Jovem Adulto

lev

Autor: Neal Shusterman
Editora:  Seguinte
Páginas: 448
Classificação: 3.5/5 estrelas

Um futuro utópico, onde um programa de computador salvou a humanidade dela mesma. Combatemos a mortalidade, doenças, guerras e a própria natureza do ser humano. Só que os efeitos colaterais dessa maravilha é uma superpopulação que precisa ser controlada para que o planeta não fique sobrecarregado. É ai que se encontram os Ceifadores, uma entidade que vive para fazer esta redução populacional manualmente, ou seja, seu trabalho consiste em matar pessoas aleatoriamente. Só que existe todo um código de ética a ser seguido, cotas e regras.

“Os mandamentos do ceifador
1- Matarás”

Neste mundo vivem Citra e Rowan, dois adolescentes que possuem uma vida normal dentro dos padrões, até que cruzam com um ceifador chamado Faraday. Os ceifadores usam nomes de personalidades do mundo pré-mortal, então temos Goddard, Chomsky ( <3), Curie e etc. Este ceifador pega os dois para serem aprendizes e lutarem por uma vaga de ceifador, coisa que nenhum dos dois quer. Só que o destino e uma série de acontecimentos e uma possível conspiração se encontram no caminho de ambos.

Essa é a introdução de uma trama que começou de uma forma bem animadora, gostei da escrita do Neal e do mundo que ele apresenta, as primeiras 150 páginas voaram. Eu gostei muito dos dois personagens, da história da Ceifa, mostrada a partir de entradas de diários, que aliás são as partes mais interessantes do livro, entretanto no meio as coisas começaram a mudar.

(mais…)


lev

Autor: Brie Spangler
Editora:  Seguinte
Páginas: 384
Classificação: 5/5 estrelas

Dylan não é um garoto normal, há um “pequeno” problema em seu corpo: ele não para de crescer. Com quinze anos, quase dois metros de altura e muitos pêlos pelo corpo, Dylan é motivo de piadas na escola, possui vários apelidos e dentre todos, o que ele se identifica é ser conhecido como o Fera.

Gostaria de poder acordar e ser alguém diferente. Só por um dia.

Após um acidente, Dylan é obrigado a participar de reuniões de terapia, ainda que a seu contragosto e simplesmente para agradar sua mãe super protetora e neurótica. Lá ele conhece a maravilhosa Jamie, que é linda e trans. E todos gostam dela na terapia em grupo, mas fora da sala tudo é diferente, então é aí que a história realmente começa.

(mais…)


Autor: Letícia Wierzchowski
Editora: Globo Livros
Páginas:
152
Classificação:
4/5 estrelas

O romance juvenil da autora gaúcha Letícia Wierzchowski foi o lançamento de março da Globo Livros e minha primeira experiência com a autora, que só conhecia pelo meu  contato com ela foi através da série da TV Globo, A casa das sete mulheres, exibido em 2003. O livro tem uma capa fofa que traduz exatamente como o livro é, no estilo uma andorinha só não faz verão, além de ser muito bem revisado e diagramado, ponto para a Globo Livros.

Narrado em primeira pessoa, sendo Clara a narradora e protagonista do livro, ela nos conta um pouco da sua vida e dos verões passados no balneário de Pinhal (litoral gaúcho), especificamente ela relata o verão dos seus 14 anos.

Clara, filha mais velha de Flávio e Madá, irmã de Vica e Paula, mora em Porto Alegre, passa os verões na praia de Pinhal na casa herdada pelos avós Jan e Anna. Todo mês de dezembro logo após o Natal sempre é a mesma coisa, a família arruma uma grande bagagem e passa todo o mês de janeiro e fevereiro na casa de praia. Lá sempre encontra sua grande turma de mais ou menos 10 adolescentes composta por primos, vizinhos e amigos. Num tempo relatado por ela em que não existia internet e que a comunicação era apenas por telefone ou cartas, reencontrar a galera era uma grande felicidade.
(mais…)


Autor: Melissa Grey
Editora: Seguinte
Páginas:
355
Classificação:
4/5 estrelas

Echo desde criança teve que aprender a se cuidar sozinha, com apenas sete anos de idade ela já conhecia muito bem os sentimentos de abandono e solidão. Vivia escondida em uma biblioteca (porque não tem lugar melhor pra morar, não é?) e se sustentava com pequenos roubos. Até que ela conhece uma mulher diferente de todas que ela já havia visto, não apenas interiormente, mas fisicamente, e essa mulher acolheu Echo e a levou para um lugar que ela achava que só poderia existir em livros e filmes.

