[RESENHA SUMA DE LETRAS] “O Diário de Tati” – Heloísa Périssé


Autora: Heloísa Périssé
Editora: Suma de Letras
Páginas: 132
Classificação: 3/5  estrelas

O Diário de Tati, de Heloísa Périssé, foi um brinde que ganhei na Bienal do Livro essa semana por ser parceira da Suma de Letras e li ele em um pulo enquanto ia do trabalho para casa hoje e acho que esse pessoal que estava no transporte coletivo comigo deve estar me achando meio sequelada ainda de tanta risada que acabei soltando. Fazer o que, o livro é engraçado, só me restava rir.

O livro é uma nova edição lançada pela editora em razão da estreia do filme estrelado pela própria Heloísa. A história é sobre Tati, uma adolescente em crise prestes a bombar na escola, de olho em um gato que não dá a minima para ela, com um pai pão duro, uma mãe meio treze, e amigas para lá de boas, que decide escrever um diário para desabafar os dramas de sua vida. É nesse enredo oferecido pela autora que encontramos uma obra nostálgica (quem nunca foi um adolescente irritante?), MUITO engraçada e uma garota que vale super a pena conhecer.

Esse é o tipo de livro que eu gostaria de ter lido em meus doze anos (apesar que nessa idade eu estava ligadona em livros de vestibulares), a leitura flui rápida e não há como uma adolescente não acabar se encontrando em Tati. Sério, eu também já fui chatinha assim, achava que estava apaixonada pelo gato e já até chorei pelo cretino e meus pais também eram um porre. Aliás, é até injusto rotularem os adolescentes de aborrecentes, é nessa idade que o caráter de uma pessoa é formado então todo esse drama é bem necessário, em minha opinião. Só senti falta de palavrões. Poderia ter um ou outro, mesmo que leve.

Bem, quanto ao filme, pelo que eu li, ele é BEM diferente do livro. Por exemplo, Tati tem um irmão na adaptação e também mudaram o nome do pai dela, o que é uma pena porquê no livro é bem engraçado ela falar do azar que o pai tem por se chamar Iraldo. Também achei meio forçado os atores escolhidos para o elenco já que nenhum tem pinta de adolescente.

Quanto eu tô com sono, não posso sair falando, porque eu falo o que me dá na cabeça, e tenho que confessar que nesse ponto minha mãe tem razão,  o que me dá na cabeça geralmente é besteira.

Eu recomendo esse livro para todas as idades, tanto para os novinhos que pouco lêem já que, como eu disse, o enredo é bem simples e o maior drama da história é a própria protagonista, e também para adultos porque ter nostalgia é sempre muito bom. Claro que alguns vão se irritar e não gostar. Fazer o que, não dá para agradar a todos.


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual sua Reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Gabrielle

"Guerra é Paz. Liberdade é Escravidão: Ignorância é Força"

Primeiros comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parece muito bom, sem falar que uma comedia para se ler é muito boa, sempre deixa muito espaço para imaginação, é este é um que vai para minha lista de “vou ler”.

  2. Não sei se faz muito o estilo de livros que costumo ler, mas sempre estou de mente aberta para novos temas. Quem sabe rir um pouco seria legal ?

  3. A Tati era um personagem de tv né? Não lembro direito. Só sei que tem uma cena dela na peça Cócegas e é super engraçado. O livro e o filme devem ser bem cômicos também. Tô curiosa!

  4. Eu sempre achei esse livro um pouco bobinho demais; portanto, nunca me interessei em comprá-lo. Depois de ver uma entrevista com a Heloisa no Encontro com Fátima – sim, eu assisto esse programa porque eu sou um desocupado em greve -, fiquei tentado a lê-lo… Nada grandioso.

    Enfim, se eu ganhar aqui, será uma boa. ALiás, boa resenha também, Gabrielle.

    Beijos.

  5. Cara, esse livro deve ser muuuito engraçado. Eu já assisti os vídeos na internet sobre a Tati e ela é muito engraçada. E é gente como a gente! Pelo menos, eu particularmente me identifiquei muito com ela *-*

  6. eu já tinha ouvido falar q o filme n é tão legal quando o livro, é tanto q quando é filme baseado em livro, eu sempre gosto de ler o livro antes de ver o filme.o livro agora esta nos meus desejados.

  7. Esse ano tá tão estressante que o “Diário de Tati” pode ser uma leitura quase terapeutica. Todos estão precisando rir mais e curtir a vida.
    Mais um livro na minha lista de desejados. Vou precisar de três vidas para ler tudo o que quero. kkkk
    Beijos

  8. Gosto bastante de livros divertidos, e esse me parece ser bem engraçado. Sou fã da personagem desde que apareceu na TV. Se tiver oportunidade, vou ler.

    @_Dom_Dom

  9. Cara li esse livro quando a capa nem era essa, nem lembro quantos anos tinhas rsrs

    Poxa super recomendo, toda pré/adolescente tem q ler! é super engraçado! To no aguardo pra ver se o filme q vão lançar vai ser tão legal!

    bjs

Choose A Format
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Notícia ou resenha
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
Os clássicos da Internet Listicles
Contagem regressiva
As contagens regressivas clássicas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Rankeada
Vota ou desce para decidir o melhor item da lista