Autora: Simone O.  Marques
Editora: MODO Editora
Páginas: 372
Classificação: 5/5  estrelas

Antes de Paganus, eu tive a oportunidade de ler outros dois títulos de Simone O. Marques: Marina e os Tesouros da Tribo de Dana e Agridoce. Apesar de não me envolver tanto com a história, eu já sabia por experiência que sua forma de narrar e construir um enredo não deixam nada a desejar.

Em seu novo romance, ela não só cumpriu essa premissa como também trabalhou duro em pesquisas para trazer  algo novo a nossa literatura nacional. O resultado foi um ótimo romance histórico. Em minha não tão humilde opinião, um dos melhores do ano.

Ambientado em Portugal, nos anos do apogeu da perseguição da Igreja às bruxas, o livro inicia-se contando a história dos gêmeos Diogo e Douglas, idênticos fisicamente, e completamente diferentes em suas essências. Quando o pai de ambos torna-se um Dom e faz a promessa à Igreja de eliminar os pagãos próximos a sua vila, Douglas vê nisso a oportunidade de fazer valer sua força aos menos afortunados, enquanto Diogo pergunta-se cada vez mais onde está Deus em toda essa injustiça e extermínio.

Este é um mundo feito para os homens… e nos cabe fingir que somos inferiores, mas nunca deixá-los dominar nossos espíritos.

Adele é filha de Gleide, uma poderosa sacerdotisa da Grande Mãe. Grávida, todos acreditam que o bebê que espera será a grande esperança para fazer vingar uma crença que muitos acreditam ser o culto ao demônio. Prestes a dar a luz, ela vê seu marido ser morto por Douglas e Diogo, abalado com as atitudes do irmão, salva Adele e sua mãe, ocasionando que todos acreditassem que ele morreu no incêndio provocado por seu irmão.

Começa aí uma grande aventura em busca de um novo lar enquanto Diogo tenta se ver livre de seu passado. O grande diferencial desse romance foi o impacto entre culturas e personalidades. Gleide é uma grande preceptora de uma cultura que sabe amar a terra e vê a todos como iguais, porém isso não a perdoa de ser uma pessoa arrogante e cruel. Já Diogo é um guerreiro, mas não se impõe frente a Gleide, assim como Adele. Sendo os dois tão passivos, estava escrito nas estrelas que o amor entre eles nasceria para encantar os leitores.

Foi sentindo o calor do corpo dele, que ela fechou os olhos…

Tudo muda de figura com Danieli, a filha de Adele. Especial desde seu nascimento, ela adora seus pais e sua avó, e fica encantada quando seu irmão, Mateus, nasce. Com o passar dos anos, ela mostra-se digna do que esperavam dela, mostrando-se uma garota poderosa e bondosa. Mas o melhor de sua personalidade é que ela sabe fazer valer sua opinião. Principalmente frente a Gleide.

 E todo o livro é cheio de trechos inesperados, atitudes que mostraram bem que a autora resolveu deixar de lado o clichê dos contos de fadas onde todos viveram felizes para sempre e diversificar com segundas chances, mortes de partir o coração, e a dura realidade que era o Brasil e a sociedade cristã no século XVII, com escravos e o abuso de poder.

Recheado de mitologia e com uma boa dose de realidade, esse romance é imperdível. Pode não agradar tanto para quem não aceita o inusitado, no entanto eu me deliciei e não posso deixar de recomendar. Simone O. Marques continua me surpreendendo a cada livro.

Cadastre-se e receba novidades e ofertas
3636 pessoas visitaram
Publicado em 02/03/2013
Deixe seu comentário com o Facebook
Comentários
  1. Maria Silvana disse:

    Owwwwn, que capa linda *oo*
    e o melhor não é só capa, pelo que li da tua resenha o livro tem conteúdo uhuuullL
    Eu quero!

  2. Jean Souza disse:

    Achei a capa linda, e a história parece mito bem trabalhada, adoro a época da caçada as bruxas, e tbm gosto muito de histórias que me fazem viajar no tempo, só achei a historia do gêmeos com personalidades diferentes, meio batida, mas esse único ponto negativo não ofusca a maravilha que este livro parece ser!

  3. Emeraude disse:

    Engraçado que eu nunca costumo dar uma chance aos livros nacionais, vou começar por esse

  4. Juliana disse:

    Romance histórico <3

  5. Não sei se leria o livro, mas a história parece ser boa! A capa é um show a parte – na verdade, adoro sempre as capas dessa editora. Boa resenha, vou procurar saber mais sobre o livro 😀

  6. Beatriz Dias disse:

    Por favor, apaixonada por essa capa. Ótima resenha, a história parece ser ótima!
    xx

  7. ana caroline basto fonseca disse:

    a capa e linda.

  8. Thicy Lopes disse:

    Muito bonita a capa!! O livro parece ser muito bom, e ainda é um romance histórico!! Eu leria!!

  9. Thielen Costa disse:

    Não conhecia a autora e adorei a dica, pois adoro muito a mitologia e cada vez tenho mais vontade em me aprofundar no assunto. Um livro com um romance histórico + mitologia, de fato irá me agradar.

  10. Achei a capa maravilhosa. Gostei muito da resenha e pretendo ler o livro que até esse momento me era totalmente desconhecido.

  11. Jéssyca Laryssa disse:

    pode ser que a história seja boa ou não, mas essa capa é liiinda

  12. Que surpresa boa! Nunca ouvi falar desse livro e parece tão bom!!!

Deixe um comentário

EDITORAS & PARCEIROS

Copyright © 2016 Livros&Citações. Todos os direitos reservados
Notícias, resenhas e indicações de livros!