Sangue de Tinta

Autora:  Cornelia Funke
Editora: Cia das Letras (Seguinte)
Páginas:
 560
Classificação:
 4/5 estrelas

Se você não leu Coração de Tinta, não siga em frente nessa resenha, pois haverá spoilers do livro anterior.

Posso dizer que até o momento, dos dois livros de Mundo de Tinta que já li, nenhum chacoalhou tanto meus sentimentos como Sangue de Tinta, e eu penei para escolher qual nota dar para o conjunto da obra. Do início ao meio,  são três estrelas, do meio ao fim, cinco. Para não ter dúvidas, usei a calculadora (é sério), e o resultado final é esse que vocês vêem, quatro estrelas mais do que merecidas.

Animada pelos acontecimentos do livro anterior, comecei o livro vibrando para saber no que ia dar o destino dos personagens dentro e fora de Coração de Tinta, mas logo desanimei com com o jeitão parado que a estória iniciou-se. E então, bem, a autora decide surpreender e mostrar por quê ela é um dos grandes nomes contemporâneos da literatura fantástica para jovens.

O livro passa-se um ano após os acontecimentos em Coração de Tinta, e tudo parece estar correndo as mil maravilhas até Dedo Empoeirado se meter em uma nova enrascada e precisar da ajuda de Farid para sair dela. Farid então pede à Meggie que use sua Língua Encantada para colocá-lo no livro, e ela, nada boba, decide realizar o sonho de todo leitor e ir junto. Como não poderia deixar de ser, logo Mo e Resa também embarcam nessa nova aventura.

Mundo de Tinta é recheado com características do que uma fantasia deve ser feita e mais um pouco. De personagens inusitados e estranhos a seres que costumamos encontrar em contos de fada, tudo isso seria ótimo se Fenoglio não tivesse perdido as rédeas do mundo criado por ele e o cenário então tornou-se sombrio e perigoso. Com novos e antigos inimigos surgindo por todos os lados, sair de Mundo de Tinta sem baixas talvez seja impossível.

Funke teceu uma estória vivida, com encantos e desencantos. Em várias partes do livro senti que houve um excesso de informações por vezes desnecessárias. Claro, se não houvessem vários focos de narração situar-se na trama seria difícil mas para tudo há um limite, e esse caso não foi exceção.

Outro ponto que me deixou desgostosa foi Farid e Meggie. Em poucas palavras, o casal não convence. Aliás, o romance poderia deixar de existir da mesma forma que começou, do nada, que eu pouco me importaria.

Entretanto, se há alguns pontos que pecam na narrativa, a quantidade de acertos da autora são infinitos. Ainda não encontrei um autor que soubesse colocar tão bem no papel o poder contido nas palavras, e nisso Funke é brilhante. Com, teoricamente, o destino de seus personagens já previsíveis, o que encontrei foi algo totalmente diferente, a autora escolheu colocar seguir outros caminhos. No final, acaba que nada acontece como o esperado.

Com um final que não pode ser colocado em palavras, mas que traz sentimentos que perduram por dias, finalizei o livro chorosa e com medo do que vou encontrar pela frente, em Morte de Tinta.

Cadastre-se e receba novidades e ofertas
4579 pessoas visitaram
Publicado em 09/07/2013
Deixe seu comentário com o Facebook
Comentários
  1. bianca guimaras disse:

    So vi o filme do primeiro livro (poser! rsrsr) me julguem, mas vou começar a seguir essa saga, que a lias é maravilhosa!

  2. Vanilda Procopio disse:

    Ainda não li nada da Cornelia Funke, mas todos sempre falam tão bem sobre o trabalho dela! Eu ainda não li o primeiro livro da série, então não tenho muito pra opinar, mas ainda quero ter oportunidade de conhecer a obra da autora.

