Autor: Ransom Riggs
Editora: LeYa
Páginas: 336
Classificação: 3.5/5 estrelas

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é um livro que chama a atenção por suas fotografias, no mínimo, estranhas. Eu mesma nem esperei para ler a sinopse e assim que o descobri ele foi jogado na minha wishlit. Bem, o enredo não foi nada do que eu esperava — eu deveria ter lido a sinopse antes! — , mas há sim um certo charme, e como fantasia juvenil o romance de Ransom Riggs até que entretém.

O livro inicia com Jacob explicando que sua infância foi repleta de contos fantásticos contados por seu avô, Abe. Desde guerras à monstros e crianças que levitam, o garoto sempre acreditou que seu avô foi um grande aventureiro e seu maior sonho era seguir os passos do herói. Porém, com a idade, vem a sabedoria, e pouco a pouco Jacob vai descobrindo que tudo não passava de histórias inventadas e que as fotografias que seu avô tanto lhe mostrava não eram nada mais que efeitos para enganar criancinhas bobas. Mas talvez, só talvez, o desvairado da história não seja Abe, e Jacob vai descobrir isso da pior maneira possível.

Quando seu avô liga para seu trabalho desesperado pedindo a chave do armário de armas pois os monstros o encontraram, Jacob sabe que é só mais um dos acessos do velho, mas acaba decidindo visitá-lo e checar se está tudo bem. E o que Jacob encontra é seu avô morto acompanhado de seu pior pesadelo, o monstro que ele temeu toda sua infância. Após o episódio, todos acreditam que ele também está um pouco mal da cabeça, mas o que Jacob está prestes a descobrir é que certas vezes acreditar no impossível é o único jeito de descobrir a verdade.

Sabe quando uma aposta, fazer algo inesperado, muda sua vida completamente? Acredito que esse foi o caso de Ransom Riggs. Apostar no inusitado, escrever um livro de fantasia com fotos arrepiantes, fez ele ganhar o público e, de quebra, vender milhares de exemplares através do mundo.

Eu não estou exagerando ao dizer que tive pesadelos por causa desse livro. Não em razão de sua trama, nem perto disso, mas tem tanta gente feia que parecem crias do demônio nessas fotos que minha imaginação já muito fértil não aguentou e deu no que deu. Perceberam o charme dessa obra? Pegue um punhado de fotos, escreva uma fantasia juvenil envolvendo crianças peculiares, e está aí um romance que vai vender, e não é pouco não.

Infelizmente, o charme diminui bastante quando  o leitor descobre que a trama não envolve nada tão medonho assim, e quando o autor força um romance descabido — provavelmente para ganhar os jovens com hormônios descontrolados — , tudo fica ainda pior. A aventura e ação só tomam força mesmo nos últimos capítulos e aí já é tarde demais, a chance de ter perdido um leitor mais jovem é grande nesse hiatus entre as páginas.

Claro que isso não é motivo para desistir da saga. A forma como o livro é finalizado me deixou bem animada pela sequência e a crítica a sociedade fazem desse livro a leitura ideal para jovens e adultos. Desistir na menor adversidade, o descaso envolvendo pais e filhos, como o dinheiro transforma pessoas, entre outros pontos, foram alguns dos temas tratados com jeitinho pelo autor e, juntos, ajudaram a enriquecer o enredo. Pode não ter sido o que eu esperava, mas O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares continua sendo uma leitura imperdível.

Cadastre-se e receba novidades e ofertas
5151 pessoas visitaram
Publicado em 04/03/2013
Deixe seu comentário com o Facebook
Comentários
  1. Depois que uma li uma outra crítica desse livro, minha vontade em lê-lo desapareceu…
    Acho que o compraria só pra ficar vendo as imagens e criando histórias malucas para mim mesma, com certeza seriam mais tenebrosas do que a criada pelo moço aí 😉
    Beigos!

  2. Thayná Nunes disse:

    Eu não gosto de histórias de terros, mas não sei porque esse livro chamou minha atenção desde que eu vi a capa pela primeira vez. Saber que ele não é tããão de terror assim não me desanimou não, pelo contrário kkkk. Mesmo que a estória não seja tão interessante continuo curiosa.

  3. O nome parece de filme de terror de qualidade, pena que o autor não explorou mais isso, seria um diferencial tão grande para ele!
    E mais uma vez, me deparo com o problema das séries ¬¬”
    Por fim, vou ver se me interesso o suficiente por ele para comprar, mesmo que eu não leia, é um bom livro para ter na estante por sua capa e diagramação ^^

    Abraços!

  4. Paula disse:

    Eu, particulamente, amei o livro e espero que haja uma continuação(ainda não pesquisei sobre isso mas pela forma como termina parece que sim) e aconselho a não ler resenhas ou sinopses pois o inacreditável é a forma como a história toma rumos inimagináveis. Em relação a ação, acho que fica pra continuação do livro. Espero que vocês abram seus corações para o Jacob e todos os peculiares.

Deixe um comentário

EDITORAS & PARCEIROS

Copyright © 2016 Livros&Citações. Todos os direitos reservados
Notícias, resenhas e indicações de livros!