um com uma personalidade diferente da outra, mas todos muito bem construidos e desenvolvidos ao longo da trama, dá para ver nitidamente a evolução de todos eles, principalmente por eles ter de amadurecer tão cedo.
    Super recomendo com certeza!
    Beijão :*

Deixe um comentário

EDITORAS & PARCEIROS

Copyright © 2016 Livros&Citações. Todos os direitos reservados
Notícias, resenhas e indicações de livros!