Vaticano

Autor:  H. Paul Jeffers
Editora: Jardim dos Livros
Páginas:
 276
Classificação:
 5/5 estrelas

Mistérios Sombrios do Vaticano é o mais novo lançamento polêmico da Geração Editorial, publicado através do selo Jardim dos Livros. Escrito por H. Paul Jeffers, o  livro promete abordar alguns dos mistérios que a maior Instituição Religiosa do planeta tenta guardar a sete chaves.

Há séculos todos se perguntam o que a Igreja Católica pode esconder, mas nos últimos anos isso tomou mais destaque após o lançamento de O Código Da Vinci, romance de Dan Brown que jogou os refletores sobre o Vaticano novamente e fez do autor um dos grandes nomes da literatura da atualidade. E com pouco mais de duzentas e cinquenta páginas, Os Mistérios Sombrios do Vaticano engloba desde o fim dos templários, os bens e riquezas da Igreja, perseguições comandadas em seu nome ou quando eles tomaram a atitude de fechar os olhos e ignorar massacres que aconteceram ao redor do mundo. Afinal, o que é lenda e fato, e quanto desses documentos que encontramos sobre a Igreja devem realmente ser levados em conta?

Que Deus os perdoe pelo que fizeram em relação a mim.

Creio que antes de me aprofundar mais sobre o que aborda o livro, vale deixar bem claro que aqui eu não tento colocar a fé de ninguém em cheque, pelo contrário. Apesar de ser uma crítica fervorosa da Igreja Católica (não à religião, mas à burocracia, politicagem, e afins), assim como muitos de vocês eu fui criada dentro dela, fiz amigos e até formei uma segunda família. A fé não é o que entra em discussão nesse livro, muito menos a religião, mas os segredos que está por trás de uma Instituição secular. Se você nunca ficou curioso sobre isso, tudo bem, mas em minha estante sempre é bem-vindo um livro que mergulhe e revele pelo menos um pouquinho sobre o assunto.

Enfim, como eu disse anteriormente, achei esse livro bem curto para o objetivo ao qual se propôs, mas fui positivamente surpreendida quando encontrei a obra repleta de dados e estatísticas. O autor se esforça para se aprofundar, mesmo que não discorra tanto sobre o assunto em evidência no capítulo, e o que ele deixa em aberto entra em pauta novamente muitas páginas depois, é como um fio que vai se entrelaçando para tecer a grande história envolvendo a Igreja e o que realmente é fato e o que é folclore e boato.

Jeffers mencionou de tudo um pouco, desmistificou pontos como o Opus Dei, o possível assassinato do Papa João Paulo I, a conivência da Igreja em relação a alguns atos barbáries como o nazismo e a mafia. Nem mesmo o sucessor de Papa João Paulo, o segundo, que usou do mesmo nome, escapou de ter um pouco de sua história contada, o que tornou um dos Papas que mais adoro um pouco mais humano ao contar o preço que ele estava disposto a pagar para salvar seu país de origem e como ele estava relacionado ao fim da KGB, levando ao ataque que quase culminou no fim de sua vida na década de 80.

Não vou me aprofundar muito, mas recomendo altamente a leitura. Comecei o livro esperando encontrar algo bom, três estrelas, no máximo, e me deparei com algo excelente, que sem pensar duas vezes daria cinco estrelas. Me banqueteei e ainda lambi os dedos com todo o assunto abordado com maestria pelo autor. Desde profecias de Nostradamus à violência e assassinatos para encobertar segredos, é visível que onde o homem toca lá também se encontra o bem e o mal, ninguém está livre de erros.

Com a igreja a um passo de ser declarada falida — e quando digo isso, tenho em mente que hipoteticamente eles declaram todas as suas propriedades e rendas –, e a mídia divulgando e publicando cada vez mais sobre a hipocrisia envolvendo a sexualidade de padres, sacerdotes e afins, talvez tenha chegado o momento não só de a igreja se adaptar a sociedade em que nos encontramos atualmente, mas de uma grande reforma que abalará o mundo, mas também colocará nos eixos o que parece ter se perdido, antes que chegue ao ponto de que a Igreja não seja mais vista como casa de Deus, mas como palco de deturpações e mentiras a custo de manter uma imagem tão idônea assim — e todos sabemos que onde há o homem, nada nem ninguém é assim tão puro.

Cadastre-se e receba novidades e ofertas
9323 pessoas visitaram
Publicado em 18/06/2013
Deixe seu comentário com o Facebook
Comentários
  1. Naty C disse:

    Apesar de não ser católica me interessei muito pelo assunto tratado no livro.
    Gostei do autor utilizar estáticas para provar seu ponto e não levar o livro para o âmbito religioso. Acho que como qualquer outra instituição a igreja está sujeita a falhas e no meio de tantas coisas que dizem dela é bom saber o que verdade e o que é mentira.

  2. Natália disse:

    Parece bem diferente dos livros que eu estou acostumada a ler.

  3. bianca guimaras disse:

    esse tipo de livro é bem doido e conspiratorio, é por que amo tanto!
    vai pra lista!