Longe da normalidade humana, escondidos em lugares onde a maioria da humanidade nunca saberá da existência, vivem duas raças antigas e mágicas que travam uma guerra milenar. De um lado temos os Avicen, pessoas com penas no lugar de cabelos e pêlos; E de outro, os Drakharin, com escamas por sobre a pele. De acordo com uma profecia, que para muitos não passa de uma lenda, a única coisa capaz de acabar com essa guerra é o Pássaro de fogo, porém ninguém sabe o que ou quem é, e muito menos onde encontrar.

Depois de dez anos vivendo no meio dos Avicen, eles se tornaram a família  de Echo e, após um pedido de sua guardiã, ela decide embarcar em uma jornada para encontrar o Pássaro de fogo e cessar todo o derramamento de sangue.

– A guerra é como uma droga. – Ele disse. – Você passa tanto tempo em busca da vitória que fica cego com o fato de que nunca vai encontrá-la. Nunca me ocorreu que a paz fosse possível.

(mais…)


Autora: Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
Páginas:
416
Classificação:
5/5 estrelas

Talvez seja um consenso entre alguns leitores de que o primeiro volume da trilogia Lar da Srta Peregrine para Crianças Peculiares seja deveras introdutório e pouco explorado, mas se com Cidade dos Etéreos Ransom Riggs mostrou que vinha pra ficar, com o desfecho da saga, Biblioteca das Almas, o autor conseguiu concluir sua história satisfatoriamente. O que ele criou, embora com elementos comparáveis com outras mídias, foi uma nova fábula fantasiosa que tem arrebatado órfãos de sagas marcantes como Harry Potter e Percy Jackson, mas com uma peculiaridade característica que é toda sua.

O livro anterior termina com uma grande reviravolta na vida das crianças peculiares que corriam contra o tempo em busca de recuperar a Srta Peregrine e salvar as fendas do tempo e o mundo como elas conhecem. Começando exatamente do ponto onde terminou, fica nas mãos de Jacob, Emma e um querido personagem nesse capítulo final reverter a grande enrascada em que se meteram. Quem leu sabe como o desfecho de Cidade dos Etéreos é desconcertante para qualquer um que precisasse que aguardar pela continuação!

(mais…)


Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas:
392
Classificação:
4.5/5 estrelas

Todos acreditam conhecer Libby, para eles ela é só aquela garota que chegou a ser a adolescente mais gorda dos Estados unidos, aquela que precisou ser resgatada dentro da própria casa por não conseguir passar pela porta, aquela com o pai desajustado que não prestou atenção no quanto a filha comia e a deixou chegar ao peso de 296 quilos. Mas ninguém sabe o real motivo da Libby se deixar chegar nesse estado, e depois de passar dois anos dentro de casa, Libby decide que é finalmente hora de voltar a viver. Está pronta para voltar para o colégio, pronta para o amor e pra qualquer possibilidade que a vida oferecer.

Há três anos, eu era a adolescente mais gorda dos Estados Unidos. Cheguei a pesar 296 quilos, o que significa que eu estava mais ou menos 226 quilos acima do peso. (…) Perdi 136 quilos. Duas pessoas inteiras. Ainda preciso perder outros noventa, mas tudo bem.

Para todos que o conhecem, Jack é só mais um adolescente normal, tem namorada, amigos e uma inteligência acima da média. Porém tem um detalhe sobre ele que o diferencia de todos os outros: ele tem prosopagnosia, uma doença neurológica que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando olha para alguém, ele consegue ver o rosto, consegue lembrar que tal pessoa tem o cabelo escuro, a pele clara, um nariz grande ou uma orelha pontuda, porém tudo é um quebra-cabeças onde ele não consegue “juntar os pedaços”. Ele é obrigado a gravar essas pequenas características das pessoas para conseguir diferencia-las na multidão. E ele nunca contou sobre isso para ninguém, sempre lidou sozinho com essa dificuldade.

(mais…)


EDITORAS & PARCEIROS

Copyright © 2016 Livros&Citações. Todos os direitos reservados
Notícias, resenhas e indicações de livros!