  3. Yasmin disse:

    Ah,nunca li nada da autora,Cornelia Funke, mas vira e mexe vejo mta gente comentar,de maneira sempre positiva,as obras dela.Acho a história dessa série fantástica,mas não tive o prazer de lê-la…AINDA.Bjo 🙂

  4. Gabriela disse:

    Eu já vi o filme Coração de tinta, e só um tempinho atrás que descobri que tinham mais livros, e fiquei super feliz. Afinal eu adorei o filme, mesmo sabendo que não é a mesma coisa que o livro e tal. Por isso eu quero muito lê-lo, só que é bem carinho, então vou ter que esperar…

  5. Rafaela S. disse:

    Eu simplesmente amo essa saga *-* A resenha esta de parabéns! Espero que resenhe logo o “morte de tinta”, é um livro que realmente vale a pena!
    Beijos

  6. Hannah disse:

    Ainda não li Coração de Tinta, então sem chances de passar os olhos nessa resenha, medo de spoiler! Eu adorei o filme, imagino que vou ficar encanada com o livro, mas é MUITO caro.

  7. Oliveira disse:

    Não li o primeiro livro, assisti o filme, não sei se é algo parecido com o livro e apesar das críticas gostei do filme. O livro, creio eu deve ser mil vezes melhor. E a continuação mais ainda.

  8. Gabriella Alvim disse:

    Assisti ao filme e não gostei (achei muito sessão da tarde), então fiquei com um certo preconceito com a trilogia, mas depois que minha amiga me contou que era seu livro favorito e que era perfeito, resolvi deixar meu receio de lado.
    Como ainda não li Coração de Tinta, não li a resenha, mas pretendo fazê-lo logo

  9. Não li o livro anterior, mas não me incomodo de ler spoilers. A trilogia parece ser bem interessante e vou dar uma chance aos livros.
    Bjs, Rose.

  10. Taís disse:

    vi o filme e gostei, quando fui ler o primeiro livro fiquei meio assim sabe, já sabia tudo q ia acontecer. Resolvi esperar um pouco, mais pra frente leio

  11. Naty C disse:

    Não sabia que Coração de Tinta tem sequencia. Eu ainda não li ainda o primeiro, mas esta na minha lista de desejados, agora vou colocar os outros dois livros também.

  12. Nattacha disse:

    Eu vi o filme desse livro a bastante tempo, e a dois anos atrás, no dia dos namorados fui pegar de surpresa com a saga de presente, claro que o presente foi cheio de segundas intenções, na verdade meu namorado ficou com o primeiro livro para ler até o natal daquele ano e nem leu até a pagina 100. Depois que ele voltou para minhas mãos, demorei a começar a leitura! Mas quando a fiz, não me arrependi. Eu ia lendo e era como se as cenas do filme voltassem a minha cabeça, mas eu não lembrava do final… ou seja era como se fosse surpresa *-* adorei a leitura
    O que me deixou desgostosa mesmo foi o excesso de explicações as vezes, como você comentou na resenha, o que deixa o texto por vezes cansativo, mas nada que tire a graça do livro.
    E pelo tamanho estou me demorando a começar o próximo volume, e agora ao ler sua resenha, minha vontade é de largar a leitura de as cronicas do gelo e fogo e me jogas no Mundo de Tinta hahahaha.
    Acho que quando terminar aquele livro, volte ver sua resenha para me empolgar outra vez e fazer a leitura do segundo volume, curiosa para saber o que acontece do meio para o fim que mexe tanto assim com os sentimentos!
    Adorei a resenha, super beijo :*

  13. Isabelle disse:

    o primeiro livro dessa série é maravilhoso, devorei ele! Só que me deram um spoiler do final do terceiro livro que me deixou chateada na época, ou seja, abandonei a série! Sua resenha me deixou com vontade de voltar a viajar nesse mundo lindo de Funke

Deixe um comentário

EDITORAS & PARCEIROS

Copyright © 2016 Livros&Citações. Todos os direitos reservados
Notícias, resenhas e indicações de livros!