  4. Mônica Oliveira disse:

    Gabrielle nossa gostei da sua resenha da explicação e tudo mais..Acho que todos que leram O Código da Vinci ficaram com aquela sensação o que tem por trás do Vaticano ??? Pelo menos foi assim que me senti desde que terminei de ler o livro e tipo é que nem vc disse..Isso não é questão de abalar fé e de se descobrir como a organização funciona o que eles fazem como eles conduzem uma organização que lida com a fé de milhões de pessoas…
    Confesso que acho bem interessante e surpreendente ver como as editoras estão investindo nesse tema ..sabemos que sempre que tratamos de temas polêmicos a chance de nos depararmos com críticas é enorme.. Mais acho válido trazer a população mesmo que seja através de históricas veridicas ou não…o outro lado da moeda

  5. Cristiane Silva disse:

    O tema dele é interessante de longe! Muito bom ler livros com esse tipo de trama, adoro essas leituras. Não conhecia esse e gostei de ver, parece ser bem bom e valer a pena. Gostaria de conferir!

    1. MARCELO SILVERIO MACHADO disse:

      POR QUE DEVO LER ESTE LIVRO?

    2. JOVEM CRISTIANE SILVA! POR QUÊ DEVO LER ESTE LIVRO, OS MISTÉRIO SOMBRIOS DO VATICANO? É UM LIVRO DE ESPIRITISMO OU BRUXARIA? O AUTOR É CATÓLICO OU EVANGÉLICO? A EDITORA ELOGIA OU CRITICA O VATICANO E AO PAPA? ESTE LIVRO É INTERESSANTE? ME DIGA, ESTOU EM DÚVIDA, POIS SOU CRISTÃO EVANGÉLICO. QUERO COMPARTILHAR CONTIGO. VOCÊ REALMENTE JÁ LEU ESTE LIVRO? É INTERESSANTE MESMO? ESTE LIVRO É POR VOLUME? OBRIGADO!

  6. Juliana Jesus disse:

    Nunca li um livro assim,mas é ótimo que o autor se baseie em estatísticas dando sustentação ao seu conteúdo. Eu queria ler algo sobre Nostradamus, máfia e KGB. Deve ser um livro muito bom.

  7. Amanda Ishi disse:

    Também adoro livros que nos desvendem ainda mais alguns dos segredos da Igreja Católica, sou completamente apaixonada por esse assunto. Agora que descobri esse livro não vejo a hora de o ler.
    Beijoos

  8. paulino disse:

    Adoro livros com mistérios ,e esse parece ser surpreendentemente muito interessante principalmente por se tratar de religião

  9. Olha amei sua resenha e o livro. Adorei saber da história que rola no livro. Realmente tem muita coisa que a igreja esconde de nós e isso sempre é cobrado e visto com maus olhos pelos historiadores e por muitos cidadãos no mundo. Vou adorar desvendar mistérios e me aventurar nessa história. Beijos.

  10. Gabriella Alvim disse:

    A capa desse livro é linda e o livro parece ser bem interessante. Deve ser uma ótima leitura, exatamente como O Código Da Vinci foi pra mim

  11. Nattacha disse:

    Fiquei bem impressionada com a sua resenha, porque realmente são muitas coisas que igreja tenta esconder e esconde de todo mundo né, mas esse tipo de leitura não faz muito meu tipo não, então fico só com a resenha mesmo ;D

  12. Nunca tinha ouvido falar desse livro e me interessei bastante por ele depois de ler a resenha, essas coisas de conspiração me atraem bastante e a nota da sua resenha e o que você fala nela me deixaram louco pra ler.

    1. MARCELO SILVERIO MACHADO disse:

      SEU ROBSON GABRIEL! POR FAVOR ME RESPONDA! OK? ESTE LIVRO OS MISTÉRIOS SOMBRIOS DO VATICANO É BOM? É INTERESSANTE? POR QUÊ DEVO LER? OBRIGADO! AH! ESTE LIVRO NÃO É DE BRUXARIA COMO O LIVRO DE SÃO CIPRIANO?

  13. Andre Rossi disse:

    Gabrielle vc disse tudo! Terminei de ler agora pouco e estou satisfeito com o conteudo e abordagem do livro! Sensacional, rapido e extremamente objetivo! Beijos Andre

  14. Jorge Alves disse:

    Parabéns pela resenha, achei-a interessante e me motivou a lê-lo. Gosto dos assuntos que envolvem religiões, no que dizem respeito as mentiras, as instituições e as suas burocracias manipuladoras.

  15. DIONNE GOMES disse:

    RESENHA MARAVILHOSA ,MUITO BEM ELABORADA ,COMPREI O LIVRO HOJE E JA ESTOU ENVOLVIDA MUITO BOM RECOMENDO A TODOS
    A RIQUEZA DE DETALHES DESTE LIVRO E OS TEMAS ABORDADOS SÃO OTIMOS
    RECOMENDO .

Deixe um comentário

EDITORAS & PARCEIROS

Copyright © 2016 Livros&Citações. Todos os direitos reservados
Notícias, resenhas e indicações de livros!