[RECOMENDO] “O Ladrão de Raios” – Rick Riordan


Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas:
 375 páginas

Vocês podem se preparar para o melhor  heróis da juventude, depois de Harry Potter.

Antes de começar de fato a recomendação, vou abrir um parênteses e explicar porquê recomendar um livro de 2005. Eu conheci Percy Jackson & Os Olimpianos (ou PJ&O, para facilitar) em meados de 2009, através de uma professora de geografia que leu e disse “é muito bom”. Ganhei esse e o volume seguinte (O Mar de Monstros) de presente. E me apaixonei. Confesso sempre ter gostado de mitologia grega. Heróis, deuses, monstros… isso tudo era, e é, simplesmente fantástico. Um universo à parte do nosso, mas que vive em harmonia conosco. E quando ví PJ&O sabia que era amor a primeira vista.

De cara já posso dizer que Percy Jackson é o herói mais engraçado que você vai encontrar nos livros infanto-juvenil atualmente, em se tratando de livros de ação e aventura. Ele tem aquela coisa do pre-adolescente (e com o passar dos demais livros, adolescente) que está se descobrindo, querendo saber quem ele era, não sentindo como se realmente pertencesse a esse mundo. E no caso ele estava parcialmente certo. Percy não é um menino comum, e nunca será. Percy é um semideus. Filho de Sally Jackson e de Poseidon, deus grego dos mares, das tempestades e criador dos cavalos e demais seres equestres, Percy é portador de DDAH e é disléxico, o que fez com que frequentasse seis escolas diferentes no ultimos seis anos.

Outro parênteses: Percy é portador de Distúrbio do défcit de atenção e hiperatividade e tem dislexia por conta do filho do autor ter tais condições. Toda a história, aliás, nasceu da vontade de Rick Riordan em contar uma história de heróis para o filho dormir com a qual ele se identificasse com o personagem. Deu certo e não só para o filho dele, como para milhares de jovens ao redor do mundo.

Voltando à trama, esse primeiro livro gira em torno de um roubo: o Raio Mestre, simbolo de poder de Lorde Zeus, fora roubado por alguém. E com toda a sorte que nosso herói tem, a culpa recaiu sobre ele. E isso porquê o nascimento de Percy quebrou uma regra importante entre os deuses olimpianos: O Três Grandes Deuses estavam proibidos de ter filhos semideuses, por conta do enorme poderes que esses filhos carregam em seu sangue.

Sobre o autor e sua ideia, tenho a dizer que fora genial! A adaptação que ele se forçou a fazer ficou suave, normal. Você quase pode acreditar que os deuses realmente moram no 600 andar do Empire State Building, que o Mundo Inferior fica em Los Angeles e que você pode ser um semideus. Um exemplo disso é que, em certo ponto, existe uma explicação sobre o porquê da lei sobre os Três Grandes Deuses não poderem gerar filhos meio sangues: “da última vez que isso aconteceu, a II Guerra Mundial foi a consequência”. Essa adaptação foi perfeita, o jeito com que os deuses, monstros, seres fantásticos e demais elementos da Mitologia Grega se encaixaram conquistou milhares. E até hoje conquista. O próprio que escreve para vocês é um fã incondicional da série, que é compreendida por 5 livros e dois complementos para a saga “Percy Jackson & Os Olimpianos” e mais 3 livros para a saga “Os Heróis do Olimpo”. A primeira está finalizada, enquanto que essa segunda está com o quarto livro em produção e tem seu lançamento para algo em torno de outubro de 2013. Se eu estou aguardando? Mais do que ansiosamente. Mas ao menos temos o lançamento de “Son Of Sobek”, um cross-over entre Percy Jackson e Kane Chronicles (outra saga de Rick, essa sobre mitologia egípcia). Esse cross-over, como já relatado aqui no Livros e Citações essa semana, tem seu lançamento na reimpressão americana de A Sombra da Serpente, o livro final da saga Kane Chronicles, em maio.


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual sua Reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
colaborad

Primeiros comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Parabéns de um conterrâneo do chalé 7!!! Legal te ver em um site de resenhas literárias grandioso como esse. A leitura é leve, e é possível perceber a felicidade e sua afinidade com essa saga em particular. Retratou bem a forma de que PJO consegue nos expulsar de nosso cotidiano e nos levar à um lugar fantástico, com a típica narrativa divertida do Tio Rick. Abraços xD

  2. Devo confessar que diferente de você, mitologia nunca me interessei muito por mitologia, nunca tinha sido apresentada a nada que fizesse com que eu me apaixonasse por esse universo até Percy Jackson entrar em minha vida. Hoje eu simplesmente sou completamente apaixonada por Mitologia Grega e graças a Rick Riordan e os Heróis do Olimpo a mitologia Romana também. Percy Jackson é uma das melhores séries que eu já li, e apesar de ter demorado um pouco para me conquistar eu também recomendo (e muito :D). Parabéns pela resenha!!!

Choose A Format
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Notícia ou resenha
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
Os clássicos da Internet Listicles
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Rankeada
Vota ou desce para decidir o melhor item da lista