Jonathan Strange & Mr. Norrell

Autora:  Susanna Clarke
Editora:  Companhia das Letras
Páginas:
 824
Classificação:
 5/5 estrelas

Eu fiquei com medo de Jonathan Strange & Mr. Norrell inicialmente. Imagina escolher o livro para leitura, uma fantasia imensa, e ele não agradar logo no início? Existe decepção maior? Sim, claro que existe, ele pode ser ótimo para afundar e decepcionar completamente no fim. Mas calma, nem a primeira opção muito menos a segunda realmente aconteceu.

Para os amantes da fantasia e boa escrita, ler Jonathan Strange & Mr. Norrell será como entrar em casa. É uma leitura deliciosa, e de tão confortável você mal vê as oitocentas e tantas páginas passarem. O difícil mesmo foi passar minhas impressões para vocês através dessa resenha. Como se explica a paixão em alguns poucos parágrafos?

Nesse cenário alternativo da Inglaterra na Era Napoleônica, a magia uma vez existiu e foi extinta, ou isso acreditavam, até Jonathan Strange e Mr. Norrell entrarem em cena. E, claro, como não poderia faltar, uma profecia.

Norrel é um estudioso que acredita que a magia deve ficar nas mãos de somente um mago, mais especificamente ele, claro, e ele quase consegue essa façanha após fazer uma proposta à outros magos, e então ele se torna um ícone em toda Inglaterra. Entretanto, logo Jonathan Strange também entra em cena para aprender com Norrel, porém os ideais de ambos não são tão parecidos assim. Strange não aceita não poder também se tornar um grande mago, e ele não ficará quieto enquanto também não atingir seus objetivos.

Todo o livro é uma mistura de estudos envolvendo a cultura, o modo de agir dos ingleses, e o encontro entre Jane Austen e outras fábulas e lendas já conhecidas que tomam forma (uma bem louco, aliás) no livro de Susanna Clarke, e o resultado foi F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O! Creio que a magia nunca foi tão real, eu quase posso acreditar que ela existe. Brincadeira, sempre acreditei, mas a autora, com sua escrita maravilhosa, é capaz de convencer outros ignorantes que a magia está logo ao lado.

O personagem que mais me encantou tem sua própria grande importância: o Rei Corvo. Cercado de mistério e lendas, ele foi o maior mago a existir, criando feitiços e reinando como nenhum outro, até desaparecer. Mas Mr. Norrel também quer que ele desapareça da mente de todos, que a ideia de um rei Corvo não exista mais.

Essa é a premissa de uma história sombria recheada de aventuras, reviravoltas e fantasia para dar e vender. Cômico, sarcástico, há de tudo um pouco. É visível que ambos os protagonistas, assim como vários dos personagens, possuem suas qualidades e defeitos, características que os destacam e até algumas que os diminui. O livro também é permeado de notas de rodapés que contam sua própria história. Eu não sou muito fã delas, mas esse ano estou com sorte, pois todos os livros que encontro com essas características são ótimos e suas notas é algo impar.

Se eu recomendo? Se você ainda precisa perguntar é porque eu não escrevi bem essa resenha, mas sim, é claro que eu recomendo, Jonathan Strange & Mr. Norrell merece um lugar de destaque em sua estante.

Cadastre-se e receba novidades e ofertas
3616 pessoas visitaram
Publicado em 25/06/2013
Deixe seu comentário com o Facebook
Comentários
  1. Mônica Oliveira disse:

    Ai nem sei o que dizer do livro..Fantasia nem é muito minha praia tirando HP que é uma coisa totalmente a parte..Mais tenho que dar meus parabéns para vc por ler um livro IMENSO mais de 800 páginas NOSSA SENHORA e mais do que isso…Vc adorar o livro..O livro sendo tão extenso e mesmo assim conseguir sua aprovação total quer dizer que ele é muito bem construído e feito..A história é bem diferente… Não temos um romance como tema central..nem temos aquela luta entre o bem e o mal tão caracteristico dos livros..O que temos são personagens e seus relacionamentos e suas importâncias na história..

  2. Cristiane Silva disse:

    Interessante esse livro, gostei da sinopse dele e pela resenha deu uma boa ideia do clima do livro. Parece ser bom, acho que gostaria se lesse. É uma dica e tanto pra quem gosta do gênero.

  3. Naty C disse:

    Não conhecia esse livro, mas achei a temática interessante. Adoro fantasia, Inglaterra e notas de rodapé. Fiquei encantada com esse livro, já vou adicioná-lo a minha lista de desejados.

  4. Infelizmente esta capa não atrai em nada. Pelo menos sua resenha valeu a pena.
    Bjs, Rose.

  5. bianca guimaras disse:

    amo o genero de magia, nunca antes estiive tao empolgada pra ler sobre o genero

  6. paulino disse:

    Amo livro de fantasia,bruxaria,magia,ainda mais quando ele retrata outra época,e mesmo tendo mais de 800 páginas estou animado e pretendo comprar e ler claro kkk

  7. Muito bom pelo que vi na sua resenha. Assim fica mais fácil pra mim na escolha de bons livros pra ler. Adorei saber que a história tem de tudo um pouco. Adoro magia,feitiços e aventuras. Realmente adorei a história do livro. Beijos.

  8. Juliana Jesus disse:

    Se eu visse esse livro numa livraria eu nao compraria, o que deu na editora nao dar uma capa que atraia os olhos dos compradores e amantes de livros? Essa capa é um crime! Adorei a resenha e ela demonstra o quanto você gostou do livro. Espero ler esse livro.

  9. Nattacha disse:

    Achei essa capa bem feia, tenho que admitir. Mas quando ao livro fiquei bem impressionada, geralmente livros grandes deixam o leitor com um pé atrás bem pelo que você comentou no primeiro paragrafo, ainda bem que isso não aconteceu! Mas tem coisa melhor do que ler um livro e nem ver suas paginas passarem, eu amo isso, independente da quantidade de folhas, o que importa é se envolver profundamente nesse novo mundo!
    Eu fiquei bem curiosa para ler esse livro pois os personagens são bastante peculiares né…. cada um com suas características próprias.
    Além de toda a aventura e reviravoltas no livro né, bem louco isso de um cara querer que todos esquecem que um rei existiu. será que dá certo? acho que só lendo pra descobrir né!
    :*

  10. Gente, conheci o livro agora e já estou louco pra ler, como faz? o livro é enorme. Com certeza na wishlist

  11. Gabriella Alvim disse:

    Fantasia é o meu gênero favorito e já estou amando este antes mesmo de ler. Deve ser perfeito!
    Ao me deparar com livros grandes também fico com um pé atrás, é realmente complicado, mas adorei saber que a leitura flui facilmente
    Procurarei por este livro com certeza!

  12. Amanda Ishi disse:

    Muito boa sua resenha. Não conhecia esse livro antes, mas agora estou morrendo de vontade de ler pois tem vários elementos que eu adoro.
    Beijoos

  13. Príscila disse:

    OMG! Eu já estava achando que era a única que tinha lido (e me apaixonado) por esse livro!!
    Adorei a resenha! Me deu vontade de lê-lo novamente xD
    E eu gosto da capa, embora prefira a preta ^^

Deixe um comentário

EDITORAS & PARCEIROS

Copyright © 2016 Livros&Citações. Todos os direitos reservados
Notícias, resenhas e indicações de livros!