[RESENHA GENERALE] “Branca de Neve – Os Contos Clássicos” – Alexandre Callari


Autor: Alexandre Callari
Editora: Generale
Páginas: 224
Classificação:  3.5/5 estrelas

Em um ano em que ficamos meio que perdidos dentre tantos livros, séries e filmes falando de contos de fadas, o livro Branca de Neve – Os Contos Clássicos foi muito bem vindo ao mundo dos fãs das histórias clássicas. Com uma capa simplesmente linda, é difícil não chamar atenção dos leitores do gênero. Informações até então desconhecidas, um conto exclusivo pelo autor e vários outros contos espelhados pelo mundo é o que encontramos nessa obra.

Branca de Neve – Os Contos Clássicos é dividido em três partes.  A primeira delas nos é apresentado vários contos da história. Muitas vezes, conhecemos e estamos acostumados apenas com o que nos foi mostrado pela Disney, mas será que é essa a real história da nossa tão querida personagem? Logo de início temos o choque de descobrir que na história original dos irmãos Grimm, quem na verdade odiava Branca era a sua própria mãe! E outro fato desconhecido até então (pelo menos para mim) é que quando a Rainha manda o caçador à floresta junto com Branca, ela pede o seu pulmão e rim para comer em um cozido, tamanha a maldade que era a da madrasta.

Além do conto original, também conhecemos os que foram escritos pelo resto do mundo. Com algumas diversidades, a história na maioria das vezes permanece a mesma. No entanto, possui algumas influências de outros contos já conhecidos como, por exemplo: A Bela Adormecida e João e Maria. Além dessas novidades, também contamos com comentários ao fim de cada conto nos explicando mais sobre a obra e sobre a cultura da época em que a mesma foi escrita.

Eu jamais empunhei uma arma na vida. Não sei lutar, mas não me importa. Vocês estão aqui, e lutarei ao seu lado, como sua igual, nem que seja para tombar ao primeiro golpe. Lutarei pela causa e para recuperar a dignidade de um pai morto e de toda uma comunidade! Estão prontos?

Na segunda parte encontramos o famoso enredo adaptados à vários filmes com diversos gêneros, teatros, pastiches e HQs. É basicamente uma curiosidade para os fãs de Branca de Neve. Tenho certeza que os apaixonados pela história irão à busca dessas obras para assisti-las e contempla-las. E por fim, temos o conto exclusivo, escrito pelo organizador do livro, Alexandre Callari. E devo dizer que é um conto simplesmente incrível. Algo prazeroso de se ler foi ver como Callari desenvolveu os personagens e abordou as temáticas já existentes, além de trazer algumas inovações. O conto é meio que obscuro, algo que ainda não havia lido com tanto afinco com relação a este enredo. Foi surpreendente e fechou o livro com chave de ouro.

Em suma, como eu já disse, esse livro é uma ótima opção para os fãs de Branca de Neve. Por se ter várias informações, curiosidades e este conto exclusivo, se faz uma obra de fácil leitura, acredito que seja uma obrigação aos amantes da temática possuir esse exemplar. Me trouxe um gostinho de quero mais para os outros contos clássicos que temos tanta estima. Espero que a editora possa nos trazer outros exemplares que seguem esse mesmo padrão para outros clássicos.


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual sua Reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Gabriela

"Nunca deixe os seus sonhos para trás".

Primeiros comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sabe, eu nunca fui muito ligada nesses contos classicos, mas ultimamente tenho adorado ler os originais, li recentemente aquela versão da Branca de Neve ilustrada, achei a coisa mais linda todo o trabalho, e principalmente por ser com o verdadeiro conto dos irmãos Grimm, que eu não conhecia, agora estou em busca de outros titulos *-*
    Achei bem interessante esse livro, juntas vaaaarias adaptações do mesmo conto deve ter sido incrível né! Com certeza uma obra que os adorados da Branca não podem deixar de ler e ter nas suas estantes!
    Muito linda essa capa né, adorei *-*

  2. Eu adoro os contos de fadas e acho muito legal ter livros de verdades com as historias Branca de neve não é minha favorita mas eu adoro a historia, gostaria que tivesse estes livros dos outros contos também eu ia amar poder fazer uma coleção.

  3. Nossa várias versões de uma mesma história ? sobre pontos de vistas diferentes, desse ser legal para quem curte mais eu sinceramente não estou curtindo esse gênero por enquanto..

  4. Sempre gostei dos contos de fadas então achei bacana a ideia desse livro. Gosto de saber outras versões dos clássicos.

  5. Várias versões de uma mesma história deve deixar a leitura cansativa, isso é mais pra quem é fã mesmo, né…
    Mas deve-se reconhecer que reunir todas essas adaptações de um mesmo conto é uma realização admirável, sem contar que é um prato cheio pra quem curte o gênero (o que não é o meu caso, rs)

  6. A capa é bonita realmente, gostei da ideia de ser oferecido no livro curiosidades e um conto exclusivo e não apenas trazer a história já conhecida por muitos leitores, e acho até engraçado quando se diz que os contos clássicos estão sendo apresentados para essa geração de maneira obscura e sombria, sendo que as verdadeiras histórias são realmente assim e quem teve oportunidade sabe que obras escritas por exemplo pelos Irmãos Grimm foram suavizadas ao longo dos anos até serem sintetizadas nos conhecidos “Contos de Fadas”.

  7. Estou adorando essa onda que vem trazendo releituras dos meus clássicos preferidos.
    Estou muito curiosa para ler este livro e espero que ele super todas as minhas expectativas

  8. Realmente Gabi, está em alta o mundo do cinema revisitar os contos de fadas clássicos,fazendo muitas modificações,e abusando dos efeitos especiais.
    Alguns gostam dessa inovação outros acham estranho e preferem os originais,interessante esse livro pelo conto original, informações e curiosidades.

  9. Ahhh eu adoro contos de fada! Não importa se é adaptação ou não, as histórias sempre conseguem mexer comigo de certa forma *-* Não sabia que existiam várias versões assim de Branca de Neve. Acho que só conheço a da Disney. Eu acho que esse é mais sombrio que o filme A Branca de Neve e o Caçador. Eu assisto o seriado Once Upon a Time, quero ver se em um desses contos encontro uma Branca de Neve parecida.

  10. Nunca fui muito fã de contos de fada. Acho que esse tipo de livro é mais pra quem é fã mesmo, definitivamente não é um livro que agrada a todos. Achei a capa uma gracinha, mas não fiquei com vontade de ler =/

  11. OH GOSH! Era mãe? Credo!

    Tenho uma amiga psicologa que tava me contando sobre os reais contos de fadas. BEEEM diferentes dos da Disney.

    Será?

  12. Que legal esse livro! Desde de pequenininha fui Disneygirl e amava/amo os clássicos, quando virei gente ahahaha descobri os irmãos Grimm no colégio e ficava lendo ‘os originais’ e achava mó massa. E ainda assim depois que vi os contos macabros foi que fiquei o///. Nunca imaginei que um enredo pudesse ter tantas vertentes e todas muito boas. Já li uns contos adaptados de Chapeuzinho Vermelho e Alice no país das maravilhas e adorei, tomara que a editora traga mais livros assim!
    bjs

  13. Já tinha lido algumas resenhas desse livro e os comentários são bem positivos. Gosto muito de contos e não tenho lido com muita frequencia. Talvez retome com esse livro.

Choose A Format
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
Os clássicos da Internet Listicles
Contagem regressiva
As contagens regressivas clássicas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Rankeada
Vota ou desce para decidir o melhor item da lista